Orgulho Unifor: professora e alunas lançam livro sobre experiências de psicologia hospitalar no Hospital de Messejana

seg, 22 setembro 2025 17:52

Orgulho Unifor: professora e alunas lançam livro sobre experiências de psicologia hospitalar no Hospital de Messejana

Com lançamento no dia 23 de setembro, a obra reúne vivências práticas de estágio e reflexões interprofissionais no cuidado cardiopulmonar


A professora Janara Lopes junto às alunas Luciana Rocha Lopes, Julie Moreira Donnell, Valéria de Arruda Silva, Layz Veras de Melo, Francisca Maria Cruz e Giulia Maslowa Menezes (Foto: Marjorie Zaranza)
A professora Janara Lopes junto às alunas Luciana Rocha Lopes, Julie Moreira Donnell, Valéria de Arruda Silva, Layz Veras de Melo, Francisca Maria Cruz e Giulia Maslowa Menezes (Foto: Marjorie Zaranza)

A formação em Psicologia na Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, tem rendido frutos que ultrapassam a sala de aula e ganham relevância no cenário científico nacional. Um exemplo disso é o livro “Psicologia Hospitalar no Cuidado Cardiopulmonar: cenários de atuação e intervenções psicológicas”, organizado pela professora Janara Pinheiro Lopes.

Realizado em parceria com os psicólogos Darla Moreira e João Victor Ramos — ambos servidores do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) — e publicado pela Editora CRV, o livro será lançado no próximo dia 23 de setembro, às 14h, no auditório A3 da Unifor.

Três capítulos da obra também tiveram a autoria de seis alunas de Psicologia da Unifor, que são estagiárias tanto do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Núcleo de Atenção Médica (NAMI) quanto do Hospital de Messejana. São elas Luciana Rocha Lopes, Julie Moreira Donnell, Valéria de Arruda Silva, Layz Veras de Melo, Francisca Maria Cruz e Giulia Maslowa Menezes

Segundo a professora Janara Pinheiro, a iniciativa nasceu do desejo de registrar e valorizar práticas desenvolvidas ao longo de anos no HM, com a publicação representando um marco na consolidação da psicologia hospitalar no Estado do Ceará.


“Este livro surge como um marco na trajetória da Psicologia Hospitalar no HM por reunir experiências e reflexões que demonstram a importância da interprofissionalidade e da humanização do cuidado cardiopulmonar. Dedicamos o livro ao Sistema Único de Saúde e aos nossos pacientes, que nos servem de inspiração e nos convocam a avançar no cuidado singular e humanizado”Janara Pinheiro Lopes, psicóloga clínica e docente do curso de Psicologia da Unifor 

O título foi lançado inicialmente no Hospital de Messejana, em agosto, e será apresentado no XV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), em setembro, na cidade de São Paulo. “Essa obra foi respaldada ao ser selecionada pela SBPH e ganhará notoriedade ao ser lançada no Congresso para todo país. A psicologia na área da saúde vem contribuindo cada vez mais tanto na promoção de saúde e prevenção de doenças como nas psicopatologias com as psicoterapias que ajudam pessoas a se reorganizarem nas suas vidas”, enfatiza a docente. 

Na Unifor, a programação de lançamento contará com dois momentos, sendo um no evento “Formação Continuada”, onde os concludentes do curso de Psicologia consolidam os resultados das práticas dos estágios, e o outro no Inova S, evento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) que acontecerá em 26 de novembro.

A ponte entre a Universidade e o Hospital, segundo Janara, foi fundamental para o resultado: “Muito importante essa relação, porque o HM é um hospital de ensino que forma profissionais numa perspectiva interprofissional e que tem a Unifor como aliada para transformar as profissões da saúde”. Ela explica que o HM é um campo de estágio rico em experiências e propício ao desenvolvimento de inovações nas práticas dos futuros profissionais que atuarão na rede de cuidados em saúde.

Formação, escrita e reconhecimento profissional 

Parte dos capítulos do livro foi escrita por estagiárias da Unifor, sob a supervisão direta da professora Janara Pinheiro. Ela destaca que incentivou as alunas a acreditarem no próprio potencial de escrita, acompanhando de perto o desenvolvimento das habilidades necessárias à atuação profissional.


