seg, 8 abril 2024 11:41
Criar para o mercado ainda na graduação? Aqui fazemos!
Alunos da Universidade de Fortaleza criaram campanhas publicitárias para divulgar o próprio curso de Publicidade e Propaganda. A experiência proporcionou contato real com o mercado e oportunidades únicas de aprendizado.
Foco na resolução de problemas, desenvolvimento de pensamento crítico e colaboração, proatividade e criatividade — essas são características essenciais para qualquer profissional da comunicação. É por isso que o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson de Queiroz, busca constantemente estimular tais habilidades em seus alunos.
Na busca de um futuro mais potente, inovador e sustentável, os professores da disciplina extensionista Laboratório de Criação Publicitária propuseram aos estudantes um desafio: elaborar uma solução criativa para divulgar e vender o próprio curso por meio de uma campanha de publicidade. A ideia apresentada veio de uma parceria com a Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial (DCMktC) da instituição.
Para a execução prática da proposta, os discentes foram divididos em seis equipes, cada uma transformada em sua própria agência de publicidade. No geral, eles desenvolvem propostas criativas tanto para organizações não governamentais (ONGs) ou projetos sociais quanto para empresas privadas do Ceará. Essas propostas, ou soluções de comunicação criativa, podem ser uma campanha, um projeto ou uma ideia viável para o cliente.
Junto aos professores Diego Paiva e Jari Vieira, Cláudio Sena ministra a disciplina obrigatória do 3º semestre. Ele, que também é coordenador da graduação, conta que o desafio a ser entregue no semestre de 2024.1 surgiu a partir de um questionamento.
“Temos tanto esforço, demonstramos tanta qualidade de conhecimento e aprendizado para desenvolver as marcas, empresas, projetos e ideias de outros, como usaríamos toda essa nossa capacidade, essa nossa competência para nos vender enquanto curso de Publicidade de Propaganda?” — Cláudio Sena, docente da disciplina e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda
Em 2023.2, por exemplo, os alunos realizaram projetos criativos para as startups “Be My Guest” e “Amarelo”. Os produtos de conclusão da matéria foram desenvolvidos em parceria com o Unifor Hub. Já neste semestre, os estudantes trabalharam com a própria Universidade, tendo sido convidados pela DCMktC para entenderem quem era esse cliente.
Durante uma sessão de apresentações iniciais sobre o que a Diretoria de Marketing da Unifor realizava, o designer Luiz Gonzaga pôde testemunhar o talento e a colaboração dos discentes.
“Tive a oportunidade de fazer uma fala inicial para os alunos, introduzindo o trabalho que seria desenvolvido, mostrando uma campanha criada pelo marketing, compartilhando insights sobre o processo criativo e destacando a importância do trabalho em equipe, criatividade e motivando a turma”, conta.
“Com as campanhas criadas tivemos as apresentações das equipes. Cada uma a seu modo explicou seus conceitos e peças. Tive a oportunidade de avaliar os trabalhos e tecer comentários [sobre eles]” — Luiz Gonzaga, designer da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor
Com os desafios postos, os alunos foram apresentados ao briefing solicitado pelo cliente, a Unifor. A disciplina tem como ementa a prática de agência, projetos em criação e o mercado publicitário. Dessa forma, os participantes devem criar campanhas e projetos criativos em comunicação.
Edificante para a carreira
A sensação de realizar uma atividade que ajuda a iniciar um portfólio é enriquecedora para Gabriel Pereira, estudante de Publicidade e Propaganda. Para ele, “participar nessa disciplina é algo muito edificante para a carreira em si”, por colocar em prática tudo que se aprende durante os três primeiros semestres.
“Desde a parte de planejamento para a parte de estudo do cliente, a produção em si, a criação e a produção das peças também se tornam, de maneira concreta, tudo que aprendemos na teoria e colocamos em prática, então é muito interessante, é muito edificante isso”, revela o representante da equipe ‘Akasus’.
