Uma década de marketing em uma jornada estratégica e multifacetada

seg, 16 maio 2022 16:12

Uma década de marketing em uma jornada estratégica e multifacetada

Curso de Marketing da Unifor se transformou nos últimos 10 anos para absorver as tendências do mercado e do mundo


Alunos e professores apontam que currículo amplo, infraestrutura e valorização da experiência do cliente ajudam a se destacar na profissão  (Foto: Getty Images/Felipe Ferreira)
Alunos e professores apontam que currículo amplo, infraestrutura e valorização da experiência do cliente ajudam a se destacar na profissão (Foto: Getty Images/Felipe Ferreira)

Entre bosques arborizados capazes de aguçar a criatividade, laboratórios bem estruturados e olhos sempre atentos para as novas tendências de mercado, consolidou-se um terreno fértil para  desenvolver conhecimento em uma área em constante transformação: o Marketing. O curso de graduação que nasceu há exatos 10 anos na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, soube abraçar as transformações tecnológicas e as novas necessidades do mundo contemporâneo sem perder de vista sua espinha dorsal: explorar o marketing como área estratégica para qualquer tipo de negócio e instituição. 

O mundo mudou, assim como o que desejamos e até mesmo a forma que nos relacionamos. Na última década, os smartphones e a internet ganharam prioridade no nosso dia a dia. Estamos grande parte do nosso tempo diante de telas. No mundo digital, passamos a buscar conhecimento, desejar produtos, adquirir serviços, valorizar as experiências. Neste contexto, o marketing ganhou uma notoriedade ainda maior, e a profissão foi adquirindo cada vez mais complexidade à medida que chegavam também novas ferramentas de trabalho. Até o vocabulário cresceu: da visão offline às métricas e estratégias de SEO, um novo universo se abriu.

Para preparar seus alunos a este novo mundo, a Unifor foi também vestindo novas roupagens ao longo dos anos - e atualizando sua grade curricular. Tudo para oferecer formações conectadas ao mercado de trabalho atual, como capacidade de gestão e visão estratégica aplicável do tradicional ao digital. A boa abertura para o networking e uma boa estrutura costumam ser lembrados como diferenciais neste processo. Quando o marketing de sucesso passou a ser o do entendimento do que o cliente deseja, a Universidade estava ali preparada para perpassar o conhecimento necessário, com salas de aulas em ilhas de trabalho e professores oriundos do mercado.


Jeimes Alencar, coordenador do curso de Marketing da Unifor, destaca escuta do mercado para uma grade curricular atualizada. (Foto: Arquivo pessoal)

Da graduação tecnológica ao bacharelado, abrangendo ainda a modalidade de ensino à distância, o curso de Marketing da Unifor completa sua primeira década de olhos bem abertos ao futuro. Esta é, aliás, uma característica já presente em suas origens, em 2012. “Oferecemos uma matriz atualizada porque a gente ouve muito o mercado. Já nascemos com esta tendência de escuta e temos disciplina de programa integrador, por exemplo, em que já trabalhamos direto com empresas parceiras”, pontua o coordenador do curso de Marketing da Unifor, Jeimes Alencar. É seguindo esta linha que o curso celebra, com seus alunos, o Dia do Profissional de Marketing no próximo dia 25 de maio. O evento “Marketing 360” apresentará experiências das empresas e discutirá as tendências da área.

Quem rememora o início de tudo é a professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, o guarda-chuva com 13 cursos onde estão localizadas as formações em Marketing na Universidade, ao lado de áreas como Publicidade e Propaganda, Finanças, Moda, Negócios, Comércio Exterior, dentre outros. “Fui a primeira coordenadora do curso de Marketing. O marco zero fui eu”, diz, rindo, a diretora Danielle. Ela lembra que o curso surgiu em uma época de explosão de cursos tecnólogos por uma demanda de mercado. O grande desafio naquele momento, afirma, era garantir uma formação mais curta e rápida, sem perder de vista a qualidade e antenada às tendências das empresas.


Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, foi a primeira coordenadora do curso de marketing da Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)

“A gente entendeu que era uma super oportunidade e já enxergamos a possibilidade de aprofundamento em algumas áreas que são estratégicas para a gestão de qualquer tipo de negócio”, acrescenta. A graduação tecnológica de Marketing da Unifor tem duração de dois anos e oferece ao aluno uma experiência diferenciada, pautada nas tendências de mercado e com professores que atuam na área. Além dele, neste ano foi implementado o Bacharelado em Marketing, com duração de três anos. Há ainda uma modalidade totalmente à distância, uma demanda dos novos tempos.

Espaço para muitos tipos de marketing

Para quem passou pelas salas de aula da Unifor, o curso abre possibilidades para muitos tipos de marketing. Jonas Pontes, de 34 anos, conta que sua história com a Universidade começou em 2016, em uma época de boom do marketing digital. “Havia um hype das empresas estruturando esta área”, recorda. 

Mesmo assim, ele tinha muito claro que gostaria de trabalhar com desenvolvimento de produtos e na operacionalização para gerar valor ao cliente. “Como a minha vertente de marketing era mais para desenvolvimento, foi natural entrar depois na área de processos e estratégia”, explica. Havia espaço para o que ele queria na Unifor. Egresso da graduação tecnológica de Marketing, Jonas fez ainda uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Processos de Negócios e Mestrado em Administração. Hoje, continua na Universidade como professor da mesma pós-graduação que concluiu anos atrás. 


Jonas Pontes, egresso do curso de Marketing, hoje é professor da Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)

“A visão de marketing me ajudou a entender o que o cliente quer. Normalmente, as pessoas aliam o marketing ao digital. Hoje há uma vertente mais analítica, de dados, para entender o que o cliente quer. Tudo isso entra numa visão mais quantitativa. Naquele tempo, a grade já era bem ampla e você experimentava todas as áreas” - Jonas Pontes, egresso do curso de Marketing e docente da Pós-Unifor.

Resolver as dores do mercado e do usuário

São, de fato, preocupações da coordenação do curso o diálogo constante com o mercado e a identificação de tendências, conforme pontua Jeimes Alencar. Ele e Danielle concordam que a academia deve ser um espaço para solucionar os problemas apresentados pelo mercado. É por isso que a grade curricular passou por três estruturações na última década; a primeira delas, em 2018, abraçou a necessidade de dar conta de um mercado mais digital. 

Dois anos depois, veio a pandemia e, junto com ela, mais uma necessidade de reinvenção, tanto da grade curricular quanto do mercado de marketing. “O marketing está relacionado às pessoas, e os impactos na vida delas também impactam o valor que as empresas vão gerando”, contextualiza o coordenador, que assumiu o posto em plena pandemia. Ele conta que foi preciso adaptar o modelo de negócios e a relação com os alunos, mas principalmente chamar as empresas à mesa de diálogo para compreender a transformação que acontecia no mercado. 

Um novo mercado pós-pandemia


A estudante Maria Maia pretende se especializar em marketing digital (Foto: @l2_eventos)

“Fizemos um estudo de mercado para entender o impacto da pandemia. E aí a gente detectou que realmente que estava existindo uma transformação deste profissional de marketing”, conta Jeimes. Foi assim que nasceu a atual matriz dos cursos de Marketing na Unifor, que visa formar um profissional mais focado no digital, mas também analista de dados e de informações. “Então este profissional passa a ser gestor, focado em pessoas, nas tendências do mercado com base em análise de dados e inteligência artificial”, acrescenta o coordenador.

Nos dois últimos anos de pandemia, a forma das pessoas se relacionarem também mudou. Um desejo de compra pode ser realizado a um clique, mas com tantas informações disponíveis 24 horas, a perda de interesse pode acontecer numa fração de segundos. Tanto as empresas quanto prestadores de serviço e empreendedores começaram a perceber que é preciso incorporar o marketing em suas gestões.

