null Aulas práticas de cursos da Saúde são retomadas, como prevê novo decreto estadual

Seg, 3 Maio 2021 14:29

Campus da Universidade de Fortaleza recebe alunos de cursos de graduação que tiveram retorno presencial autorizado seguindo os protocolos de biossegurança

Os estudantes de cursos de ensino superior da área de Saúde podem retomar as atividades práticas no Ceará  (Fotos: Ares Soares)

As aulas práticas voltam a acontecer de forma presencial no campus para os estudantes dos 11 cursos do Centro de Ciências da Saúde Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a partir desta semana. A fase de retomada gradual inclui a educação superior, segundo o decreto mais recente divulgado pelo governo estadual, em 1º de maio de 2021. O artigo 5º do decreto número 34.058 prevê que “passam a ser liberadas as aulas práticas em cursos de nível superior da área da saúde”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza, Lia Brasil Barroso, ressalta que a retomada a partir desta segunda-feira, dia 3 de maio, ocorre com o cumprimento dos protocolos de biossegurança. O calendário acadêmico será cumprido conforme previsto no início do ano, com a possibilidade de realização das atividades práticas até 10 de julho, considerando a especificidade de cada curso.

Os demais centros aguardam a definição do calendário de retorno, conforme as etapas de retomada sejam autorizadas pelos governos estadual e municipal, seguindo com o plano em relação às disciplinas teóricas. Para esclarecer eventuais dúvidas, o estudante pode obter mais informações com a coordenação de cada curso de graduação.

Toque de recolher mantido

A Universidade de Fortaleza mantém assim seu compromisso com a população e ressalta a importância do cumprimento dos decretos em âmbito municipal e estadual em relação às medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O decreto estadual de 1º de maio mantém o toque de recolher em todo o Estado, acontecendo das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 19h às 5h no sábado e no domingo. Durante esse período, apenas serviços essenciais têm funcionamento liberado. Aos fins de semana, também permanece o isolamento social rígido nos 184 municípios do Ceará. O uso de espaços públicos abertos é permitido exclusivamente para a prática de atividade física e esportiva individual, permanecendo vedada a prática esportiva coletiva.

Veja o funcionamento de setores da Universidade de Fortaleza:

Academia

A Academia Unifor retomou o funcionamento desde 26 de abril, seguindo todas as determinações do decreto estadual N.º 34.043, de 24 de abril de 2021. As academias podem funcionar de 6h às 18h, funcionando com 25% de sua capacidade e com horários agendados.

De acordo com Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) da Unifor, interessados em utilizar os serviços devem agendar horário pelo telefone (85) 3477-3616.

A Academia Unifor conta com equipamentos de última geração, distribuídos em área espaçosa e climatizada, disponibilizados para alunos, funcionários, atletas, público externo e conveniados. Ela ainda oferece estacionamento amplo gratuito, fichas digitalizadas e professores que seguem em constante atualização de seus conhecimentos e técnicas.

Aulas teóricas mantêm-se em ambiente virtual;
Aulas práticas e laboratoriais da área de Saúde mantêm-se presenciais conforme autorizado pelo Decreto, e na medida da disponibilidade do campo de prática;
Estágios extra-muros: aguardam orientações das unidades externas.

Central de Atendimento

Em conformidade aos decretos, não há atendimento presencial ao público nas unidades acadêmicas e administrativas nesse período, salvo imperiosa necessidade. O atendimento vem sendo feito exclusivamente de forma online.

Contatos: centraldeatendimento@unifor.br
WhatsApp: (85) 99246.6625

Espaço Cultural Unifor

A arte tem sido fundamental para que os meses de isolamento social sejam enfrentados de forma mais positiva. Assim, o Espaço Cultural Unifor abriu novas exposições, temporariamente sem visitas presenciais, e viabilizou acesso remoto ao público. Por meio de vídeos no Youtube da TV Unifor, você pode ver obras das duas exposições em cartaz: “50 Duetos” e “Águas de Março”.

Biblioteca Central

A Biblioteca Central da Unifor segue com atendimento remoto de seus diversos serviços, dispondo de uma enorme acervo de conteúdos digitais para toda a comunidade acadêmica. Empréstimos e devoluções de obras físicas estão temporariamente suspensas, assim como as multas. As renovações podem ser realizadas pelo Unifor Online e pelo aplicativo Unifor Mobile.

O atendimento remoto acontece de 7h às 19h por telefone e pelos e-mails abaixo:

BiblioZap: (85) 3477.3257
Empréstimos agendados, multas, devoluções e reservas de livros: bibemprestimos@unifor.br;
Capacitações, esclarecimentos e orientações sobre a normalização de TCC: spt@unifor.br;
Reprodução digital de Periódicos: periodicos@unifor.br;
Acesso às Bases de Dados: gid@unifor.br;
Ficha Catalográfica: setor.tecnico.biblioteca@unifor.br.

Nami

O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) manterá o atendimento que já vinha acontecendo em formato reduzido, obedecendo as normas de biossegurança.

Horário de funcionamento segue de 7h às 17h e as marcações de consultas e retornos permanecem através da Central de Marcações: (85) 3477.3626 | 3477.3611.

WhatsApp: (85) 9.9200.7069 - Somente informações dos serviços do NAMI.
Telegram: (85) 9.9200.7069 - Somente marcação de retorno de consulta.

Obs.: se o atendimento presencial não for viável, podendo ser realizado a distância, o caso será elegível para teleatendimento.

Clínicas Odontológicas

As Clínicas Odontológicas mantêm os atendimentos em formato reduzido, obedecendo as normas de biossegurança. Pacientes cadastrados são atendidos mediante agendamento prévio. Novos cadastros estão temporariamente suspensos.

Contato: (85) 3477.3211
Atendimento: de 7h às 17h