qua, 19 fevereiro 2025 09:55
Ação Integrada Fonoaudiologia e Odontologia: projeto da Unifor atua na promoção da saúde oral
Além do impacto na assistência, a atividade proporciona aos alunos experiência prática enriquecedora, estimulando o raciocínio clínico, atitude colaborativa, compromisso e ética, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho

Os cursos de Fonoaudiologia e Odontologia da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - trabalham juntos por meio do projeto “Ação Integrada Fonoaudiologia e Odontologia”, que conta com duas frentes de atuação: Clínica Infantil e Prótese Dentária. Os atendimentos ocorrem com as crianças que já são acompanhadas pela Odontopediatria, nas disciplinas de Clínica Infantil I, II e III, e com os pacientes adultos já atendidos na reabilitação oral, às terças-feiras pela manhã e às sextas-feiras a tarde.
A ação tem como objetivo favorecer a saúde oral e o equilíbrio das estruturas que compõem o sistema estomatognático, promovendo intervenções fonoaudiológicas nos pacientes da Clínica Infantil e da Prótese Dentária. A integração entre as áreas permite melhor adaptação e equilíbrio funcional, prevenindo e minimizando compensações orais.
Para a professora Denise Klein, o contato direto com o paciente e a interdisciplinaridade entre alunos e professores “são experiências práticas enriquecedoras que promovem conhecimento, raciocínio clínico, atitude colaborativa, visão ampliada, tomada de decisão, compromisso e ética nos cenários de prática - aspectos imprescindíveis para o mercado de trabalho tão desafiador”.
“Todo nosso trabalho é integrando forma e função, das estruturas orofaciais. Enquanto a odontologia trabalha, na odontopediatria, para promover a saúde bucal das crianças, nós da fonoaudiologia trabalhamos nas questões da funcionalidade: respirar melhor, falar melhor, mastigar melhor e ebulir melhor”, explica a professora.
Na prótese dentária, Denise conta que o trabalho é o mesmo, mas com outro público. “Todos os adultos e idosos, estão em uma condição de melhoria da reabilitação oral, ou seja, o uso da prótese dentária. Trabalhamos eles em nível de estruturas dentárias e em nível de funções para respirar, falar, mastigar e ebulir melhor”.
Por meio do projeto, são realizadas campanhas pelo Dia Mundial da Motricidade Orofacial (MO) e do Dia Nacional do Respirador Oral, com orientações aos pacientes, bem como aos familiares responsáveis pelas crianças atendidas, ações educativas, triagens e intervenções terapêuticas em Motricidade Orofacial.
As ações desenvolvidas incluem:
- Intervenções terapêuticas em Motricidade Orofacial
- Campanhas de conscientização, como o Dia Mundial da Motricidade Orofacial e o Dia Nacional do Respirador Oral
- Atividades educativas e triagens para pacientes e familiares
- Pesquisas acadêmicas na área da Motricidade Orofacial
Serviço
Ação Integrada Fonoaudiologia e Odontologia
Terças-Feiras, das 7h30 às 9h10 | sextas-feiras das 13h30 às 17h10
Local: Clínica de Odontologia, Bloco O