null Alunos de Direito da Unifor vivenciam experiências reais antes de chegarem ao mercado de trabalho

Ter, 10 Maio 2022 16:02

Alunos de Direito da Unifor vivenciam experiências reais antes de chegarem ao mercado de trabalho

Os estudantes são submetidos a visitas e simulações que ajudam a definir futuras carreiras na área jurídica 


Em visita a Assembleia Legislativa do Ceará, estudantes da Unifor realizaram simulação de um projeto de lei como parte da disciplina Direito Constitucional II. (Foto: Arquivo pessoal)
Em visita a Assembleia Legislativa do Ceará, estudantes da Unifor realizaram simulação de um projeto de lei como parte da disciplina Direito Constitucional II. (Foto: Arquivo pessoal)

Visando incentivar alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a entrarem em contato com a prática profissional antes de entrarem no mercado de trabalho, professores da graduação proporcionam experiências reais através de visitas e simulações. As ações além de apresentar a realidade do mercado de trabalho, ajudam a definir futuras carreiras e mostrar na prática o que acontece na sala de aula. 

Vivências com órgãos da área jurídica 

Entre essas experiências estão visitas a diversos órgãos da área jurídica, incluindo a Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Tribunal do Júri e a Central das Delegacias. Com a professora Yasmin Ximenes, na disciplina Direito Penal II, os estudantes veem na prática o que é um “CSI” e acompanham de perto o desenlace de casos judiciais polêmicos. 

De acordo com a professora, o objetivo é promover um aprendizado significativo, uma vez que os alunos têm contato com profissionais que estão atuando na vida real. Além disso, salienta, vocações são descobertas. “Na PEFOCE, por exemplo, eles acompanharam uma necropsia para entender qual a quase morte; conheceram os vários tipos de perícias; e tiveram acesso ao banco de olhos do Ceará, onde eles foram conscientizados da importância da doação de órgãos”, detalha. 


Visita à Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE). (Foto: Arquivo pessoal)

A professora também traz para a Universidade convidados de órgãos policiais e jurídicos para falar aos alunos. A próxima palestra será realizada no dia 19 de maio, às 8h, no Auditório da Biblioteca, quando o secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque, falará sobre os “Desafios e avanços na gestão do Sistema Prisional e o combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará”. A palestra é preparatória para a visita técnica que acontecerá no dia 27 de maio ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa -  IPF. As inscrições vão acontecer no local. 

Simulação: como nascem os projetos de lei

Desde 2015 durante a disciplina de Direito Constitucional II, os alunos da professora Tainah Sales vivenciam como é criado um projeto de lei. Na simulação é escolhido um projeto de lei polêmico, real e atual, conforme contexto do momento que esteja em tramitação no Congresso Nacional, para que os alunos possam se dividir em partidos políticos, articular o voto a favor ou contra o projeto, discutir e deliberar no plenário simulado. Na simulação, tem até o Presidente da República, que pode sancionar ou vetar o projeto de lei. 

“Sempre fizemos nos auditórios da Unifor, mas, neste semestre, conseguimos fazer no próprio plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo da atividade é desenvolver a compreensão acerca do processo de elaboração das leis do ordenamento jurídico brasileiro e faze-lôs refletir acerca das regras do processo legislativo previstas na Constituição Federal de 1988. Compreender o papel dos deputados federais e dos senadores na construção da ordem jurídica no Brasil. Além de desenvolver a capacidade crítica acerca da importância e do papel do Poder Legislativo na conjuntura política do país”, explica. 


Simulação na Assembleia Legislativa do Ceará. (Foto: Arquivo pessoal)

Por meio do exercício a teoria e a prática do Direito Constitucional se alinham até o aperfeiçoar da oratória, do relacionamento interpessoal, assim como da capacidade crítica e da reflexiva, argumentação, capacidade para conceber e analisar projetos de lei, além da produção criativa e pesquisa. 

Visita guiada à Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE)

Semestralmente os estudantes de Direito da Unifor fazem visitas à Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) com o professor Márcio Vitor Meyer. A visita busca mostrar aos estudantes toda a estrutura e os setores da instituição. Na ocasião, adianta o professor, há uma palestra em que os estudantes são apresentados as prerrogativas da advocacia para que tenham noção da dimensão do seu próprio protagonismo.


Semestralmente acontecem visitas à Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) com o professor Márcio Vitor Meyer para conhecer a instituição. (Foto: Arquivo pessoal)

“A Ordem além de exercer esse trabalho que protege e procura assegurar as prerrogativas dos advogados, exerce um trabalho em prol da sociedade com cerca de 100 comissões que fazem parte da instituição, é o caso da Comissão dos Direitos Humanos e a Comissão de Defesa dos Direito do Consumidor. Além disso, a OAB tem legitimidade para propor ações diretas. É importante que o estudante saiba que ele pode participar dessas comissões temáticas”, pontua. 

Segundo o professor, na sede da Ordem há salas de coworking para quem quer atender um cliente, mas ainda não conta com uma sala, além de salas de estudos. “A visita guiada se destina a todos os estudantes de Direitos, inclusive do 1º semestre para que tenham dimensão do que vão encontrar quando se formarem bacharel em Direito e passarem na prova da OAB, porque, de fato, ele vai ter uma instituição que ele vai poder contar”, afirma.