sex, 6 julho 2018 10:11
1.532 alunos realizam o sonho da Graduação
A Universidade de Fortaleza realizou, na noite do dia 5 de julho, a cerimônia de Colação de Grau do semestre 2018.1, na Praça Central do Campus. Na presença de familiares, professores e amigos, 1.532 formandos de 38 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica realizaram o sonho acalentado desde que ingressaram na universidade.
A cerimônia contou com a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, Lenise Queiroz Rocha, do chanceler Edson Queiroz Neto e da reitora Fátima Veras, além de vice-reitores, diretores de centros, coordenadores e professores, e teve a participação musical da Camerata e do Coral da Unifor.
O juramento foi feito pelo aluno João Paulo Nunes Alves, formando do Centro de Ciências da Saúde. Já a aluna Luísa de Campêlo Maciel Ribeiro, concludente de Psicologia, falou em nome dos formados e lembrou a trajetória realizada nas dependências da Unifor: “Recebemos mais do que a educação preparatória para o futuro da profissão que escolhemos, pois, além dos conhecimentos, estiveram presentes a amizade e a atenção personalizada que nortearam nossa jornada”.
Em seguida, o juiz Marcelo Roseno de Oliveira, ex-aluno da Unifor e professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ressaltou a excelência dos profissionais recém-graduados: “Temos a certeza de que os desafios que todas e todos enfrentarão a partir de agora serão grandiosos, mas que carregam consigo a base de uma formação profissional sólida, que lhes permitirá alcançar êxito em suas escolhas, honrando a tradição dos egressos da Unifor”.
O chanceler da Universidade de Fortaleza, Edson Queiroz Neto, lembrou os 45 anos da instituição, responsável pela formação de cem mil profissionais, e destacou o papel da Unifor: “A melhor instituição de ensino do Norte e Nordeste tem o compromisso firmado com o Ceará, com a região Nordeste e com o Brasil, de contribuir com o desenvolvimento econômico e com o bem-estar social”.
Ao fim do discurso, o chanceler Edson Queiroz Neto destacou que “é hora de assumir o papel de profissional e de cidadão com as condições que a Unifor proporcionou: o conhecimento, a riqueza de sonhos e a sensibilidade pela arte”. A cerimônia da colação de grau foi encerrada com a tradicional queima de fogos.
Bolsa Yolanda Queiroz
Os graduandos que apresentaram maior excelência com relação às médias dos seus respectivos centros acadêmicos receberam a Bolsa de Estudos de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, com validade de até dois anos para ser requerida pelo aluno. Criada com o objetivo de reconhecer talentos e esforços, a Bolsa Yolanda Queiroz poderá ser requerida pelos premiados entre Especialização e Mestrado Acadêmico de forma gratuita.
As bolsas foram entregues pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a cinco concludentes: Ana Cláudia Freire Barreto Lima, de psicologia, Julio Alves da Silva Neto, de engenharia civil, Livia Chaves Leite, de direito, Luiza Alves Braga, de administração, e Lysia Maria Memória Viana, dos cursos superiores de tecnologia.
Pós-Unifor
Durante a colação deste semestre, a Pós-Unifor se fez presente com a Caixa dos Sonhos, desta vez com uma ação de realidade virtual. Ao visitarem a Caixa dos Sonhos, os alunos realizaram uma viagem ao espaço e escreveram nas estrelas seus sonhos.
Discursos proferidos na Colação de Grau
Chanceler Edson Neto
“Tornem-se líderes de suas vidas nas novas etapas que surgirão”
Chanceler Edson Queiroz Neto
Senhoras e senhores, caríssimos graduandos, boa noite!
Com a mesma emoção que tem marcado as solenidades de colação de grau, hoje, celebramos entusiasmados a nossa octogésima quinta cerimônia de formatura da Universidade de Fortaleza, Unifor, da Fundação Edson Queiroz.
Somos mais de cem mil formados pela Unifor, com 45 anos de história consolidada em ensino, pesquisa e extensão. A melhor instituição de ensino do Norte e Nordeste tem o compromisso firmado com o Ceará, com a região Nordeste e com o Brasil, de contribuir com o desenvolvimento econômico e com o bem-estar social.
Nesse sentido, impõe-se reconhecer o sujeito determinante na educação e, para isso, vale lembrar a emblemática frase do monarca, Dom Pedro II, a qual tributo homenagem a todos os professores da Unifor: “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. Nossa gratidão!
Neste momento, em que o mundo se une em torno do esporte mais apreciado pelo brasileiro, o futebol, não esqueçamos do futuro eleitoral que se aproxima, pois é nosso dever e obrigação escolher o Presidente, os Governadores e a maior parte do Congresso Nacional. Sejamos ativos, conscientes e politizados, orientando-nos pela moral e ética, para reconhecermos os representantes que sejam dignos de exercer o poder com idoneidade e altruísmo, na busca de uma sociedade mais justa.
