sex, 16 janeiro 2026 14:00
Unifor seleciona alunos de seis cursos da saúde para atender pacientes com dor crônica
Projeto Ambulatório da Dor tem processo seletivo destinado a alunos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia que atendam aos requisitos de semestre

O Ambulatório da Dor, projeto interdisciplinar promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor) — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, recebe até domingo (18) inscrições de alunos interessados em estagiar no programa em 2026.1. A seleção destina-se a alunos de graduação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, desde que atendam aos requisitos de semestre estabelecidos no formulário de inscrição.
Os alunos selecionados prestarão assistência clínica, fisioterapêutica e psicológica a pacientes com dor crônica no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), a fim de contribuir ao máximo para a melhora da qualidade de vida do paciente. A seleção se dá por meio de entrevista e, para participar, é necessário se inscrever pelo link abaixo.
A experiência possibilita aos estagiários contato com profissionais de trajetória profissional destacada, como residentes, mestrandos, doutorandos e docentes. "O envolvimento conjunto da graduação e da pós-graduação fortalece a formação acadêmica, estimula o pensamento crítico e aproxima os discentes de práticas clínicas qualificadas, da pesquisa aplicada e da extensão universitária com impacto social", salienta a professora Ana Paula Vasconcellos, coordenadora do projeto.
A integração entre diferentes áreas do conhecimento também enriquece a jornada, como destaca Ana Paula, que é docente docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). "Isso possibilita uma compreensão ampliada do fenômeno doloroso e favorece a construção de planos de cuidado que consideram os aspectos físicos, emocionais, comportamentais e sociais do adoecimento."
Mais sobre o processo seletivo
Vagas
- Enfermagem (a partir do 5º semestre) - 2
- Fisioterapia (a partir do 6º semestre) - 6
- Nutrição (a partir do 5º semestre) - 2
- Grupo "Educação em Dor" | Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia (a partir do 5º semestre) - 2
Carga horária e horários
- Enfermagem
Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
Atividades: segundas-feiras, das 13h30 às 17h - Fisioterapia
Disponibilidade mínima de 8 horas semanais
Atividades: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h - Nutrição
Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
Atividades: segundas-feiras, das 13h30 às 17h - Grupo "Educação em Dor"
Disponibilidade mínima de 4 horas semanais
Atividades: quartas-feiras, das 13h30 às 17h
Ambulatório da Dor, espaço vivo de formação, cuidado e inovação em saúde
Iniciado em 2021, o Ambulatório da Dor - Unifor é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). O projeto está disponível aos pacientes já em atendimento no NAMI e a toda população de Fortaleza, por meio encaminhamento feito pela Secretária Municipal da Saúde (SMS).
O programa une assistência à comunidade, formação acadêmica e produção científica em dor crônica, com abordagem humanizada e baseada em evidências. Destaca-se ainda por seu caráter inovador, ao incorporar a utilização de instrumentos validados, produção científica contínua e desenvolvimento de ações educativas voltadas tanto à população quanto aos profissionais de saúde.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar e 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e também garante uma vida saudável e propicia o bem-estar para todos, em todas as idades.