Unifor realiza prova do processo seletivo 2024.2; resultado será divulgado nesta sexta-feira, 31 de maio
seg, 27 maio 2024 14:41
Unifor realiza prova do processo seletivo 2024.2; resultado será divulgado nesta sexta-feira, 31 de maio
A programação do vestibular, que aconteceu no último domingo (26), contou com acolhida especial para os familiares dos candidatos
A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizou no último domingo (26) a prova do processo seletivo 2024.2, oferecendo 3.359 vagas distribuídas entre 35 cursos de graduação. Para receber os pais dos candidatos, a Unifor preparou uma acolhida, que ocorreu durante o período da prova, visando integrar os familiares ao ambiente universitário e fornecer informações sobre a instituição.
“Eu sou ex-aluno da Unifor, me formei aqui em Engenharia Civil, e só tenho coisas boas para falar. A minha experiência de vida aqui, a minha profissão, a universidade em si, tudo é fantástico, a estrutura é perfeita”, ressalta Saulo Alencar, pai da jovem Letícia Alencar, que prestou o vestibular para o curso de Odontologia. A mãe da estudante, Kelly Alencar, enfatiza: “Estamos muito felizes e torcendo por ela”.
Acolhida para os pais
A programação começou às 8h, no auditório da Biblioteca, onde aconteceu palestras dos diretores dos Centros de Ciências da Unifor: professora Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); professora Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); a professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e o professor Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). A palestra abordou o funcionamento dos respectivos centros de ensino da universidade e respondeu dúvidas sobre o suporte oferecido aos alunos pela instituição, assim como os diferenciais da Unifor.
Durante a programação, a ex-aluna Helia Karine Paiva, formada em Fisioterapia pela Unifor, contou um pouco de sua trajetória e da importância da instituição para sua família. Helia tem três filhos, dois deles já estudam na Unifor. O mais velho, Alexandre de Medeiros, faz Medicina e o caçula, Guilherme Paiva de Medeiros, cursa Engenharia da Computação. A egressa participou da acolhida, pois sua filha, Thais Paiva, estava prestando vestibular para o curso de Medicina.
Egressa Unifor, Helia Karine Paiva (Foto: Clara Soeiro)
“Eu vivi momentos incríveis aqui nessa universidade, foram os melhores anos da minha vida de longe. Eu tenho três filhos, dois deles já estão aqui na universidade, e se Deus quiser, vamos colocar minha filha aqui dentro também”, afirma Helia.
Entre 10h e 11h, os pais foram levados a um tour pela Biblioteca Unifor, podendo conhecer o acervo geral, a Cordelteca e a Coleção Rachel de Queiroz. Simultaneamente, das 10h30 às 11h, houve a exibição de vídeos produzidos pela TV Unifor - a produtora de conteúdos originais concebidos, desenvolvidos e produzidos por alunos e alunas dos cursos do CCG -, destacando os principais projetos e atividades desenvolvidas pela universidade.
Encerrando a programação, das 11h às 12h, os pais visitaram as exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor: “Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso”, “Colecionando Afetos” e “Fabricando Elefantes Todos os Dias”. Essas exposições proporcionam imersão no ambiente artístico e cultural da universidade.
Vestibulandos
Thais Oliveira, 20 anos, prestou vestibular para Publicidade e Propaganda (Foto: Clara Soeiro)
Ao término da prova, a estudante Thais Oliveira, que prestou o vestibular para o curso de Publicidade e Propaganda, afirmou que a prova tinha sido ótima e estava com altas expectativas. “Minha mãe estudou aqui, sempre escutei as histórias dela sobre a Unifor e me encantei, aí eu me interessei em estudar aqui também. A prova foi muito boa, estou muito empolgada!”, ressaltou Thais.
Bernardo Costa, 18 anos, prestou o vestibular para Odontologia (Foto: Clara Soeiro)
O aluno Bernardo Costa também manifestou sua empolgação com a prova. “A estrutura da Unifor é muito boa, me impressiono muito com ela. Eu gostei da prova, acho que me saí bem”, afirma Bernardo.
Próximos passos
A lista com os candidatos aprovados para ingresso no semestre 2024.2 estará disponível na sexta-feira (31) na página do processo seletivo da Unifor. Os candidatos admitidos devem ficar atentos aos prazos e documentação necessária para matrícula. Todas as informações estão disponíveis no edital.
> Clique aqui e confira as provas e gabaritos do Processo Seletivo 2024.2
Outras formas de ingressar na Melhor
Nota do Enem
Os interessados podem ingressar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alunos que realizaram a prova entre 2009 e 2023 podem, com os resultados obtidos, matricular-se.
* Para ingressar com a nota do Enem, os candidatos devem ter obtido um desempenho mínimo igual ou superior a 350 pontos. Além disso, não podem ter zerado em nenhuma prova objetiva, nem na redação.
Nota de vestibulares anteriores
Outro método de ingresso é a nota de vestibulares anteriores. Os candidatos que realizaram a prova ou redação online (no caso dos vestibulares agendados), entre 2017 e 2024, podem utilizar o resultado para iniciar os estudos em 2024.2. Nesta modalidade, o candidato será classificado de acordo com sua maior nota, caso tenha participado do processo seletivo mais de uma vez, conquistando a vaga por ordem cronológica de inscrição.
> Faça sua inscrição - Vestibulares anteriores
Transferência
Quem tem interesse em transferir o curso para a Unifor, sem precisar realizar o vestibular novamente, essa é a hora. Neste método, o candidato passa por uma análise documental e, em seguida, se torna apto para realizar a matrícula.
> Faça sua inscrição - Transferência
Segunda graduação
Reconhecendo a importância de uma segunda graduação como diferencial mercadológico, a Unifor disponibiliza uma forma de ingresso, sem necessidade de vestibular, para quem busca novas oportunidades e uma nova graduação.
> Faça sua inscrição - Segunda graduação
Reabertura de curso
Para os interessados que já estudaram na Unifor, mas, por algum motivo, não puderam concluir o curso, é possível retornar seus projetos e ser estudante novamente, sem necessidade de realizar outro vestibular.
> Faça sua inscrição - Reabertura