Caros formandos,
Sabemos que vocês têm a instrução em suas mentes, a arte em suas mãos, a força e a energia da inovação em seus corações, para desde já trabalhar no presente as mudanças necessárias que possibilitem alcançar horizontes mais promissores e, assim, construir o futuro objetivado.
É hora de assumir o papel de profissional e de cidadão com as condições que a Unifor proporcionou a vocês: o conhecimento, a riqueza de sonhos e a sensibilidade pela arte. Tornem-se líderes de suas vidas nas novas etapas que surgirão, e que os conhecimentos e valores aprendidos neste campus se materializem em ações pelo mundo.
Sucesso a todos vocês!
Professor Marcelo Roseno (CCJ)
“Deem à vida o que ela nos pede: muita, muita coragem!”
Juiz e professor Marcelo Roseno
Presidente da Fundação Edson Queiroz – Sra. Lenise Queiroz Rocha,
Chanceler da Universidade de Fortaleza - Sr. Edson Queiroz Neto;
Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza - Profa. Fátima Maria Fernandes Veras;
Excelentíssimas autoridades presentes;
Estimados colegas professoras e professores;
Caríssimos formandos,
Boa Noite!
Com imensas alegria e responsabilidade, recebi a indicação para, nesta noite, saudá-los em nome do corpo docente da Universidade de Fortaleza.
Mais do que por reconhecimento a méritos pessoais, os quais, por certo, seriam encontrados em maior escala em muitos de meus briosos colegas, compreendi a gaudiosa nomeação como uma forma de homenagear a própria Unifor e sua história. Afinal, há pouco mais de 20 (vinte) anos, estive na mesma condição em que estão hoje, concluindo o curso de graduação, no qual ingressara em 1992. Anos mais tarde, já profissional formado, dedicando-me, com orgulho, à nobilíssima carreira da magistratura estadual, regressei à Unifor, desta feita como aluno de pós-graduação, e aqui tive a oportunidade de galgar os graus de Mestre e Doutor em Direito Constitucional, tornando-me, também, professor do Centro de Ciências Jurídicas, encargo que desempenho com muita honra há mais de uma década.
Permito-me tal registro, embora aparentemente pessoal, para revelar-lhes que a missão foi confiada na noite de hoje, a mim, guarda muito, como disse, do reconhecimento da Unifor à história de seus alunos, ex-alunos e professores.
E tomo a tarefa convicto de constituir elevado desafio buscar expressar, nesta breve oração, os sentimentos que nos alcançam – a mim e aos colegas docentes – diante da celebração de tão expressiva vitória, hoje compartilhada por todos vocês (graduandos), familiares e amigos, mas que, com felicidade, também é nossa.
No cotidiano de nossas atividades, nas salas de aula ou nos mais variados ambientes da formação acadêmica, compartilhamos vivências e sentimentos e nos projetamos em cada um de nossos alunos. O sucesso de cada um é também o nosso. A nossa maior recompensa é, sem dúvida, imaterial, e brota a cada vez em que conseguimos, ainda que silenciosamente, tocá-los...sensibilizá-los…inspirá-los.
Assim, a alegria que todas e todos celebram nessa noite é compartilhada pelos que estivemos, estamos e seguiremos construindo a história desta instituição, exercendo o encargo tão árduo, mas ao mesmo tempo tão nobre, que é o da “ensinagem”, termo próprio para expressar, com fidedignidade, a relação mútua que travamos diariamente, quando ao buscarmos ensinar, invariavelmente, aprendemos.
Temos a certeza de que os desafios que todas e todos enfrentarão a partir de agora serão grandiosos, mas que carregam consigo a base de uma formação profissional sólida, que lhes permitirá alcançar êxito em suas escolhas, honrando a tradição dos egressos da Unifor, que despontam no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas, como agentes em busca permanente pela excelência.
Em tempos de mudanças constantes, da vida conectada e em rede, da quebra de paradigmas e da modernidade líquida, que produz e destrói, com efemeridade, perfis e fenômenos, parece fundamental que todos tenham sempre à frente a necessidade do cultuar, de modo intransigente e firme, valores éticos e humanísticos.
Para a violência, a intolerância e o medo que gravam nossa era, que respondam com a segurança, o respeito às diferenças e a alteridade, e que saibam exercer o dom de ouvir. Praticar a escuta serena e compreensiva, tão esquecida em nossos dias.
