seg, 20 julho 2026 16:58
Encontros Científicos 2026: Unifor publica editais e abre submissão de trabalhos
Evento engloba cinco encontros: Iniciação à Pesquisa, Pós-Graduação e Pesquisa, Iniciação à Docência, Extensão Universitária e Práticas Docentes

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, publicou nesta segunda-feira (20) os editais referentes aos Encontros Científicos 2026. O evento ocorre de 19 a 23 de outubro e está com inscrições abertas para submissão de trabalhos nos eixos Iniciação à Pesquisa, Pós-Graduação e Pesquisa, Iniciação à Docência e Extensão Universitária até 31 de agosto. Já na categoria Práticas Docentes, o prazo se encerra no dia 8 de setembro.
Na maioria dos eixos, a submissão é aberta à comunidade acadêmica da Unifor e de outras instituições de ensino superior (IES). A exceção fica por conta da categoria Iniciação à Pesquisa, exclusiva para alunos da Unifor vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica.
Após a inscrição, os trabalhos serão avaliados pela comissão julgadora. Com base nessa seleção, a Unifor divulgará em seus canais de comunicação, a partir de 5 de outubro, os projetos deferidos para apresentação presencial nos Encontros Científicos, de 19 a 23 do mesmo mês.
No dia 28, a instituição informará os projetos científicos classificados para premiação, cuja solenidade está marcada para o dia 30, em local e horário a serem confirmados.
Encontro de Iniciação à Pesquisa
O Encontro de Iniciação à Pesquisa tem como objetivo divulgar e avaliar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos da Unifor, promovendo a integração entre ensino e pesquisa e incentivando o intercâmbio com pesquisadores de diferentes universidades.
XXV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa
O Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa é um evento que reúne professores, pesquisadores, alunos e demais interessados em temas relevantes para o país e para o mundo e tem como objetivo proporcionar a oportunidade de mostrar os resultados de estudos e pesquisas nas diversas áreas do saber, além de promover o estreitamento da instituição com a sociedade.
Encontro de Iniciação a Docência
O Encontro de Iniciação à Docência é promovido anualmente pelo Programa de Monitoria da Unifor e tem o objetivo de divulgar e avaliar as atividades de monitoria realizadas pelos alunos dos cursos de Graduação da Unifor e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país.
XVII Encontro de Práticas Docentes
O Encontro de Práticas Docentes convida professores e gestores a socializarem suas práticas e compartilharem suas experiências gerando debates e reflexões sobre a docência no Ensino Superior. Temáticas como a inovação nas práticas de ensino, ensino remoto, aprendizagem flexível , inclusão, planejamento e avaliação são pautas que circundam o evento.
X Encontro de Extensão Universitária
O Encontro de Extensão Universitária é dedicado a divulgar as atividades realizadas pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária durante o ano e visa proporcionar a oportunidade de mostrar os resultados das diversas áreas do saber, além de promover o estreitamento da instituição com a sociedade.
Serviço
Encontros Científicos Unifor 2026
Data: 19 a 23 de outubro
Mais informações: https://unifor.br/encontros-unifor