Unifor seleciona alunos de seis cursos da saúde para atender pacientes com dor crônica

sex, 16 janeiro 2026 14:00

Unifor seleciona alunos de seis cursos da saúde para atender pacientes com dor crônica

Projeto Ambulatório da Dor tem processo seletivo destinado a alunos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia que atendam aos requisitos de semestre


Iniciado em 2021, o projeto é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão (Foto:
Iniciado em 2021, o projeto é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão (Foto:

O Ambulatório da Dor, projeto interdisciplinar promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor) — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, recebe até domingo (18) inscrições de alunos interessados em estagiar no programa em 2026.1. A seleção destina-se a alunos de graduação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição Psicologiadesde que atendam aos requisitos de semestre estabelecidos no formulário de inscrição.

Os alunos selecionados prestarão assistência clínica, fisioterapêutica e psicológica a pacientes com dor crônica no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)a fim de contribuir ao máximo para a melhora da qualidade de vida do paciente. A seleção se dá por meio de entrevista e, para participar, é necessário se inscrever pelo link abaixo.

A experiência possibilita aos estagiários contato com profissionais de trajetória profissional destacada, como residentes, mestrandos, doutorandos e docentes. "O envolvimento conjunto da graduação e da pós-graduação fortalece a formação acadêmica, estimula o pensamento crítico e aproxima os discentes de práticas clínicas qualificadas, da pesquisa aplicada e da extensão universitária com impacto social", salienta a professora Ana Paula Vasconcellos, coordenadora do projeto.

A integração entre diferentes áreas do conhecimento também enriquece a jornada, como destaca Ana Paula, que é docente docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). "Isso possibilita uma compreensão ampliada do fenômeno doloroso e favorece a construção de planos de cuidado que consideram os aspectos físicos, emocionais, comportamentais e sociais do adoecimento."

Mais sobre o processo seletivo

Vagas

  • Enfermagem (a partir do 5º semestre) - 2 
  • Fisioterapia (a partir do 6º semestre) - 6
  • Nutrição (a partir do 5º semestre) - 2
  • Grupo "Educação em Dor" | Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia (a partir do 5º semestre) - 2 

Carga horária e horários 

  • Enfermagem
    Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
    Atividades: segundas-feiras, das 13h30 às 17h
  • Fisioterapia
    Disponibilidade mínima de 8 horas semanais
    Atividades: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h
  • Nutrição
    Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
    Atividades: segundas-feiras, das 13h30 às 17h
  • Grupo "Educação em Dor" 
    Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
    Atividades: quartas-feiras, das 13h30 às 17h

Ambulatório da Dor, espaço vivo de formação, cuidado e inovação em saúde

Iniciado em 2021, o Ambulatório da Dor - Unifor é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). O projeto está disponível aos pacientes já em atendimento no NAMI e a toda população de Fortaleza, por meio encaminhamento feito pela Secretária Municipal da Saúde (SMS).

O programa une assistência à comunidade, formação acadêmica e produção científica em dor crônica, com abordagem humanizada e baseada em evidências. Destaca-se ainda por seu caráter inovador, ao incorporar a utilização de instrumentos validados, produção científica contínua e desenvolvimento de ações educativas voltadas tanto à população quanto aos profissionais de saúde. 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar e 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e também garante uma vida saudável e propicia o bem-estar para todos, em todas as idades.