Universidade de Fortaleza inaugura três novos cursos semipresenciais e EAD em 2022.1

ter, 5 outubro 2021 15:42

Universidade de Fortaleza inaugura três novos cursos semipresenciais e EAD em 2022.1

Cursos atendem novas demandas do mercado de trabalho e possibilitam aprendizado remoto e flexibilidade


Novos cursos trazem a qualidade de ensino da Unifor para novas áreas e formatos (Foto: Getty Images)
Novos cursos trazem a qualidade de ensino da Unifor para novas áreas e formatos (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se adapta às transformações que acontecem no mundo, em especial no mercado de trabalho. A cada novo ciclo de processo seletivo, a instituição está atenta às demandas existentes de formação profissional. A partir de 2022.1, serão ofertados três novos cursos: Inteligência de Negócios; Design de Interiores (ambos na graduação EAD); e graduação semipresencial em Arquitetura e Urbanismo.

Embora lidem com especificidades diferentes, os novos cursos desenvolvem, para além da formação acadêmica, competências de vida típicas da vivência universitária. Os discentes terão a oportunidade de trabalhar com respeito, propósitos compartilhados e contribuição assertiva para conhecimentos, compreensões e experiências pessoais e coletivas; compartilhar com efetividade, pensamentos, questões e ideias, com linguagem adequada ao contexto e responsabilidade perante a informação e os sujeitos envolvidos; e exercer o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade, com poder para nela intervir e transformar.

Abaixo, conheça mais sobre cada um dos novos cursos. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas.

Inteligência de Negócios (Business Analytics)

Você é capaz de “prever” as necessidades do seu negócio? Utilizar dados para identificar o que se pode melhorar dentro de sua empresa? Formar profissionais com essa habilidade é o objetivo da graduação EAD em Inteligência de Negócios da Unifor. “O egresso do curso terá a capacidade de entender como funcionam os negócios e de captar informações internas e externas, tratar essas informações, analisá-las e entregar soluções de melhoria para as organizações”, explica o docente Josimar Costa, que coordena o novo curso ofertado pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG).  

Segundo ele, a matriz curricular do curso foi pensada para moldar profissionais que tomam decisões orientadas em otimizar negócios, seja melhorando processos, mudando políticas dentro da empresa ou até introduzindo novas tecnologias. “Eles conseguirão compreender essa montanha de dados que geramos todos os dias, tanto nos sistemas organizacionais, quanto nas redes sociais. Esse é o diferencial do curso de inteligência de negócios, integrar uma densa formação em gestão com uma formação em tecnologia da informação e comunicação focada em análise de dados e tomada de decisão”, detalha Josimar.

A ideia de implementação do curso segue uma tendência de modificação do mercado de trabalho caracterizada pela crescente incorporação das tecnologias de inteligência artificial às atividades rotineiras, o que modifica as dinâmicas empresariais, principalmente empregatícias. Sua proposta é fornecer oportunidades de aprendizado para profissionais que atuam na gestão entenderem sobre tecnologia da informação e comunicação, e para que os profissionais desta segunda área, por sua vez, possam entender mais sobre o mundo dos negócios. 

“O profissional de inteligência de negócios vai conseguir perceber isso muito bem, pois ele integra a inteligência artificial, a tecnologia da informação e a comunicação à gestão. É um profissional que enxerga dentro do negócio e tem uma lupa, que são ferramentas da tecnologia da informação, para identificar quais são as necessidades do negócio e tomar decisões assertivas”, acrescenta o professor. “[...] As empresas necessitam de gestão profissional como diferencial, gerando valor para o negócio, e estão buscando profissionais que tenham competência para isso”. 

Design de Interiores 

Voltado para uma visão reflexiva e técnica de projetos de interiores, o curso de graduação superior tecnológica em Design de Interiores da Unifor foi pensado para profissionais que já atuam no mercado, mas desejam expandir e consolidar conhecimentos e habilidades relacionados à área. Por ter uma duração média de dois anos e meio, ele oferece a proposta de uma formação mais rápida. Além disso, o formato EAD garante a flexibilidade necessária àqueles que precisam se dividir entre estudo e trabalho. 

“Nosso formato EAD tem uma peculiaridade, que são as disciplinas de desenvolvimento de projeto. Elas vão ser ofertadas no formato remoto. São consideradas EAD, mas oferecem dias e horários marcados em que os alunos têm encontros virtuais síncronos com os seus professores. A ideia é que exista ainda a interação direta entre professor e aluno, e isso é um grande diferencial do curso”, explica a professora Milena Baratta, que atuará como coordenadora do curso.

De acordo com ela, o curso formará profissionais com percepção crítica e reflexiva, aptos a desenvolver projetos de ambientes internos permanentes ou não, conforme os objetivos e as necessidades dos usuários, bem como criar, desenhar e detalhar elementos não estruturais de ambientes internos, móveis e objetos de decoração. A formação também inclui conhecimentos sobre as artes, luminotécnica, automação dos espaços, e ferramentas computacionais de apoio ao desenvolvimento dos projetos. Além disso, conta com um eixo de formação voltado ao empreendedorismo e inovação, com disciplinas sobre mídias digitais e experiência empreendedora.

Arquitetura e Urbanismo

Com uma proposta similar de acessibilidade ao ensino superior, o curso de graduação semipresencial em Arquitetura e Urbanismo é outra novidade do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) para 2022.1. Ofertado no período noturno, ele também será coordenado por Milena Baratta e oferecerá as mesmas disciplinas da graduação presencial, mas isentando o estudante de comparecer presencialmente na Universidade em alguns dias da semana.

A professora detalha: “As disciplinas que vão estar à distância, em sua maioria, são teóricas. É interessante o aluno saber que do primeiro ao terceiro ano ele tem quatro dias de aulas presenciais e um dia de aula EAD, e a partir do quarto ano, essa virtualidade aumenta, então ele passa a vir somente três dias ao campus e em dois dias ele tem aulas online (uma disciplina EAD e outra virtual síncrona), diminuindo sua necessidade de deslocamento. Esse é o grande diferencial que o curso vai trazer para esses alunos”.