null Professores e estudantes da Unifor apresentam projetos em evento estadual sobre hidrogênio verde

Sex, 5 Agosto 2022 16:57

Professores e estudantes da Unifor apresentam projetos em evento estadual sobre hidrogênio verde

O Fiec Summit 2022 - Hidrogênio Verde foi palco de palestras e apresentações de cases nacionais e internacionais, além de apresentação de projetos 


Um dos projetos apresentados pelos docentes e discentes da Unifor prevê o reuso da água usada na produção do hidrogênio verde (Foto: Getty Images)
Um dos projetos apresentados pelos docentes e discentes da Unifor prevê o reuso da água usada na produção do hidrogênio verde (Foto: Getty Images)

Elemento mais abundante em todo o universo, o hidrogênio verde – combustível produzido praticamente sem impacto ambiental – é a aposta do Ceará para o uso na geração de energia limpa. O Estado segue buscando o fortalecimento e consolidação do hub de hidrogênio verde planejado para ser instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Sob esse cenário positivo, aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto, o FIEC Summit 2022 - Hidrogênio Verde, reunindo empresários, políticos, especialistas e pesquisadores da área para traçar estratégias para um futuro cada vez mais próximo. 

O evento contou com concurso de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas sobre hidrogênio verde. Ao todo foram mais de 2 mil inscritos de 20 países, com apresentação de apenas 20 trabalhos, cujos temas são possíveis de implantar. 

O estudante do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Gabriel Ferreira,  apresentou o trabalho “Estudo de Queimadores Porosos Construídos com Rochas Naturais de CaCO3 Utilizando Hidrogênio Verde”, que contou com a orientação do professor e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (Nupem), João Furlan, e coorientação do professor Felipe Falcão Dias

O projeto apresentado, já praticamente pronto para uso, avalia a eficiência de um queimador - equipamento que promove a queima de um combustível de forma correta - constituído por rochas naturais de calcita (CaCO3), utilizando hidrogênio como combustível.  Segundo o orientador do projeto, João Furlan, o equipamento, desenvolvido na Unifor, pode ser usado em processos de mineração, beneficiando  a indústria de gesso, magnésio, caulim e alumina.  


Queimador em operação (Foto: Arquivo pessoal)

“Tem vantagens na economia de combustível, eficiência de queima, bem como poder usar um combustível verde. No caso destas indústrias, em geral, o investimento requerido é de médio a grande porte”, destaca.

Água de reuso

Considerando que o Ceará está se preparando para se transformar em um hub de hidrogênio verde, o coordenador do Grupo de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis (GEPER) e professor Paulo Henrique, do curso de Energias Renováveis, apresentou um projeto de reuso da água utilizada na operação.


Professor Paulo Henrique (Foto: Ares Soares)

A tecnologia apresentada no trabalho prevê a dessalinização da água do mar, utilizando a energia do sol, prevendo o barateamento em relação ao processo de dessalinização convencional. “O projeto é voltado para investidores com interesse em instalar ou começar uma produção aqui no Ceará. A planta de dessalinização termossolar pode ser mais viável financeiramente, se afirmativo, poderá indicar caminhos alternativos de investimento no Estado com forte participação da Unifor representando a Academia cearense”.