Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz é entregue aos concludentes de 2021.1 com melhor desempenho acadêmico

qua, 14 julho 2021 15:14

Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz é entregue aos concludentes de 2021.1 com melhor desempenho acadêmico

Um estudante de cada Centro de Ciências é agraciado pela Universidade de Fortaleza com bolsas de estudos. Leia depoimentos dos contemplados.


Bolsa é concedida semestralmente a cinco alunos concludentes. (Foto: Getty Images)
Bolsa é concedida semestralmente a cinco alunos concludentes. (Foto: Getty Images)

Semestralmente, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, reconhece com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz os esforços dos cinco alunos concludentes que obtiveram as maiores notas em seus respectivos Centros de Ciências. Tal láurea consiste em uma ação de incentivo à continuidade na formação acadêmica e destaca a importância do investimento em pesquisas e novos talentos. 

A formalidade de anúncio dos concludentes de 2021.1 que conquistaram a bolsa ocorreu na última terça-feira, 13 de julho, via chamada de vídeo. A cerimônia é tradicionalmente realizada durante a noite de Colação de Grau; no entanto, desde o início da pandemia, ela vem acontecendo online. Participaram do momento a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras; e a diretora de Comunicação e Marketing da instituição, Ana Quezado

Foram contemplados os recém-graduados Luiza Ester Lima de Oliveira, do curso de Jornalismo (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão); Igor Arruda Gonçalves, do curso de Direito (Centro de Ciências Jurídicas); Kriscila Correia Aguiar, do curso de Nutrição (Centro de Ciências da Saúde); Victória Rodrigues Costa, do curso de Arquitetura e Urbanismo (Centro de Ciências Tecnológicas); e Anthony Saker Neto, do curso de Marketing (Cursos Superiores de Tecnologia).

“É um orgulho muito grande estar aqui entregando a Bolsa Yolanda Queiroz, que tem o nome da minha mãe, uma pessoa que sempre foi muito cheia de alegria e que, durante a vida, fazia questão de mantê-la em reconhecimento aos melhores discentes”, declarou Lenise Queiroz durante o encontro virtual. “Conseguir se destacar é difícil, principalmente na Universidade, um espaço hoje é frequentado por tantas pessoas! É um mérito muito grande vocês terem chegado onde chegaram”, continuou.

Quais os critérios para receber a bolsa?

  • Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
  • Não pode ter, em seu Histórico Escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
  • Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade;
  • Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular;
  • Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente;
  • Persistindo o empate será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.

Trajetórias de orgulho e gratidão

Abaixo, leia depoimentos dos agraciados sobre a conquista da bolsa e a trajetória na Universidade de Fortaleza.

Victória Rodrigues, 22 anos, concludente do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Para mim, receber a bolsa Yolanda Queiroz foi um momento de grande realização acadêmica. Me lembro de visitar a Universidade durante a feira das profissões e me encantar com a infraestrutura e com a possibilidade de estudar na Unifor. Lembro também do meu primeiro dia como estudante da instituição, e, de lá pra cá, o caminho ao longo dos cinco anos e meio de graduação não foi fácil. Me dediquei, abdiquei de alguns momentos de lazer, busquei sempre me aperfeiçoar e entregar o meu melhor resultado. Portanto, ser agraciada com essa bolsa é, sem dúvidas, um momento de muita alegria e gratidão, pelo reconhecimento de todo o esforço depositado na minha formação acadêmica. Receber essa premiação foi muito além do que eu podia imaginar, e tem me impulsionado a alcançar cada vez mais os meus objetivos.

Agradeço imensamente à minha família e aos meus amigos, por todo o apoio e incentivo ao longo desses anos, a Deus, por ter me mantido firme em meus objetivos, e à Instituição, por possibilitar mais esse passo na minha formação profissional, permitindo que eu me torne, além de graduada em Arquitetura e Urbanismo, em breve, pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela Universidade de Fortaleza. Aos graduandos, desejo que vocês aproveitem ao máximo todas as oportunidades e a infraestrutura que a Unifor oferece, e que não desistam dos seus objetivos, pois, apesar das dificuldades, todo esforço é recompensado.”

Esta é a primeira graduação de Victória. Ela atua na área de arquitetura de interiores em um escritório e está dando os primeiros passos no próprio negócio. A egressa pretende, com a bolsa, cursar uma pós-graduação no setor. “Espero que nessa nova etapa eu possa me especializar ainda mais na área em que atuo. Além disso, vejo a Pós-Unifor como um elemento que irá me destacar no mercado de trabalho”, declara ela.

Igor Arruda Gonçalves, 23 anos, concludente do curso de Direito.

“Primeiramente, optei pela Universidade de Fortaleza devido ao comprometimento quanto aos valores institucionais e à circunstância de interligar, de forma proveitosa, as esferas de ensino, pesquisa e extensão. Durante a minha trajetória acadêmica relativa ao curso de Direito da Unifor, deparei-me com desafios de ordem teórica e prática, que graças à estrutura da Universidade puderam ser superados.

Estou muito grato por ter sido agraciado com a bolsa de pós-graduação Yolanda Queiroz e pretendo, a partir dessa oportunidade, aprofundar os conhecimentos e utilizá-los nas atividades jurídicas. Com isso, poderei continuar a usufruir da estrutura empenhada da Universidade de Fortaleza, a qual proporciona suporte para o desenvolvimento da comunidade acadêmica.”