Enfrentando desafios, discordâncias e autocobrança. Foi assim que o grupo de Luana Serpa, também aluna da disciplina, conseguiu concluir a atividade. A representante da equipe ‘Reklama’ conta um pouco sobre o processo de criação.
“Tivemos que gravar várias vezes até ficarmos satisfeitos com o resultado, pois somos muito perfeccionistas. Gravamos uma, duas, três vezes, nos corrigindo o tempo todo. Foi um processo complicado, mas muito gratificante, porque conseguimos alcançar um resultado com o qual ficamos extremamente satisfeitos”, compartilha a jovem.
Os estudantes puderam trocar experiências com docentes e profissionais do mercado, além de debaterem com os colegas de turma (Foto: Ares Soares)
No dia 22 de março, representantes da Diretoria de Comunicação da Unifor se fizeram presentes durante a apresentação dos trabalhos de cada equipe. Getúlio de Abreu, analista de criação da Diretoria, foi um dos profissionais que avaliaram os produtos dos alunos junto aos docentes.
“É muito interessante ver os alunos empenhados em fazer trabalhos tão bem elaborados, preparando defesas e apresentações muito próximas do que será feito no mercado de trabalho. Creio que serve bastante como uma prática para eles terem o primeiro contato com o que será parte constante da vida profissional”, diz.
Gabriel, Luana e Lucas Ramalho são integrantes das três equipes finalistas da competição para ver quem será a “agência” escolhida. Após a etapa de avaliações técnicas, os grupos irão concorrer — por meio de votação popular no perfil do instagram Unifor Comunica, já no início da próxima semana — pelo primeiro lugar na disputa de melhor campanha do curso de Publicidade de Propaganda.
Os finalistas também foram beneficiados com uma mentoria dos profissionais da Diretoria de Marketing, na última sexta-feira (5). Durante o encontro, os alunos tiveram um feedback mais direcionado sobre as peças entregues e como eles poderiam se encaixar melhor à linha editorial do cliente em questão, a Unifor.
Turma do Laboratório de Criação Publicitária junto aos professores da disciplina e os representantes da Diretoria de Comunicação (Foto: Ares Soares)
Por ser uma avaliação rigorosa, é buscado envolver profissionais externos, que atuam nas áreas de marketing e comunicação. De acordo com Cláudio Sena, o objetivo é garantir que essa experiência reflita de perto o ambiente profissional.
“Até o momento, o feedback tem sido excepcionalmente positivo. Os alunos estão entusiasmados e engajados, recebendo avaliações não apenas dos professores, mas também de profissionais externos, colegas de classe e de si mesmos. Essa dinâmica de troca tem enriquecido significativamente o aprendizado, tornando a experiência ainda mais valiosa”, afirma o coordenador.
Realização do projeto: criando as campanhas
As atividades da disciplina de Laboratório de Criação Publicitária ocorrem majoritariamente na agência 365 Lab, que fica no Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). Contudo, os alunos também possuem a oportunidade de realizar visitas técnicas a empresas de comunicação, utilizar o estúdio de gravação e outros espaços da Universidade.
O processo de criação do material para a proposta em parceria com a Diretoria de Comunicação da Unifor se iniciou com a formação das equipes. Cada grupo se tornou uma “agência de publicidade”, com nome, identidade visual e conceitos próprios. Todos tiveram uma forma diferente de se posicionar no mercado.
Para Lucas Ramalho, da equipe ‘Rabisco’, conversas podem convergir e nenhuma ideia é descartada. “O nome da nossa equipe foi baseado na ideia de que tudo parte de um início, tudo parte de um rabisco, tudo parte da ideia inicial, e a gente queria dar valor a essa ideia inicial”, revela.
