Pintura Contemporânea Curso de Curta Duração

obra basquiat

Objetivos gerais

Propagar o conhecimento da pintura acadêmica e contemporânea através de suas técnicas. Exercitando a percepção visual e estimulando técnicas para o afinamento da memória fotográfica com o propósito de ampliar o conhecimento e gerar criatividade.

Objetivos específicos

O curso tem como objetivo propagar o conhecimento da pintura acadêmica e contemporânea através de suas técnicas. Exercitando a percepção visual e estimulando técnicas para o afinamento da memória fotográfica com o propósito de ampliar o conhecimento e gerar criatividade. E desenvolver as técnicas com o aluno de forma prática e objetiva, visando a observação, aprimoramento de temas diversos, levando em consideração, principalmente, o perfil individual dos alunos quanto aos temas.

Público alvo

Interessados em pintura, artistas plásticos, arquitetos, alunos do curso de moda, estilistas, estudantes de arquitetura, estudante e profissionais da arte.

Conhecimentos necessários para participação no curso

2º grau completo

Carga Horária
160h

Vagas
30 vagas

Informações para contato

Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3114 / 3174 / 3178

Mais Informações

Até o dia 10 de setembro de 2019, ou enquanto houver vagas.

17 de setembro de 2019 a 23 de abril de 2020

08h às 11h (3ª e 5ª feira)

Conteúdo Programático

Teórica: Compreensão da pintura como ferramentas de expressão, desenho e pintura pós século XX, relação da pintura com materiais, desenho como instrumentos pictórico, fundamentos das cores, tons saturados, o efeito luminoso dar cor e do tom, composição e superposição avançada.

Prática: Aprofundamento nos estudos do desenho com a pintura: nas técnicas carvão; pintura a óleo; pintura acrílica; fabricação de tintas a partir de pigmentos, estudo de Tramas, pinceladas, estudo do empastamento, práticas com espátula, cenas e cenários em fragmentos e processo de desconstrução abordado na arte contemporânea.

Eduardo Oliveira Cruz

Doutorando em Belas Artes com especialidade em Ciências da Arte e do Patrimônio pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Perito em Análises de Obras de Arte, Perito Judicial credenciado ao Conselho Nacional de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil com matricula N° 014.00.0269, Perito Judicial em Avaliação de Obras de Arte inscrito no Tribunal de Justiça Federal da 5° Região, Professor e Coordenador do Núcleo de Belas Artes da Divisão de Educação Continuada da Universidade de Fortaleza, Conselheiro Superior da Academia Brasileira de Direito, Presidente da Academia Cearense de Artes, Membro do Colegiado de Presidentes de Academias e Instituições Científicas do Ceará. Membro Honorário da Academia Cearense de Direito, estudou Museologia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Pintura na Accademia D‟Arte San Giovanni em Florença, Desenho e Pintura Contemporânea na Escola de Artes Visuais da UFRJ, História da Arte na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Bacharelado em Belas Artes pela Universidade de Fortaleza.

Matrícula de R$ 481,00 (quatrocentos e oitenta e um reais) + 7 parcelas de R$ 481,00 (quatrocentos e oitenta e um reais).

Atendimento via chat