Conheça a Jornada Criativa da Unifor, uma experiência publicitária na prática

seg, 25 novembro 2024 11:58

Conheça a Jornada Criativa da Unifor, uma experiência publicitária na prática

Promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda, o evento oferece aos alunos a oportunidade de apresentar trabalhos e estabelecer contato direto com profissionais renomados da área


O trabalho vencedor desta edição será exibido em painéis luminosos no mês de dezembro, pelas empresas Urbmídia e Eletromídia (Foto: Projeto vencedor da Jornada Criativa 2024)
O trabalho vencedor desta edição será exibido em painéis luminosos no mês de dezembro, pelas empresas Urbmídia e Eletromídia (Foto: Projeto vencedor da Jornada Criativa 2024)

A Jornada Criativa, evento anual organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, em parceria com a agência experimental 365 Lab, é uma imersão prática para os estudantes, conectando-os diretamente com o mercado publicitário.

A edição de 2024, que ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro, ofereceu aos participantes uma verdadeira maratona criativa, iniciando às 20h e finalizando às 7h do dia seguinte. O evento vem se consolidando como uma das principais iniciativas de integração entre alunos e o mercado publicitário.

Com a proposta de proporcionar uma experiência prática e desafiadora aos estudantes, a programação simula uma gincana de criação publicitária, onde os participantes têm que desenvolver campanhas em um curto espaço de tempo, com a interação de clientes reais e a exposição pública dos seus trabalhos.


“A jornada tem essa característica diferente de ser um dos poucos eventos onde os alunos ficam na universidade durante a noite. Então, os discentes fazem essa “virada de noite”, entrando numa espécie de gincana, em tempo real, sem parar”Davi Rocha, professor da Unifor e idealizador da Jornada Criativa 2024

A edição deste ano teve como cliente a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) de Fortaleza, que desafiou os alunos a criarem uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, focada na fragilidade do pedestre. O briefing foi apresentado diretamente pelos representantes da AMC, e com base nisso, os estudantes trabalharam intensamente para desenvolver as peças publicitárias.

Esse modelo de maratona criativa, caracterizado pela intensa carga de trabalho e a exigência de entrega rápida, é realizado por diversas instituições ao redor do Brasil. O que torna, porém, a jornada única é a oportunidade dos alunos verem suas produções expostas publicamente. 

“Como ex-aluno, sempre sonhei em ver meus trabalhos expostos fora da Universidade. Hoje, com a parceria com a Urbmídia e a Eletromídia, conseguimos levar os trabalhos dos alunos para mais de 400 painéis digitais na cidade de Fortaleza”, comenta Davi Rocha, professor da Unifor e organizador da Jornada Criativa 2024.

Parcerias estratégicas

Nesta edição do evento, a grande inovação foi a parceria com empresas de mídia como a Urbmídia e a Eletromídia. Essas colaborações possibilitaram a veiculação dos trabalhos dos estudantes em espaços de grande visibilidade na cidade, como painéis eletrônicos em shoppings, praças e até em aeroportos.

A veiculação nas telas digitais, que acontecerá do dia 3 a 9 de dezembro, representa uma realização importante para os alunos, pois seus projetos ganham uma audiência real e impactam diretamente o público da cidade.


Equipe ganhadora da Jornada Criativa 2024 com os membros representantes da AMC (Foto: Arquivo pessoal)

“Queríamos que a arte mandasse uma mensagem clara, algo que as pessoas entendessem imediatamente a seriedade do tema e o impacto de um erro. Qualquer deslize poderia resultar em uma perda de vida”, explicou Isabella Campos, estudante do curso de Publicidade e membro da equipe ganhadora nessa edição da Jornada.

Ela comenta que para participar de uma competição de criação publicitária é importante saber trabalhar em equipe e ter foco nos objetivos. Segundo a aluna, seu grupo — composto pelos alunos Felipe Carvalho, Gustavo Pinheiro, João Gabriel Leite — estava mais interessado em viver a experiência da Jornada do que necessariamente vencer. “Fomos para nos divertir, para fazer algo legal e interessante, que, mesmo não sendo o vencedor, pudesse ser colocado no nosso portfólio”, afirma Isabella.

O processo criativo da equipe foi marcado por desafios, mas também por momentos de aprendizado. A principal preocupação do grupo foi garantir que a mensagem fosse compreendida por qualquer pessoa, independentemente da idade ou habilidade de leitura. 

“Todo mundo se envolveu no brainstorming e na pesquisa inicial, depois nosso diretor de arte colocou a mão na massa, montando o layout. Eu fiquei responsável pela parte estratégica e pela apresentação”, disse Isabella.

Organização e desenvolvimento 

Durante a maratona, os estudantes são desafiados a trabalhar em equipes e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, como design gráfico, comunicação visual e computação gráfica. 

“É como uma verdadeira gincana criativa. Eles precisam criar algo do zero, em um período muito curto, e ainda lidar com a pressão de ter o trabalho julgado por profissionais do mercado”, explica o docente Davi Rocha.

Após a conclusão das campanhas, as peças vencedoras são selecionadas por uma banca de jurados composta por profissionais de empresas parceiras e especialistas da área. Além disso, os alunos têm a chance de interagir diretamente com os responsáveis pela veiculação, o que agrega ainda mais valor ao evento, uma vez que eles aprendem na prática como suas criações podem ser ajustadas para atender aos padrões técnicos de plataformas como os painéis luminosos.


“Foi uma experiência incrível, sem palavras. A Jornada me deu a oportunidade de crescer muito, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Tive a chance de trabalhar com uma equipe sensacional, de pessoas muito comprometidas. O trabalho em equipe foi, sem dúvida, a chave para o sucesso do evento”Larissa Lima, estudante de Publicidade e Propaganda e membro da comissão organizadora do evento

A aluna também comenta sobre a importância da comunicação durante o processo: “Eu me senti muito apoiada desde o começo, com o pessoal sempre disponível para ajudar. As reuniões e as trocas de ideias foram super importantes. O envolvimento de todos foi fundamental para que as coisas saíssem como planejado”.

Além disso, a experiência também é um reflexo do compromisso da Unifor em aproximar os alunos do mercado de trabalho, preparando-os para os desafios do universo publicitário. O evento, que já está em sua terceira edição, promete continuar evoluindo, trazendo cada vez mais inovações e oportunidades para os futuros profissionais da comunicação.