seg, 9 dezembro 2024 17:44
Como a monitoria acadêmica pode mudar sua vida? Confira relatos dessa experiência
Alunos-monitores novatos e veteranos relatam suas experiências de participação no Programa de Monitoria Acadêmica da Unifor
Na Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, ensinar e aprender é mais do que uma filosofia acadêmica: é uma prática cotidiana que permeia todos os âmbitos da instituição.
O Programa de Monitoria Acadêmica, por exemplo, é um dos pilares dessa filosofia, proporcionando aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de dar os primeios passos na docência e na pesquisa científica. Para muitos, essa experiência é única, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal.
A monitoria tem sido um marco na vida de muitos alunos, oferecendo uma vivência que ultrapassa os limites da sala de aula. Para compreender a verdadeira importância da monitoria, alunos da Unifor compartilham histórias, desafios e lições que aprenderam ao longo dessa jornada.
Monitoria: porta de entrada para o ensino e a pesquisa
Rodrigo Donato Paes, aluno do 7º semestre do curso de Ciências Econômicas, tem atuado como monitor da disciplina Técnicas de Pesquisa Econômica desde fevereiro de 2024. Ele continuará no programa até julho de 2025, sob a orientação dos professores Nicolino Trompieri Neto e Allisson Martins.
A monitoria, ele conta, tem sido uma experiência significativa em sua jornada acadêmica, permitindo-lhe desenvolver novas habilidades e aprofundar seus conhecimentos na sua área de formação e na prática de ensino.
“Sem dúvida, vivenciar a universidade como monitor expandiu meu olhar em relação à formação acadêmica. Com as responsabilidades da monitoria, tive um grande desenvolvimento de mentalidade ao entender o quão enriquecedor pode ser o ambiente acadêmico. Fiquei mais engajado nas disciplinas e com interesses despertados em relação à pesquisa científica e à docência. Também há muito aprendizado técnico, que é um diferencial para o desenvolvimento profissional” — Rodrigo Donato Paes, monitor e aluno do curso de Ciências Econômicas
Desde o início da sua vivência universitária, Rodrigo se dedicou a atividades extracurriculares, como a participação na Empresa Júnior de seu curso e em grupos de pesquisa. O interesse pela monitoria surgiu da vontade de buscar novas oportunidades que complementassem sua formação acadêmica e proporcionassem uma visão mais prática da docência.
“Queria entender melhor o processo de ensino-aprendizagem e me engajar de forma mais profunda com a Universidade”, revela. Para Rodrigo, o impacto da monitoria na sua formação vai além da sala de aula. A experiência como monitor tem sido fundamental para expandir sua visão acadêmica.
Ele comenta que o processo de seleção para a monitoria foi uma etapa tranquila e bem estruturada, sendo divulgada pelos professores em sala de aula. A transparência e organização do processo chamaram a atenção do jovem, que logo se viu motivado a se inscrever. Para ele, um dos momentos mais marcantes foi a primeira aula, na qual teve a oportunidade de tirar dúvidas dos alunos. “Foi muito gratificante sentir que estava contribuindo para o aprendizado deles”, afirma.
Além de colher os benefícios, Rodrigo também teve que enfrentar alguns desafios. O maior deles foi lidar com a insegurança ao interagir com os alunos no papel de monitor. Mas com a ajuda dos docentes-orientadores e por meio de seu esforço contínuo, ele pode ver um crescimento significativo, tanto acadêmico quanto pessoal.
A experiência da monitoria também despertou Rodrigo para a docência. “Já tinha um interesse em seguir na área acadêmica, mas foi durante a monitoria que tive a confirmação de que quero seguir um mestrado e, eventualmente, me tornar professor”, revela. Para ele, a jornada como monitor tem sido um privilégio que o motivou a continuar investindo no campo da educação.
Desenvolvimento pessoal e profissional
No percurso acadêmico de Flávia Nóbrega, estudante do 4º semestre de Psicologia na Unifor, a monitoria é um tópico bem conhecido. Ela foi monitora das disciplinas de Ética em Psicologia, orientada pela professora Márcia Frezza, e de Psicopatologia Geral e Saúde Mental, sob a supervisão da docente Maira Gondim.
“Para mim, um dos principais benefícios é essa vivência tão intensa. Na primeira vez que fui monitora, eu tinha que acompanhar duas aulas por semana. Agora é apenas uma vez na semana, mas, de uma forma ou de outra, eu me sinto muito imersa ali no momento durante as aulas e as discussões. Sinto que eu aprendo muito mais sendo monitora justamente pelas discussões que são totalmente diferentes da vez de quando eu fui aluna” — Flávia Nóbrega, monitora e aluna do curso de Psicologia
O interesse da estudante pela monitoria não foi por acaso. Desde o começo de sua graduação, ela planejou ativamente essa participação. “Eu gosto muito da área acadêmica, e a ideia de um dia me tornar professora sempre foi um grande objetivo. Então, fui em busca dessa experiência, pois sempre imaginei que seria monitora em algum momento da minha graduação”, revela.