Para o desapreço à república e à cidadania, que teima em nos marcar, atavicamente, como nação, que nutram a exata compreensão de que somente serão respeitadas quando, a partir de pequenos gestos, tivermos a dimensão do espaço público e dos valores coletivos, destruídos pelas corruptelas, pretensa e equivocadamente veniais, do dia a dia.
Esperamos, todas e todos, com vigor, que construam carreiras vitoriosas, primando pela busca do aperfeiçoamento profissional constante, pelo respeito aos colegas e aos destinatários de suas atividades, e carreguem sempre, de modo notável, as lições colhidas em todos esses anos de prazerosa e já saudosa convivência.
Desejamos, enfim, que tenham, doravante, muito êxito em seus caminhos, mais vitórias e conquistas a celebrar, e que deem à vida, como o disse a primorosa lição de Guimarães Rosa, o que ela nos pede: muita, muita CORAGEM!
Muito obrigado!
Aluna Luísa Campêlo Maciel Ribeiro (Psicologia)
“Ousamos dizer, então, que tudo valeu a pena!”
Aluna Luísa de Campêlo Maciel Ribeiro
Presidente da Fundação Edson Queiroz - Sra. Lenise Queiroz Rocha,
Chanceler da Universidade de Fortaleza - Sr. Edson Queiroz Neto
Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza - Profa. Fátima Maria Fernandes Veras,
Excelentíssimas Autoridades presentes,
Senhores Professores e Professoras,
Caros Colegas Formandos,
Senhoras e Senhores,
Boa Noite!
Munidos de sonhos e ideais, chegamos nesta Casa onde fomos forjados e moldados, em busca da nossa preparação profissional. Como materializar e harmonizar o ideal sonhado com as ferramentas do saber? Shakespeare sinalizou: “Se seus sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces...” E, com a base familiar, começamos a construí-los nesta magnífica e respeitada Instituição.
Na edificação de nosso saber, além do privilégio de estarmos nesta Academia cujo lema é “Ensinar e Aprender”, onde se irmanam a ciência e o humanismo, sentimo-nos bem acolhidos com dignidade e afeto. Aqui, recebemos mais do que a educação preparatória para o futuro da profissão que escolhemos, pois, além dos conhecimentos, estiveram presentes a amizade e a atenção personalizada que nortearam nossa jornada.
Todo um aparato educacional nos foi disponibilizado, estando sempre visíveis a faceta humanizada e a excelência dos nossos mestres. Formou-se, então, uma verdadeira inter-relação acadêmica que nos fez crescer e amadurecer juntos. Ousamos dizer, então, que tudo valeu a pena! Agora, neste momento mágico, iniciamos a próxima etapa, que é a aplicação de nosso conhecimento, engenho e arte para servir à Sociedade. A grandeza da missão assusta, mas não temos medo. Por isso, e para isso, estamos aqui.
Não poderíamos deixar de agradecer aos que nos guiaram e apoiaram nesses anos de intensa formação acadêmica: funcionários, professores, diretores de centro, coordenadores de curso, Reitora, Chanceler e tantos outros que perpassaram nossos caminhos. Estamos muito honrados por sermos graduados pela Universidade de Fortaleza e, por isso, reafirmamos o compromisso de refletir na sociedade a dignidade, a seriedade, a ética e o compromisso que aprendemos. Por isso, expressamos nossa gratidão aos Senhores e às Senhoras que estarão sempre em nossas memórias como exemplos de dedicação, competência e compromisso com o saber e o dever.
Pelo muito que recebemos, iremos devolver à sociedade o resultado do nosso trabalho, com dedicação, respeito e dignidade, pois o maior objetivo agora é servir ao próximo. Paulo Freire refletiu sobre esta necessidade ao afirmar que “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda!” Faremos, SIM, a nossa parte! Para isso, estamos aqui para selarmos o compromisso oficial.
Sincera e comovida gratidão às nossas famílias que dispenderam muita energia, carinho e apoio para embalar os nossos sonhos. Fiquem certos de que iremos honrar tão incansável esforço. Saibam que a nossa real emoção se junta à satisfação de vocês em terem cumprido vitoriosamente a missão da qual, nesta noite, somos o resultado.
Nossos familiares e a Universidade investiram fortemente para termos o conhecimento científico com humanismo, o que nos torna preparados para a ação. Portanto, caminhará conosco o compromisso de contribuir para a transformação e a melhoria da nossa região, que necessita e anseia por receber o melhor de nosso agir profissional.
Esperamos sinceramente contribuir, como profissionais e cidadãos, com a construção de um mundo mais solidário, justo e saudável. Agora, caminhemos, pois é hora de validar e construir nosso futuro, sempre inspirados pelas cálidas e encorajadoras palavras do chanceler Edson Queiroz: "Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho."
Muito obrigada!