null Projeto de apoio a pacientes renais inscreve alunos da Unifor para atuar em instituições de Fortaleza

Seg, 9 Maio 2022 16:37

Projeto de apoio a pacientes renais inscreve alunos da Unifor para atuar em instituições de Fortaleza

Estão sendo disponibilizadas 11 vagas para bolsistas e 20 para voluntários


Mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender. (Foto: Ares Soares)
Mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender. (Foto: Ares Soares)

O projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão, abriu nesta segunda-feira, 9 de maio, 11 vagas para bolsistas e 20 para voluntários, que tenham interesse em realizar atividades psicopedagógicas em instituições de atendimento a pacientes renais, nos respectivos locais em Fortaleza: Fundação do Rim nas unidades DaVita São Gerardo, DaVita Meireles e DaVita Mondubim. 

Os voluntários cumprirão quatro horas semanais no período da manhã de 8h30min às 12h30min. Já os bolsistas cumprirão dezoito horas semanais no período da manhã de 8h às 13h. A validade da bolsa é de um ano, podendo ser renovadas por mais um. Em ambos os casos, os participantes que preencherem os requisitos, com tempo de permanência mínimo de seis meses, receberão certificado de participação válido em todo o Brasil, de acordo com a Lei do Voluntariado. 

As vagas são destinadas aos alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia com 50% dos créditos cursados, que estejam devidamente matriculados e frequentando normalmente as disciplinas oferecidas por cada curso. 

As inscrições estão disponíveis até o dia 18 de maio, por meio do e-mail: educacaoesaude@unifor.br. O candidato deve enviar uma carta de apresentação ou currículo, declaração de matrícula regular e seu histórico acadêmico. O treinamento dos candidatos aprovados será realizado de 7 a 10 de junho de 2022. 

Confira aqui o Edital completo. 

Sobre o projeto

Criado em 2000, a partir de uma parceria, entre a Fundação Edson Queiroz, o Instituto do Rim, e atualmente com a DaVita Brasil Participações e Serviços de Nefrologia Ltda., o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender tem como objetivo principal contribuir para o resgate da cidadania de crianças, adolescentes, adultos e idosos em tratamento renal contínuo, levando educação e entretenimento para as próprias clínicas onde são tratados. 

O projeto é realizado através da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, célula da vice-reitoria de Extensão e Comunidade. Atualmente envolve 35 pessoas entre voluntários, bolsistas, coordenação e supervisão. Em média, mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender. 

Este conteúdo atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Educação de Qualidade (ODS4) e Redução das Desigualdades (ODS10), que compõem a lista de indicadores que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.