Curso de Fonoaudiologia da Unifor promove evento de conscientização à gagueira
A iniciativa tem como objetivo potencializar os conhecimentos sobre os aspectos conceituais e epidemiológicos da gagueira e apresentar relatos sobre intervenção terapêutica
No próximo dia 27 de outubro de 2022, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promove evento científico em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, no Auditório A1, das 9h30 às 11h. O encontro será aberto ao público, com inscrição no local por ordem de chegada.
Celebrado anualmente em 22 de outubro, desde 1998, o Dia Internacional de Atenção a Gagueira é destinado à conscientização e atenção à gagueira, em que os fonoaudiólogos dividem conhecimento e fornecem orientações às pessoas que gaguejam.
Organizado pelos professores do curso de Fonoaudiologia, Charleston Palmeira e Rachel Cassiano, o evento contará com palestras visando potencializar os conhecimentos no que diz respeito aos aspectos conceituais e epidemiológicos da gagueira e apresentar relatos sobre intervenção terapêutica.
“Desde o primeiro ano em que a data é celebrada, a Unifor abraça esse movimento e, todos os anos, realiza alguma ação. Já falamos sobre atenção à gagueira na infância, nas escolas, na fase adulta e, neste ano, decidimos tratar um pouco sobre temas mais básicos e conceituais”, acrescenta Palmeira.
O que é a gagueira?
A gagueira é um distúrbio crônico da fluência da fala que acontece com maior frequência na infância. Ela pode ocorrer em vários níveis e vir associada a tiques de tensão (movimentos tensionados ou ritmados do corpo). Apesar de não ter cura, essa condição pode melhorar muito com a intervenção fonoaudiológica.
Segundo Charleston Palmeira, quando produzimos a nossa fala, organizamos os sons, que formam palavras, as palavras formam frases e as frases formam ideias, e, para uma boa comunicação, o ideal é que essas junções sejam fáceis, com velocidade adequada, feitas de maneira suave. Quando há uma quebra nessa fluência, como, por exemplo, esquecer o que se quer dizer, é dito que o indivíduo foi disfluente.
“Algumas pessoas apresentam essa disfluência em um percentual muito maior que outras. Aquelas que repetem ou prolongam frequentemente sons ou os bloqueiam em um percentual superior a 3% são diagnosticadas com gagueira. A gagueira é um distúrbio neurobiológico, não é emocional e nem contagioso. Quando pessoas que são fluentes repetem ou torpeçam em alguma palavra, elas não gaguejaram, o que houve foi um episódio de disfluência, só gagueja quem é gago, e quem diagnostica a gagueira é o fonoaudiólogo”, explica.
Programação
• 09h30min – Abertura
• 09h40min – Histórico do DIAG no curso de Fonoaudiologia da Unifor (Prof. Dr. Charleston Teixeira Palmeira)
• 10h – Aspectos conceituais e dados epidemiológicos da gagueira (Profa. Me. Rachel Cassiano de Sousa)
• 10h30min – Reabilitação fonoaudiológica na gagueira (Fgo. Tiago Aguiar)
• 11h – Encerramento
Estude na MELHOR do Norte/Nordeste
Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área.
+ Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2023.1
Serviço
Dia Internacional de Atenção à Gagueira
Data: 27 de outubro de 2022
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório A1