Cerca de 30% dos defensores públicos do Ceará são egressos do curso de Direito da Unifor

ter, 23 julho 2024 14:17

Cerca de 30% dos defensores públicos do Ceará são egressos do curso de Direito da Unifor

Dentre eles destaca-se Patrícia de Sá Leitão e Leão, atual subcorregedora geral da Defensoria Pública do Ceará 


Defensora pública há mais de 20 anos, Patrícia foi por 18 anos professora do curso de Direito da Unifor (Foto: Acervo pessoal)
Defensora pública há mais de 20 anos, Patrícia foi por 18 anos professora do curso de Direito da Unifor (Foto: Acervo pessoal)

O curso de Direito da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – destaca-se pela integração entre teoria e prática, formando profissionais atentos às demandas globais e às peculiaridades regionais. Muitos deles atualmente atuam no sistema judiciário cearense e brasileiro, reforçando a qualidade do curso da Unifor.

O impacto desse modelo de ensino é evidente na Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE). Dos 337 defensores públicos do órgão, 97 são egressos da Unifor, representando 28,8% do quadro. A defensora pública Patrícia de Sá Leitão e Leão é um exemplo desse impacto. Graduada em 1992.2, ela afirma que a escolha pela Universidade de Fortaleza foi natural. “Meu pai trabalhava na Unifor e amava a universidade, mostrando o potencial dos profissionais que saíam de lá e o quanto eram reconhecidos no mercado de trabalho!"

Sobre o que a motivou escolher o Direito, Patrícia frisa que sempre se identificou com a área de ciências humanas e quando estava concluindo o ensino médio, foi formada a Assembleia Nacional Constituinte que resultou na Constituição de 1988. “O país pulsava com discussões sobre os novos rumos, e toda essa conjuntura foi um convite para mergulhar e compreender o Estado Democrático de Direito".

Com mais de 30 anos de carreira jurídica, antes de ser defensora, Patrícia foi professora de Direito Penal na Unifor, o que contribuiu para que ela escolhesse atuar na área criminal quando foi aprovada no concurso para a Defensoria Pública do Estado do Ceará. “Em 21 anos na Defensoria, atuei em todas as instâncias da justiça, desde vara criminal de primeiro grau até os Tribunais Superiores. Atualmente, sou defensora pública de segundo grau, lotada na segunda câmara criminal do Tribunal de Justiça, e subcorregedora geral da Defensoria Pública do Ceará”, detalha.

Ao refletir sobre o curso de Direito da Unifor, Patrícia destaca como diferenciais da formação a qualidade do ensino, a qualificação do corpo docente, o estímulo à pesquisa e extensão, a prática jurídica de excelência do EPJ, e o ambiente acolhedor do campus. Ela reforça que a formação oferecida pela Unifor foi fundamental para seu sucesso profissional.

"O curso de Direito da Unifor sempre foi referência, contando com professores atuantes no sistema de justiça, que nos motivavam a seguir esse caminho. Além disso, a biblioteca proporcionava um ambiente de estudo espetacular, com livros atualizados e um espaço excelente para concentração e aprofundamento na cultura jurídica", enfatiza.

Teoria e prática desde o primeiro semestre

Um dos diferenciais mais significativos da graduação em Direito da Unifor é a oportunidade que os alunos têm de terem contato com a prática jurídica desde o primeiro semestre por meio do Escritório de Prática Jurídica (EPJ). No equipamento, os estudantes prestam atendimento gratuito à comunidade, supervisionados por professores e uma equipe de analistas jurídicos, psicóloga e assistente social, integrando aprendizado teórico e vivências práticas.


O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) é o ambiente de prática dos discentes do curso de Direito (Foto: Ares Soares)

A vivência no EPJ moldou a carreira de inúmeros profissionais como a da subcorregedora geral da Defensoria Pública do Ceará, e contribuiu para sua escolha pela carreira de defensora pública. "Durante o curso, estagiei na defensoria pública e, após formada, lecionei na Unifor por 18 anos. Participei do EPJ desde o início, convivendo com professores defensores que me encantavam com seus debates. A Defensoria me atraiu pelo seu potencial transformador da realidade social, e a ideia de me tornar defensora tornou-se um sonho. Sabia que me realizaria como profissional e ser humano”, sublinha.

+ Saiba mais sobre o Escritório de Prática Jurídica (EPJ)

Outro diferencial importante do curso de Direito da Unifor se dá no campo da responsabilidade socioambiental. Programas de extensão como o Programa Cidadania Ativa também promovem a prática jurídica e a responsabilidade social, unindo alunos e professores em atividades voluntárias focadas na promoção dos Direitos Humanos e fortalecimento da cidadania.

O programa tem atuação direta na execução de projetos especiais e no desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não-governamentais. Além dos discentes do curso de Direito, podem participar do projeto alunos de todos os semestres de qualquer curso de graduação da Unifor, bem como professores da Universidade que desejem ser orientadores voluntários. 

Tradição e excelência

Referência no cenário educacional e reconhecido pela excelência, com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, o curso foi criado em outubro de 1975. Primeira graduação da área em uma instituição particular de ensino superior do Nordeste, iniciou sua primeira turma em março de 1976, e desde então oferece uma formação humanista, com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando os alunos para diversas áreas de atuação. 

A tradição e excelência do curso de Direito da Unifor, evidenciadas pelos resultados e depoimento da defensora Patrícia, mostram o compromisso da universidade com a formação de profissionais altamente qualificados e engajados na transformação social.

Mais sobre Patrícia de Sá Leitão e Leão

Subcorregedora Geral da Defensoria Pública do Ceará, Patrícia de Sá Leitão e Leão ingressou na carreira de Defensora Pública em 13 de Maio de 2003. Atualmente é defensora pública de segundo grau, titular da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Mestre em Direito Constitucional e especialista em direito penal e em Processo penal, atuou junto aos Tribunais Superiores de 2022/2023 representando a Defensoria do Ceará no Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas nos Tribunais Superiores (GAETS). 

Patrícia atuou ainda como diretora da Escola Superior da Defensoria Pública no biênio 2020/2021, supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria Pública no biênio 2020/2021, supervisora das Defensorias Criminais de Fortaleza, presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará e membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do Ceará, além de ter sido professora do curso de Direito da Unifor por 18 anos.

Estude Direito na Unifor

Quer fazer parte dessa história? O processo seletivo para o semestre 2024.2 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Além disso, os interessados em cursar Direito na Unifor terão à disposição um leque de descontos especiais, como:

  • Egressos Unifor: 30%
  • Desconto por curso noturno: 30%
  • Com idade igual ou superior a 50 anos: 40%

(*) Os descontos não são cumulativos