Para Flávia, a monitoria é uma oportunidade de vivenciar de perto os bastidores da universidade, um passo essencial para quem sonha em seguir a carreira docente. Como acontece nos Grupos de Estudo Dirigidos (GEDs), momento em que ela se conecta diretamente com os alunos e tem a oportunidade de colaborar para o aprendizado deles.
“Esses momentos são especiais para mim, porque posso sentir que estou ajudando no processo de aprendizado dos estudantes. Fico muito feliz com o retorno positivo que recebo, e os elogios dos alunos sobre os GEDs me motivam ainda mais”, compartilha.
Preparando o caminho profissional
Maria Luiza Sales é aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo e monitora da disciplina de Ateliê II, orientada pela docente Milena Baratta. A jovem decidiu trilhar o caminho da monitoria acadêmica como uma forma de aprofundar seus conhecimentos e se aproximar mais da área de estudo que visa profissionalmente.
“Ser monitora me ajudou muito a compreender melhor os conteúdos das disciplinas, já que precisei estudá-los profundamente para poder ajudar os colegas. Além disso, desenvolvi habilidades como organização, empatia e resolução de problemas, o que vem sendo muito importante para a minha formação” — Maria Luiza Sales, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A estudante descobriu o Programa de Monitoria Acadêmica por meio de anúncios feitos pelos professores e também pelas recomendações de monitores anteriores. Ela conta que o processo de seleção — com inscrição online, análise de currículo Lattes e entrevista — foi tranquilo, mas desafiador.
“Foi uma experiência enriquecedora. Na primeira vez, fiz a prova presencial e a entrevista foi online. A segunda vez foi apenas uma entrevista em grupo, o que deixou a situação um pouco mais competitiva, mas no geral, foi tudo bem”, comenta.
Durante a monitoria, Maria Luiza vivenciou experiências marcantes que reforçaram sua decisão de seguir na área acadêmica: “Um dos momentos mais marcantes foi quando ajudei um grupo de alunos com um tema específico que gerava muita dúvida. Quando me agradeceram dizendo que minha explicação fez a diferença para o entendimento, fiquei muito feliz. Isso me motivou ainda mais a continuar com o meu trabalho”.
Como qualquer experiência, ser monitora trouxe também seus desafios. Um dos principais foi a necessidade de adaptar sua forma de comunicação para atender diferentes níveis de entendimento entre os alunos. Mas o suporte oferecido pela Unifor, como o acompanhamento dos professores supervisores e a possibilidade de ter acesso a materiais didáticos, facilitam o processo.
Um programa engrandecedor
Para Mateus Lacerda, aluno do 3º semestre de Psicologia e monitor da disciplina de Estágio Básico 2, o maior desafio foi encontrar o equilíbrio entre os dois lados da comunicação em sala de aula: professor e alunos.
“Como monitor, eu tinha que ser o intermediário entre esses dois lados, sabendo o que eu podia falar para os alunos e o que o professor queria. Nesse processo, minha professora sempre me ajudou muito, e os alunos também foram muito compreensivos. Isso ajudou bastante a tornar tudo mais tranquilo” — Mateus Lacerda, estudante do curso de Psicologia
Apesar dos desafios, Mateus reconhece os benefícios que a monitoria trouxe para seu desenvolvimento, principalmente na sua evolução como aluno. O estudante ressalta que, durante o período como monitor, aprendeu a ser mais responsável, a cumprir horários e a se comunicar de forma mais clara com os alunos.
Para ele, a monitoria também proporcionou momentos marcantes, como a apresentação dos relatórios de estágio dos estudantes. “Foi um momento realmente emocionante, ver como os alunos evoluíram e como meu trabalho contribuiu para isso. Foi uma experiência revolucionária, e me senti muito feliz em anunciar as duplas selecionadas para a mostra”, relata.
Muito além do ensino
O Programa de Monitoria Acadêmica tem se mostrado uma experiência transformadora para muitos alunos da Unifor, proporcionando a oportunidade de vivenciar a prática docente e de fortalecer sua formação acadêmica e profissional.
Para muitos, a monitoria é mais do que apenas uma experiência complementar, é uma verdadeira porta de entrada para o mundo da pesquisa e da docência. A experiência de ser monitor permite que os estudantes se aprofundem nos conteúdos, desenvolvam habilidades de comunicação, organização e empatia, além de proporcionar momentos marcantes, como a sensação de ver seus colegas evoluindo.