Vant/Drone aplicado às Engenharias: Levantamento Aerofotogramétrico, Processamento e Análise de Dados

dois engenheiros em cima de um prédio espelhado com um drone no céu

Objetivos gerais

Apresentar informações básicas e avançadas relacionadas ao uso e aplicações de VANTs/Drones nas Engenharias.

Objetivos específicos

• Apresentar conceitos básicos e avançados em topografia, aerofotogrametria, cartografia digital e geodésia;
  • Apresentar a legislação vigente para o setor;
  • Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades no que concerne ao planejamento e atividades de voos programados e manuais com VANT;
  • Coleta e processamento de dados de GPS Geodésico;
  • Fazer o pós-processamento e análise de dados colhidos com VANTs/Drones;
  • Apresentar cases de sucesso.

Público-alvo

Executivos, Gestores de Projetos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Ambientais e Sanitários, Engenheiros Florestais, Biólogos, Engenheiros Civil, Engenheiros de Minas, Geólogos, Geógrafos, Arquitetos, Engenheiros Agrimensores, Topógrafos, Técnicos, Tecnólogos, Servidores Públicos, Estudantes, profissionais que pretendem entrar no mercado, etc.

Informações para contato

• Modos de Voo
    • Procedimentos de Segurança
    • Conservação e Manutenção Básica
    • Conceitos de Cartografia e Geodésia Aplicados ao Mapeamento com GPS Geodésico e Uso de drones
    • Pontos de Controle em Trabalhos com VANTs/Drones
    • Planejamento de Voo
    • Configuração do VANT/Drone e Câmera para Mapeamento
    • Organização da Geo-Informação
    • Processamento e Geração de Produtos Cartográficos
    • Qualidade em Produtos Gerados por Drones
    • Fazendo Upload do Plano de Voo

Prática de Campo
    • Configurações e Check-List Pré Voo
    • Análise e Observação Local de Voo
    • Procedimento de Segurança
    • Procedimento de Pouso e Decolagem
    • Implantação e Coleta de Pontos de Controles (GCP’s) com GPS
    • Planejamento de Voo
    • Situações de Emergência
    • Configuração da Câmera Para Mapeamento
    • Executando Voos Manual e Programado

Prática de Escritório

José Adriano da Silva

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (CREA 52902-D) e Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas. Tem experiência de mais 8 anos no mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: aerolevantamento com VANT/DRONE para aplicações em projetos diversos; georreferenciamento de imóveis rurais (Credenciado INCRA Cód. RHNX) e urbanos; sensoriamento remoto aplicado às engenharias; cartografia digital e banco de dados; topografia; nuvem de pontos e modelagem 3D; processamento digital de imagens de VANT/DRONE e de satélites; levantamentos por Scanner 3D para finalidades diversas; controle estatístico de processos; e avaliações e perícias de imóveis e empreendimentos de base rural. Possui habilidade em plataformas como CAD Civil 3D e Map 3D, ArcGis, QGis, Global Mapper, conjunto de Softwares TRIMBLE, PhotoScan Agisoft, Pix4DMapper, Programação, etc.

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 536,00

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.