Organizado pela professora Janara Pinheiro, o livro conta com três capítulos de autoria das seis alunas do curso de Psicologia da Unifor (Foto: Marjorie Zaranza)

O processo contou com diversas revisões coletivas realizadas na Unifor, o que contribuiu para amadurecer a produção dos três capítulos. As estudantes tiveram diferentes vivências no hospital e, a partir delas, selecionaram os temas que deram origem aos textos. Para Janara, foi uma satisfação compartilhar com a turma os resultados de um ano de estágio, que se traduziram em aprendizado e produção acadêmica relevantes.

Segundo a psicóloga, o impacto da participação das estudantes vai além do aspecto acadêmico: “É importante para dar mais segurança [às alunas] como futuras profissionais. Elas perceberam a importância da atuação delas, e ter esse registro como capítulo é um reconhecimento do próprio trabalho e da nossa categoria profissional, que agrega e faz um diferencial na área da saúde”.

Do estágio ao livro

Assim como Janara destacou a relevância formativa do projeto, as estudantes do curso de Psicologia da Unifor que participaram da obra também compartilharam suas impressões sobre o processo. Para elas, transformar a prática clínica em capítulos de livro foi um exercício de reflexão e amadurecimento profissional.

A aluna e empresária Francisca Maria Cruz conta que a produção do livro nasceu diretamente das experiências vividas no HM, especialmente no setor de Cuidados Paliativos. “Cada capítulo traz um pedaço da realidade que encontramos: o luto antecipatório de um paciente em processo de finitude, a urgência subjetiva diante da comunicação de notícias difíceis e o impacto do adoecimento atravessado pela violência de gênero”, explica. 

Esses cenários revelam a complexidade do trabalho do psicólogo hospitalar, que atua em três frentes fundamentais: paciente, família e equipe de saúde

Segundo Francisca Maria, escrever sobre essas vivências foi um aprendizado transformador, que permitiu olhar para os pacientes de forma integral. Ela lembra que, junto à colega Giulia Maslowa, assumiu a autoria do capítulo “O dispositivo clínico da urgência subjetiva diante da comunicação de notícias difíceis”, fruto de experiências com famílias e pacientes.

“Ainda que tivéssemos uma escrita coletiva, fomos as autoras principais deste capítulo. Esse formato possibilita trocas riquíssimas entre todas as colegas, mas também nos deu a responsabilidade e o orgulho de assinar temáticas que nasceram de experiências muito próximas à nossa prática”, destaca. Para ela, a produção acadêmica durante a graduação fortalece a identidade profissional e amplia as possibilidades de atuação.


“Participar de uma obra coletiva me ajudou a construir um olhar mais crítico e reflexivo sobre nossa prática, além de nos preparar para futuros desafios acadêmicos e profissionais. É uma conquista que marca nossa trajetória e mostra que a graduação também é espaço de produção de conhecimento”Francisca Maria Cruz, aluna do curso de Psicologia da Unifor e empresária

A fisioterapeuta Luciana Rocha Lopes, aluna do último semestre do curso de Psicologia da Unifor e uma das autoras do livro, também ressaltou a importância da iniciativa. Servidora da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), ela participou da produção de um capítulo sobre violência de gênero contra a mulher. A proposta da professora Janara, afirma, foi ao mesmo tempo um convite e uma oportunidade única.


“Eternizamos o trabalho da Psicologia Hospitalar em um hospital público em momento de muito sofrimento dos pacientes e seus familiares. Foi uma escrita de muitos afetos, sobretudo de reconhecimento e confiança acerca do nosso trabalho”Luciana Rocha Lopes, colaboradora da Escola de saúde pública do Ceará e aluna do curso de Psicologia da Unifor

Luciana pontua que o processo de escrita, articulado à prática, exigiu responsabilidade e aprofundamento teórico. “A escrita me fez compreender ainda mais a importância do nosso trabalho diante da saúde pública. Foi um feito marcante, ainda na graduação, que certamente terá grande impacto na minha carreira profissional”, afirma.

Ao refletir sobre os próximos passos, ela ressalta que a vivência no hospital despertou nela a certeza de que o cuidado em saúde não pode se dissociar do contexto social e político que atravessa os pacientes. Sobre o lançamento na Unifor, Luciana sentiu-se “nervosa, ansiosa, orgulhosa e muito feliz por essa linda construção acadêmica e profissional”.

As duas alunas reforçam ainda o papel essencial da Universidade de Fortaleza na consolidação do projeto, tanto pela formação acadêmica quanto pelo incentivo à pesquisa e à extensão. “A Unifor foi essencial em todo o processo. A formação sólida, o apoio dos professores e a oportunidade de estágio em um hospital de referência criaram o terreno fértil para que o livro nascesse”, resume Francisca.