Esta é a primeira graduação de Igor Arruda. Ele, que gosta muito das artes e do desenvolvimento humanístico, elogia a estrutura da instituição, principalmente da Biblioteca e do Espaço Cultural, e o acolhimento dos professores do curso de Direito, com quem teve apoio para desenvolver habilidades necessárias ao fazer jurídico.

Apesar de ainda não ter decidido o curso de pós-graduação que pretendo ingressar, Igor conta se identificar com a pesquisa científica sobre Direitos Humanos. “Pretendo ampliar o repertório de leituras acadêmicas para a publicação de pesquisas em revistas científicas”, anuncia o concludente.

Luiza Ester, 23 anos, concludente do curso de Jornalismo.

“Ingressei no curso de Jornalismo da Unifor em 2017, com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Durante a graduação, descobri várias possibilidades para contar histórias. Passei pelos laboratórios dos cursos de comunicação e estagiei na comunicação da própria Unifor. Participei dos Congressos Regionais e Nacional da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Fui monitora, com bolsa financiada pela Fundação Edson Queiroz (FEQ). Também participei dos grupos de pesquisa e apresentei trabalhos nos Encontros Científicos da Unifor.

Mas, para isso, tive mestres maravilhosos, que me auxiliaram demais. Os professores mostram caminhos e nos motivam a trilhá-los. Em meio a tudo o que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19, encerrar essa trajetória, que eu considero tão bonita, ganhando a bolsa Yolanda Queiroz, deixou meu coração em festa. Dedico essa conquista aos meus professores, aos profissionais do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e aos meus colegas de curso. Espero honrar tudo o que aprendi com eles, não só sobre o mercado ou a academia, mas sobre a vida. Pretendo trilhar mais caminhos que misturam arte, jornalismo e narrativas diversas sobre o mundo. Ainda há muito para descobrir!” 

Luiza estava em outra Universidade, cursando outra área de graduação, quando decidiu substituir todos os planos pelo curso de Jornalismo na Unifor. “Ao escolher o curso, lembro de pensar algo como: ‘tem a ver com palavras e pessoas, então deve servir para mim, vamos ver’", conta ela. Hoje, recém-graduada, Luiza se prepara para ingressar na imprensa cearense. “Não sei ainda qual pós-graduação vou cursar, mas tem que ter a ver com arte, pessoas e palavras”, compartilha a concludente, animada com o futuro.

Anthony Saker, 21 anos, concludente do curso de Marketing.

“Por mais clichê que possa parecer, eu tenho que falar, pois é a verdade: essa conquista se deve aos meus pais, e eles são a razão da minha maior felicidade ao obter essa bolsa. A minha graduação me trouxe resultados muito satisfatórios, e a falta de expectativa que existia no passado foi substituída por um sentimento de gratidão e felicidade por ter me graduado na Unifor.

Já quanto à bolsa propriamente dita, foi uma surpresa muito grata! Não sabia que eu tinha ganhado até tocarem a campainha aqui de casa para entregar. Havia passado na minha cabeça no decorrer do curso a possibilidade de ganhar, mas eu não pensava mais nisso; então, poder entregar a declaração da bolsa para o meu pai foi uma felicidade enorme! Já estou decidindo que pós-graduação irei fazer, e logo mais iniciarei!”

Antes de saber que Marketing era o “seu chamado”, Anthony cursou dois semestres de Direito. A escolha de mudar de curso foi acertada: hoje atua na área de Marketing Digital como Gestor de Tráfego Pago. Ele conta que ainda não sabe qual pós-graduação irá cursar, mas cogita tornar-se professor. “Meus colegas de classe dizem que eu levo jeito!”, ri-se. 

Kriscila Correia, 35 anos, concludente do curso de Nutrição. 

“Como estou feliz! Há alguns anos, após terminar uma pós-graduação em outra área, estava tão insegura... pensava ‘será que vale a pena iniciar outro curso?’ e a resposta chegou, algum tempo depois: ‘Valeu demais!’. 

Sempre quis continuar meus estudos, com um mestrado, algumas pós-graduações... E a bolsa que recebi vai me ajudar muito a alcançar tudo o que sempre sonhei. A Nutrição transformou a minha vida, e eu vou buscar todo o conhecimento possível para conseguir, por meio dela, transformar também a vida de outras pessoas!

A bolsa foi entregue na casa da minha avó, onde eu morava até pouco tempo, pois era o endereço que constava no meu cadastro da Unifor. E ela não poderia ter sido entregue em outras mãos! Ver a pessoa que me criou pulando de felicidade com a notícia, toda orgulhosa de mim, foi a maior recompensa por todo o meu esforço até aqui.”

Esta é a 2ª graduação de Kriscila, que também é formada em Direito e possui pós-graduação em Direito Constitucional. Sua sede por novos aprendizados não para: “Atualmente faço duas pós-graduações na área de Nutrição. Penso em utilizar a bolsa para mestrado ou para uma 4ª pós-graduação”, explica a egressa. 

“Meu objetivo será sempre a capacitação profissional. Quero levar todo esse conhecimento para o consultório, para atender meus pacientes da melhor forma possível. Fui monitora por dois anos e penso também em lecionar no futuro. Sei que a bolsa me ajudará a realizar todos esses sonhos”, finaliza Kriscila.

Assista, a seguir, a cerimônia de entrega da bolsa na íntegra.