Marketing BACHARELADO | UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Jovens analisam plano de marketing

Esse curso é para quem quer…

…cursar o melhor bacharelado em Marketing de Fortaleza, com uma matriz curricular atualizada com as novas tendências do mercado e focada no mundo digital, alta empregabilidade e prática desde o início do curso com experiências em laboratório, atuar na gestão e comunicação de empresas com postura ética, espírito empreendedor e agilidade na liderança e no trabalho com equipes multidisciplinares.

e planeja…

…exercer a profissão como agente de mudanças, com atuação no mercado digital, gestão e inovação na área de marketing, sendo capaz de realizar pesquisas e identificação das oportunidades e tendências de mercado por meio de análises de dados para a tomada de decisão, a implementação e a estruturação de departamentos de marketing em diferentes tipos de organizações, com desenvolvimento e execução de planos de marketing. 

Período
Integral

Duração
3 anos

Vagas
60

Informações para contato

Coordenação: Professora Milena Reis Auip Barbosa

  • Fone de contato: (85) 3477-3829
  • E-mail de contato: graduacaoemmarketing@unifor.br
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03
Eventos Unifor

Eventos gratuitos na melhor do Brasil

Participe de eventos especiais na Universidade de Fortaleza e tenha experiências únicas.

Inscreva-se

Por que cursar Marketing na Unifor?

No bacharelado em Marketing, você vai ser capacitado para estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico a fim de criar e inovar produtos ou serviços de forma a promovê-los, solidificar sua marca no mercado e definir o posicionamento e personas das empresas com o uso das estratégias online e offline.

Como profissional, você estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado, inovar e analisar riscos. Da mesma forma, desenvolver e gerenciar programas de comunicação de maneira eficaz, com base na análise de dados e informações, na geração de processos de negociação significativos em ambientes competitivos. Também terá conhecimentos que permitirão elaborar políticas e projetos com vistas à implementação de estratégias de marketing nas organizações, de maneira a considerar os processos logísticos, os valores propostos e sua sustentabilidade.

Na Unifor, você se gradua bacharel em Marketing com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing, analisar tendências de mercado, gestão de branding e do portfólio de produtos, sempre de forma a considerar as relações com stakeholders, baseadas em informações estratégicas a fim de trazer resultados efetivos e contribuir com o crescimento da organização.

Aqui, você aprende a trabalhar em todos dos subsistemas de marketing com competência para o gerenciamento de negócios. Vai desenvolver uma visão estratégica de negócios, com habilidade para identificar novas oportunidades, viabilizar negócios e gerar rentabilidade financeira.

Ao final do curso, como profissional bacharel em Marketing, você será capaz de realizar análise sobre o comportamento do consumidor e suas influências na decisão de compra do produto, identificar oportunidades de mercado, gerenciar portfólio de produtos e o posicionamento da marca no mercado e planejar e implementar estratégias de marketing, definindo diretrizes, ferramentas e processos para o alcance dos objetivos.

Também poderá coordenar o planejamento e ações de comunicação integrada, desenvolver gerenciamento das marcas, coordenar ações de apoio para alcance das metas, avaliar e coordenar pesquisas de mercado para identificar oportunidades, benefícios e grau de satisfação da marca e produtos, além de planejar e coordenar ações de trade marketing, com domínio de técnicas e materiais necessários à venda.

Outras competências desenvolvidas durante o curso são as de avaliar e controlar o planejamento através de métodos quantitativos e métricas em marketing e gerenciar projetos e acompanhar a execução das fases para o alcance das metas.

No curso de bacharelado em Marketing da Universidade de Fortaleza serão ofertados três laboratórios de práticas em Comunicação, Estratégia e Gestão. Nesses espaços, os alunos irão realizar atendimentos práticos na área de marketing digital e offline para diferentes tipos de empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para atuação no mercado local. Os estudantes também irão participar de microcertificações em Criação de Sites, Google Ads, Gestão de Redes Sociais, SEO, Criação de artes e Google Analytics. O curso tem como foco as esferas de Gestão e Comunicação, e garantirá ao aluno a possibilidade de aprofundar ainda mais a sua formação nas áreas de Marketing. 

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Ao final do curso, você pode obter dupla titulação estrangeira pela parceria entre a Unifor e Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia).

O Programa de Dupla Titulação com a Universidad Autónoma de Occidente beneficia estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Marketing (Bacharelado), que passarão um ano na instituição parceira colombiana e, ao final do seu curso de graduação na Unifor, receberão o duplo diploma dos dois países.

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5