sex, 7 agosto 2020 17:30
Universidade de Fortaleza realiza mostra audiovisual em parceria com cineclubes do Ceará
Iniciativa parte do Cineclube Unifor, que organiza exibição de filmes e debates com especialistas de diferentes áreas. Mostra online receberá cineclubes do Estado como maneira de aproximar cinéfilos durante a pandemia.

Em tempos de distanciamento social, o Cineclube da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, retorna às suas atividades para o segundo semestre de 2020 com proposta de aproximação: a iniciativa apresentará a mostra audiovisual “Ciclo CE”, feita em parceria com o coletivo de mesmo nome, que é composto por cineclubes de todo o Ceará. A intenção é estreitar laços com outros grupos voltados ao debate crítico por meio da sétima arte, e assim fortalecer e ampliar conexões no cenário cultural, que foi imediatamente afetado pela pandemia do novo coronavírus. O início dos encontros, assim como das atividades do Cineclube para o semestre, está agendado para 27 de agosto, às 18h30min.
“Como todas atividades acadêmicas e não acadêmicas, o Cineclube Unifor também tem um grande desafio esse semestre, que é a virtualização”, comenta Márcio Acselrad, professor responsável pelo projeto e que ocupa as posições de apresentador e mediador dos debates que o Cineclube realiza. “Organizamos essa mostra em parceria com o Ciclo CE, e a programação está bem bacana. Cada cineclube vai ficar responsável por uma sessão”, completa ele.
As exibições, seguidas de debate, ocorrerão quinzenalmente até novembro, sempre às quintas-feiras e no mesmo horário. Todos os encontros serão virtuais. Detalhes de participação devem ser divulgados em breve nas redes sociais do projeto. Para a mostra “Ciclo CE”, participarão grupos de Maranguape, Sobral e Fortaleza, dentre outras cidades cearenses. É possível conferir a programação completa ao final da matéria.
Sobre o Cineclube Unifor
Comemorando 17 anos em atividade, o Cineclube Unifor se trata de um projeto de extensão da Universidade de Fortaleza e leva arte e debates críticos sobre temas atuais e diversos para o público de forma gratuita. O projeto é inspirado no cineclubismo, movimento cultural que surgiu na França durante o século XX para instigar reflexões sobre cinema e questões abordadas por ele. Desde 2006, as discussões são registradas e exibidas na TV Unifor.
Sob a curadoria do professor Márcio Acselrad, filmes que envolvem Filosofia, Comunicação, Política e Artes são exibidos a cada sessão e, ao final, debatidos por especialistas convidados, promovendo a troca de conhecimentos e valorização da sétima arte.
Serviço
Cineclube Unifor 2020.2
Atividade de extensão universitária da Unifor – Universidade de Fortaleza
Coordenação: Marcio Acselrad
Data: às quintas-feiras, quinzenalmente, a partir de 27/08.
Horário: sempre às 18h30min.
Onde: de forma excepcional, os encontros do semestre ocorrerão online.
Mais informações: https://www.facebook.com/cineclubeunifor
Agende-se para os próximos encontros:
Programação 2020
Agosto
27/08 O pensar filosófico em curtas-metragens: “O subconsciente de Ana” (6'49"), “Onde seus demônios se escondem” (16'08"), “Pra pensar: O Leviatã” (3'09")
Debate com Emerson Praciano, ator, filósofo, historiador e mestrando em Filosofia – UFC; Hipácia Bonnet, filósofa e mestranda em Educação - UFC, e Jeff Ferreira e Rayza, alunos que participaram das produções editando e dirigindo.
Setembro
10/09 “O Menino e o Mundo” (2013, 80min), direção Alê Abreu
Debate com Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, professora do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC/Campus Sobral.
24/09 O pensar filosófico em curtas-metragens: “O cão” (2'17"), “Pensar pra que?” (3'56"), “Lou/cura” (15'31")
Debate com Emerson Praciano, ator, filósofo, historiador e mestrando em Filosofia – UFC; Ana Lorena, filósofa, mestranda em Filosofia UFC; Fernando e Jader, alunos que participaram das produções editando e dirigindo.
Outubro
08/10 “República” (2020), direção Grace Passô
Debate com Marcelo Magalhães.
22/10 “Arábia” (2017, 97min), direção Affonso Uchoa e João Dumans.
Debate com Robson Nascimento, advogado e estudante de cinema da UFC.
Novembro
05/11 “O Grande Ditador” (1940, 126min), direção Charles Chaplin
Debate com Pierre Grangeiro, historiador, arte-educador e documentarista; Eduardo Pereira, bibliotecário e especialista em quadrinhos, e Gabriel Salcedo, assessor de imprensa e pesquisador.
19/11 “Almas Santas da Barragem” (2017), direção Geraldo Cavalcanti.
Debate com Geraldo Cavalcanti, roteirista e coordenador do Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais do IFCE Campus Quixadá e Ismael Lima, professor e produtor cultural, coordenador do Cine Humaitá, presidente e sócio-fundador do Instituto Trilhas.