null Inscrições abertas para o Programa Super Bolsas Filantrópicas

Ter, 14 Maio 2024 18:09

Inscrições abertas para o Programa Super Bolsas Filantrópicas

Ação da Fundação Edson Queiroz seleciona alunos para concorrer bolsas de até 100% para cursos de graduação na Unifor


Os candidatos contemplados com as bolsas iniciam as aulas já no segundo semestre (Foto: Ares Soares)
Os candidatos contemplados com as bolsas iniciam as aulas já no segundo semestre (Foto: Ares Soares)

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (15), as inscrições para a nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiroz. Como nas edições anteriores, são ofertadas bolsas de estudo de 50% e 100% de desconto, para graduações presenciais e a distância (EAD) na Universidade de Fortaleza, a melhor instituição particular do Norte e Nordeste.

As inscrições são feitas exclusivamente online. Os candidatos têm até dia 27 de maio para se inscreverem. O programa é voltado para candidatos que estejam no perfil socioeconômico estabelecido no edital. Os contemplados ingressam na universidade já a partir do segundo semestre de 2024, com início das aulas em agosto.

A organização recomenda que os interessados não deixem para se inscrever na última hora. Na primeira fase do processo seletivo, o candidato preenche a ficha socioeconômica e envia os comprovantes de renda de todas as pessoas de seu grupo familiar*. Pessoas com deficiência, para se candidatarem à bolsa, devem remeter a documentação comprobatória de PcD no ato da inscrição. 

*Segundo o edital, grupo familiar é definido como a “unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio”. 

Fique atento!

Dica importante para os interessados em concorrer no Programa Super Bolsas Filantrópicas: leia o edital com atenção. Nele, são detalhados os prazos a serem cumpridos e as documentações necessárias em cada fase do processo. Os candidatos devem preparar, com antecedência, as documentações comprobatórias exigidas para a segunda fase do processo seletivo, checar bem todos os dados antes de remetê-los e acompanhar as atualizações da Unifor em relação ao processo seletivo.

> CONFIRA O EDITAL

Quem pode participar?

O Programa Super Bolsas Filantrópicas é resultado da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), do Ministério da Educação (MEC). O edital da Fundação Edson Queiroz é voltado, exclusivamente, para população que se enquadra na percepção socioeconômica estabelecida por lei e disposta no documento, seguindo critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

A definição do tipo de bolsa segue o critério de renda familiar: bolsas de 100% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio; e bolsas de 50%, para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos.

Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. O edital contempla também estudantes já matriculados na própria Unifor ou em outras instituições de ensino superior do Ceará. 

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 7 de junho.

Em caso de dúvida, procure a Unifor

A Unifor disponibiliza, em suas redes sociais, publicações para tirar dúvidas dos candidatos sobre os próximos passos do processo seletivo. Se o candidato ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a equipe da universidade por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477-3000 – opção 4 e (85) 99246.6625.

Outra opção é procurar, presencialmente, o Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA), no térreo da Reitoria da Unifor. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h.