Pós-graduação em Psicologia da Unifor mantém excelência nacional em avaliação da Capes

qua, 14 janeiro 2026 16:21

Pós-graduação em Psicologia da Unifor mantém excelência nacional em avaliação da Capes

Capes mantém nota 5 para mestrado e doutorado e valoriza a inserção e o impacto das pesquisas


O PPGP da Unifor tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo, uma vez que os cursos de mestrado (criado em 1997) e de doutorado (criado em 2010) - Foto: Getty Images
O PPGP da Unifor tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo, uma vez que os cursos de mestrado (criado em 1997) e de doutorado (criado em 2010) - Foto: Getty Images

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, é de excelência nacional. É o que aponta a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que atribuiu nota 5 ao mestrado e ao doutorado da universidade, referente ao quadriênio 2025-2028.

Fundado em 1997, o PPGP da Unifor tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo, uma vez que os cursos de mestrado (criado em 1997) e de doutorado (criado em 2010) foram os primeiros do Estado do Ceará na área. Os cursos oferecem aprofundamento no processo de construção do conhecimento na área da Psicologia, por meio do acesso a diversos métodos de pesquisa e a diferentes âmbitos de atuação profissional, como clínica, educação, saúde e assistência social. O padrão de excelência nacional é reconhecido desde 2021

Luciana Maia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor, comentou que manter a nota 5 na Avaliação Quadrienal da Capes representa o reconhecimento nacional da qualidade acadêmica, científica e social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da universidade.

Luciana Maia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor - Foto: Ares Soares

"Esse resultado confirma a consistência de um trabalho construído ao longo desses quase 30 anos de existência, voltado à formação qualificada de mestres e doutores, à produção de conhecimento científico relevante e ao impacto social das pesquisas, especialmente em temas sensíveis às demandas regionais e nacionais", destaca.

Diferencial

A coordenadora do PPGP também pontuou os critérios que, em sua avaliação, mais contribuíram para o resultado. Entre eles, aspectos que já vinham se consolidando desde a avaliação anterior, como a qualidade da formação discente, evidenciada pela produção científica de alunos e egressos e pela sólida inserção profissional dos mestres e doutores formados pelo Programa; além da produção intelectual qualificada do corpo docente, com publicações de impacto e produtos técnico-científicos; e a organização curricular, a infraestrutura acadêmica e os processos sistemáticos de autoavaliação, todos avaliados de forma muito positiva.

"Nesta avaliação, entretanto, um avanço especialmente significativo foi o fortalecimento do impacto social, econômico e cultural das pesquisas, que passou a ocupar posição de destaque. Esse impacto se expressa na ampliação e qualificação de projetos de extensão, na atuação junto a políticas públicas e em iniciativas consistentes de difusão científica, reafirmando o compromisso do Programa com a transformação social e o desenvolvimento regional", finaliza.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e contribui, principalmente, para o ODS 4 – Educação de Qualidade, o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, além de dialogar com o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Ao destacar o reconhecimento nacional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, a iniciativa fortalece a formação de mestres e doutores e a produção científica, com impacto social e articulação com políticas públicas, projetos de extensão e redes institucionais.