Parque Tecnológico da Unifor sedia Demoday 2025

qua, 19 fevereiro 2025 15:05

Parque Tecnológico da Unifor sedia Demoday 2025

Evento é uma iniciativa do hub de inovação Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece)


Demoday é um dos eventos mais tradicionais do ecossistema de startups do Ceará (Foto: Sabrina Aguiar)
Demoday é um dos eventos mais tradicionais do ecossistema de startups do Ceará (Foto: Sabrina Aguiar)

O Tec Unifor, Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, sediou — na última terça-feira (18) — o Demoday 2025. A iniciativa é promovida pelo hub de inovação Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

Segundo a titular da pasta, Sandra Monteiro, a escolha do local para a etapa final das jornadas é feita com base na contribuição da Unifor para o ecossistema de inovação do Ceará.

“O Parque Tecnológico da Unifor é um dos nossos principais parceiros, com seu ambiente e outras ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo para Fortaleza e para o Ceará. Esse é um evento muito importante porque traz as startups que mais se destacaram, possibilitando interações para investimentos e reconhecendo o trabalho desenvolvido por elas ao longo das jornadas”, afirmou a secretária.

O evento marcou a conclusão das jornadas Bora Criar e Bora Impactar, reunindo dez startups finalistas (cinco de cada categoria), que tiveram a oportunidade de apresentar pitches para uma banca avaliadora. O vice-reitor de Pesquisa da Unifor, professor Milton Sousa, foi um dos avaliadores e destacou a conexão entre a Unifor e a Secitece.

“Foi um convite muito bacana, que aceitei prontamente. A Secitece sempre foi uma grande parceira da Universidade de Fortaleza e, agora, com a expansão do nosso Parque Tecnológico, fortalecemos ainda mais essa parceria. Temos atuado fortemente nos eventos e projetos da Secitece e, este ano, tivemos a oportunidade de receber o Demoday para celebrar essa conexão”, ressaltou o professor.


Sandra Monteiro, titular da Secitece, e Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor (Foto: Sabrina Aguiar)

Além de impulsionar novos negócios e proporcionar a troca de experiências entre os participantes, o evento premiou os melhores projetos de inovação e impacto social, reconhecendo aqueles com maior potencial de crescimento. O primeiro colocado de cada jornada receberá incentivos e parcerias para ampliar ainda mais o negócio, especialmente no interior do Estado, como explicou a gestora de parcerias e conexões do Corredores Digitais, Anelina Lopes.

“Estamos hoje em 12 das 14 macrorregiões do Ceará, pois a nossa proposta é justamente fortalecer o ecossistema de inovação no interior do Estado, garantindo que as soluções sejam desenvolvidas conforme as necessidades de cada localidade”, comentou.

Conheça as startups vencedoras

Jornada Bora Criar: voltada para quem tem uma ideia, mas ainda não sabe como transformá-la em negócio.

  • 🏆 Vencedora: 4Education, plataforma educacional interativa com quizzes e desafios alinhados ao currículo escolar.

Jornada Bora Impactar: direcionada a negócios inovadores que buscam solucionar um problema de impacto socioambiental com base tecnológica.

  • 🏆 Vencedora: EBPSA, solução de educação socioambiental com impacto em políticas públicas e mitigação de passivos ambientais.

A representante da EBPSA, Andrea Monteiro, destacou as expectativas para o futuro da startup:

“Essa jornada nos permitiu crescer e nos desenvolver cada vez mais, gerando resultados positivos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade".


"Nossa expectativa é continuar nesse processo de progressão. Estamos saindo da jornada Bora Impactar, mas já planejamos nos inscrever no edital do Bora Crescer" — Andrea Monteiro, representante da EBPSA

Apesar do desfecho não ser o esperado, Damile Saraiva, da startup Palma Brasil, se mostrou satisfeita com a experiência:

“A gente conseguiu validar nossa ideia e solucionar os desafios que surgiram ao longo do caminho. Foi uma experiência muito gratificante”.


"Estar aqui na Unifor é especial, pois é um ambiente inspirador e referência em tecnologia. Já penso em voltar ao campus e, quem sabe, fazer um curso aqui" — Damile Saraiva, representante da startup Palma Brasil

Nesta quinta-feira (20), na FIEC, será conhecido o vencedor da jornada Bora Crescer, voltada para empreendedores que já possuem um negócio em fase inicial, pronto para ser lançado ou em processo de validação no mercado. Mais informações estão disponíveis no site da Secitece.