Há muito mais gente interessada em aprender, algumas delas até para empreender em seus pequenos negócios. Com as adaptações necessárias para cumprir a quarentena durante a pandemia, um curso de marketing 100% à distância se tornou realidade e abriu portas para muita gente conseguir se capacitar para iniciar uma carreira. “A pandemia acabou impactando a criação de novos produtos e alternativas na área de marketing”, acrescenta.

Paixão pelo desafio de cativar o consumidor


Maria Maia, de 31 anos, está concluindo o curso de marketing neste ano (Foto: @l2_eventos)

Graças a estas possibilidades, a estudante Maria Maia, de 31 anos, está realizando o sonho de concluir o curso de Marketing. Apaixonada pela área da Comunicação desde a infância, só depois de concluir o Ensino Médio ela foi começando a entender os papéis do jornalista, do publicitário, do profissional de marketing. “Sou apaixonada pelo desafio de cativar o consumidor”, confidencia. “A Unifor está me preparando para o mercado, mas não é só isso. No curso desenvolvemos nosso lado humano. Aprendi a ter mais empatia, a me colocar no lugar do consumidor, do usuário”, diz Maria.

Como entrou no curso durante a pandemia, Maria cursou os quatro semestres à distância. Neste período, engravidou e chegou a pensar que não conseguiria concluir o curso, mas com a flexibilidade da Universidade está conseguindo realizar este sonho. “Esta é uma jornada em que nunca estamos sozinhos, estamos sempre com professores incríveis. Sempre contei com o apoio de todos”, compartilha a concludente.

Maria conta que o curso lhe deu muitos caminhos e que ela escolheu trilhar carreira em assessoria de comunicação e marketing digital. “Cheguei a estagiar na Diretoria de Comunicação e Marketing da Unifor, fazia redes sociais. A estrutura é impecável. Dá todo o suporte ao aluno”, afirma. Em breve, a estudante pretende fazer uma pós-graduação na área de Marketing Digital na Universidade. “É mais um passo que vou dar. Na Unifor, a gente entende que não deve parar de estudar. O marketing já é apaixonante e não dá vontade de parar, mas para lidar com o consumidor atual, temos que estar sempre buscando conhecimento”, sinaliza.

Por isso mesmo, as microcertificações ofertadas ao longo do curso também são um diferencial para o mercado de trabalho. Dentre as transformações na área ao longo dos anos, está um olhar para os interesses do usuário e do consumidor em um mundo paralelo tecnológico, mas que o tempo todo se cruza com a vida real. O que as pessoas precisam? Quais suas dores? Que experiências elas buscam?

A chave é criar vínculos cada vez mais fortes

O foco de fato é o ser humano, quem está com o mobile por tanto tempo. O brasileiro fica em média três a quatro horas nas redes sociais, e isso mudou a relação do consumidor com as empresas, atesta Jeimes. “Começamos então a criar disciplinas diferentes, pensando neste perfil de uso. Temos agora disciplinas voltadas à inteligência artificial, ao neuromarketing. E por que que neuromarketing é importante para o profissional de marketing? Porque o comportamento do consumidor, o que ele pensa e decide, está baseado nas reações que provocam no corpo”, aponta.

Com tantos avanços, a diretora Danielle Coimbra lembra que cada vez mais o profissional de marketing precisa ter um olhar multifacetado, que compreende vários ambientes e que incorpora de forma muito forte o aspecto da estratégia. “Se há dez anos atrás, a visão estratégica era importante, agora é mais importante do que nunca. O marketing está na essência da estratégia de qualquer tipo de negócio”, aponta. 

Mas se por um lado o mercado está muito mais complexo, há também muito mais ferramentas e recursos capazes de auxiliar na definição das estratégias, no posicionamento do negócio. “No fundo, a chave principal não mudou. Ela continua sendo entender bem seu mercado e seu cliente e criar vínculos cada vez mais fortes”, finaliza Danielle.