“No brainstorm, todas as ideias são válidas, não podem existir críticas, não pode existir julgamento. Essa foi a nossa base para criar um estúdio, um grupo em que toda ideia fosse válida e a criatividade fosse o foco principal. A coisa mais importante do nosso grupo seria a criatividade.” — Lucas Ramalho, representante da equipe Rabisco e aluno do curso de Publicidade e Propaganda
Já para Gabriel Pereira, da equipe ‘Akasus’, conexão foi a palavra de ordem. “Fomos reunidos pelo acaso, porque são pessoas totalmente diferentes, com ideologias diferentes, com visões de mundos diferentes, de realidades diferentes, mas que trabalham em sintonia e em sincronia para atingir o mesmo objetivo”, declara.
Para a equipe de Luana, ‘Reklama’ está relacionada ao significado da palavra em russo. No idioma eslavo, significa “publicidade” e vem da veiculação de um produto, propaganda ou anúncio comercial.
Cada equipe, à sua maneira, construiu uma proposta de solução comunicativa criativa para a Universidade, criando três peças para a campanha que planejavam. As equipes ‘Akasus’ e ‘Reklama’ optaram pela produção de vídeos.
“Desenvolvemos nossa ideia analisando o perfil da Unifor minuciosamente. Observamos o conteúdo postado em sua conta do Instagram e, além disso, realizamos pesquisas em cursos de renome fora de Fortaleza, buscando identificar os tipos de conteúdo que mais geravam engajamento. Também observamos os posts de maior sucesso no próprio Instagram da Unifor. Com base nessa análise, optamos por destacar o ‘reels’ como nossa peça principal, pois percebemos que ele desperta mais interesse e conexão com os futuros alunos.” — Luana Serpa, representante da equipe Reklama e aluna do curso de Publicidade e Propaganda
“Recebemos o briefing e realizamos um brainstorming para determinar a linha temática que seguiríamos, estabelecendo o fio condutor de nossa campanha. Criamos uma rede semântica abrangente para definir as palavras-chave que poderíamos usar para o desenvolvimento das peças”, descreveu Gabriel.
Semelhante à definição do grupo ‘Rabisco’, Lucas explicou que todas as ideias foram consideradas e a equipe optou se desafiar e realizar peças de design e estáticos com as possibilidades de quem cursa Publicidade e Propaganda.
“Tivemos várias reuniões de brainstorming, ligações para coordenar o trabalho e uma variedade de ideias diferentes, que conseguimos unificar em uma única proposta. Para mim, o ponto alto foi o processo criativo. Passamos horas discutindo e tentando encontrar uma ideia que pudesse integrar todas as diferentes perspectivas que tínhamos. É ainda mais gratificante considerando que nenhum de nós tinha experiência prévia em design”, confessa Lucas.
Uma conexão direta com o mercado de trabalho
O analista Getúlio de Abreu avaliou as diversificações nas entregas dos estudantes, ambos com pontos exímios desejados no mercado de trabalho: “Nas equipes, é perceptível a diferença de pensamentos. Alguns optaram por arriscar em propostas completamente inovadoras, enquanto outros decidiram se alinhar mais ao padrão institucional da Universidade”.
“Ambos têm seus respectivos pontos a equilibrar em todas as propostas. No entanto, uma coisa que notei como muito bacana é o foco intenso de todos na comunicação audiovisual, o que acredito estar mais alinhado com a geração que é o público-alvo da Universidade. Todos os vídeos foram muito bem elaborados e apresentam uma linguagem dinâmica, sem perder o viés de venda do curso” — Getúlio de Abreu, analista de criação da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor
Ele defende que a recompensa dos alunos vai além da simples nota registrada no sistema curricular. Para aqueles que participaram, o profissional vê a oportunidade como uma recompensa pelo trabalho árduo e esforço dedicados.
“Este projeto marca o início de suas carreiras profissionais e se torna um valioso acréscimo ao portfólio. Ter um trabalho de tamanha relevância logo após a graduação é um diferencial significativo, abrindo muitas portas e facilitando sua inserção no mercado publicitário de Fortaleza”, reflete Getúlio.
