null Bolsas da Fundação Edson Queiroz são oportunidade para quem sonha com a primeira graduação

Qua, 18 Janeiro 2023 17:53

Benefícios de 50% e 100% serão concedidos a milhares de candidatos, em cursos presenciais e EAD da Unifor; inscrições já estão abertas

As bolsas filantrópicas são uma oportunidade para estudar na melhor universidade particular do país, segundo a revista Forbes (Foto: Ares Soares)

A lista de vantagens de uma graduação universitária é longa. Vai desde a realização pessoal, com a obtenção de conhecimento robusto e especializado que interessa ao estudante; até a aquisição de um diferencial para o mercado de trabalho, passando, claro, pela ampliação das chances de se ter uma remuneração melhor. É um sonho que se faz mais acessível com o Programa Super Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiroz. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 26 de janeiro.

O programa concederá milhares de bolsas de estudo para cursos de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), a melhor instituição particular do país segundo a revista Forbes. O benefício é resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação. Ele contempla tanto cursos presenciais como a distância (EAD). O programa é filantrópico e, portanto, destinado a candidatos que se encaixam no perfil socioeconômico. Serão distribuídas bolsas de 100%, a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e bolsas de 50%, aos de renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

Todo o processo é feito online. Ao se inscrever, o candidato preencherá no site a Ficha Socioeconômica. Os aprovados nessa primeira fase terão de 6 a 24 de fevereiro para enviar, pelo site www.unifor.br/cebas, documentação comprobatória relativa à renda familiar. A lista do que é exigido está disponível no edital do Programa Super Bolsas Filantrópicas que pode ser conferido neste link.

O resultado final dos contemplados com as bolsas filantrópicas será divulgado no dia 4 de abril, no portal da Unifor.

Quem pode se candidatar

Para concorrer às bolsas filantrópicas de 100% e 50%, os candidatos precisam atender ao critério de renda familiar. O benefício é destinado a pessoas que tenham concluído o ensino médio, incluindo estudantes já matriculados em cursos de graduação, seja na Unifor ou em outras instituições de ensino superior do Ceará. No caso daqueles candidatos que já são universitários, é importante destacar: a bolsa não atende quem já tem uma primeira graduação, nem pode ser usada para fazer mais de um curso paralelamente.

Outro ponto importante é que o Programa não tem limite de idade. É uma oportunidade para  aqueles que, ao concluírem o ensino médio, não tiveram condições de iniciar um curso universitário. A Unifor conta com cerca de 40 cursos de graduação, divididos nas áreas de Ciências da Comunicação e Gestão, Ciências Jurídicas, Ciências da Saúde e Ciências Tecnológicas.

Para a seleção, os candidatos precisam ter notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Processo Seletivo da Unifor. Quem não tem nenhuma delas ainda pode participar do Programa Super Bolsas Filantrópicas: após a primeira fase da seleção, será aplicada uma prova de redação online para inscritos que estão nessa situação. Nesse exame, serão avaliados o domínio da escrita formal em língua portuguesa, a compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento, a capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos.

Tem alguma dúvida?

No edital constam todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo do Programa Super Bolsas Filantrópicas. A dica é ler com atenção, para não deixar escapar nenhum detalhe, nem perder a oportunidade de concorrer ao benefício por problemas durante a inscrição ou no envio da documentação. Se ainda assim o candidato tiver dúvidas, ele pode recorrer à Central de Bolsas de Estudo da Unifor. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477.3000 – opção 1 e (85) 99246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis, no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).