Soluções criativas que formam profissionais de excelência
Para Cláudio Sena, esses momentos em disciplinas são cruciais. “Eles proporcionam experiências que se assemelham cada vez mais aos desafios e projetos que os alunos encontrarão no mercado de trabalho ou em suas carreiras profissionais”, diz.
Os próximos passos da disciplina englobam a colaboração de soluções criativas para Organizações Não Governamentais (ONGs). Na última sexta-feira (5), cada equipe se apresentou para a ONG Aquasis, instituição que possui como missão evitar a extinção das espécies no Nordeste do Brasil, com foco principal no Ceará.
“Às vezes conseguimos veicular no perfil da própria ONG ou do projeto social, em perfis de redes sociais; outras vezes conseguimos outro tipo de ação, envolvendo outros colaboradores externos à Universidade”, complementa Claudio.
Os discentes irão também atuar com algum cliente privado, de uma empresa de médio porte. “Eles seguirão adiante com um cliente privado, cuja identidade ainda não foi revelada, com quem irão trabalhar em uma proposta de projeto criativo”, explica o coordenador.
Por que a extensão é importante para a formação do profissional?
Há meio século, a Unifor investe em atividades de extensão para seus alunos. Essa dedicação foi reforçada com a resolução do Ministério da Educação (MEC), publicada em 2018, que estabelece que pelo menos 10% da carga horária da matriz curricular seja composta por ações extensionistas. Esse tipo de atividade promove não só formação integral, mas também transformação social e desenvolvimento do senso de comunidade.
Segundo Cláudio Sena, compreender e identificar problemas a serem resolvidos, desenvolver conceitos, posicionar e definir marcas, pessoas ou projetos são habilidades fundamentais que os alunos precisam adquirir desde o início da formação.
“Nós nos esforçamos para cultivar essas habilidades desde o início até o final do curso, pois são desafios que eles enfrentarão com frequência em suas trajetórias profissionais, seja trabalhando por conta própria ou para empresas”, frisa o coordenador da graduação em Publicidade e Propaganda.
Durante a disciplina, alunos apresentaram o produto final em sala de aula (Foto: Ares Soares)
Na Universidade de Fortaleza, todos os currículos acadêmicos que tiveram atualização integraram a extensão por meio de dois tipos de disciplinas. Elas são associadas ao Componente Curricular de Extensão (CCEX) e às Atividades Extensionistas.
Já no Laboratório de Criação Publicitária, o caso é que todas as partes envolvidas se beneficiam. Os estudantes ganham uma chance de se posicionar no mercado, ainda no 3º semestre, os professores trazem inovação e dinamismo para a disciplina e a sociedade adquire publicitários profissionais e comprometidos.
Também há o desenvolvimento do senso de comunidade e transformação social, uma vez que a matéria em questão ainda investe em atividades de organizações do terceiro setor. As disciplinas extensionistas também bebem da fonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), refletindo um compromisso com a população de forma socioambiental.
Essa integração da extensão universitária na matriz curricular obrigatória atua com um impacto significativo na formação profissional e pessoal dos alunos, como:
- Desenvolvimento de competências práticas;
- Pensamento crítico e criativo;
- Interação com stakeholders reais, como empresas e comunidades;
- Consciência social e ambiental;
- Preparação para o mercado de trabalho;
- Ética e responsabilidade.
A proposta da disciplina de extensão, como a do Laboratório de Criação Publicitária, é proporcionar ao estudante a possibilidade de interagir com o mercado. O estudante Gabriel Pereira aponta a importância dessa experiência na sua formação profissional.
“Participar desse projeto é uma verdadeira imersão no mercado real, pois envolve desde a interação com o cliente, onde esclarecemos dúvidas e recebemos o briefing, até as reuniões de criação e estratégia, onde transformamos nossas ideias em ações concretas. É uma experiência completa, onde precisamos transformar nossos conceitos em realidade dentro de um prazo definido” — Gabriel Pereira, representante da equipe Akasus e aluno do curso de Publicidade e Propaganda