Aluno da Unifor é finalista de prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará

ter, 30 abril 2024 14:19

Aluno da Unifor é finalista de prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará

David Oliveira Almeida vai participar da final nesta quinta-feira com trabalho sobre o Método da Rigidez Direta


A premiação tem o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar a produção acadêmica das áreas da engenharia, agronomia e geociências (Foto: Arquivo pessoal)
A premiação tem o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar a produção acadêmica das áreas da engenharia, agronomia e geociências (Foto: Arquivo pessoal)

O aluno David Oliveira Almeida, do curso de Engenharia Civil, da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está entre os finalistas da terceira edição do Prêmio TCC, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), com o trabalho “Desenvolvimento de Software para Análise Linear de Estruturas Reticuladas Tridimensionais usando o Método da Rigidez Direta”.

O Prêmio TCC, realizado entre 35 instituições públicas e privadas de ensino superior no Ceará, tem o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar a produção acadêmica das áreas da engenharia, agronomia e geociências, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em produtos, processos e serviços para a sociedade brasileira, bem como, promover aproximação entre a academia e a indústria.

Na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, os três finalistas das três categorias do Prêmio TCC farão apresentação formal de seus trabalhos, sendo premiado o vencedor em cada uma delas. O aluno da Unifor concorre na categoria de engenharia civil, ambiental e sanitária.

A chegada de David Almeida à grande final foi bastante comemorada pela coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unifor, professora Débora Carla Barboza de Souza: “É com grande alegria que recebemos essa notícia. É ainda mais notável que o nosso aluno tenha sido o único representante de uma instituição de ensino superior particular nessa categoria. Este reconhecimento é testemunho do talento e dedicação exemplares que caracterizam nossa comunidade acadêmica”.

Segundo a professora Débora Carla, “o trabalho realizado por David na pesquisa e desenvolvimento do software demonstra profundo entendimento dos conceitos teóricos da análise estrutural, além de uma qualidade técnica impressionante. Como coordenadora parabenizo a todos os envolvidos por este feito notável, que destaca nossa excelência acadêmica e inovação em engenharia civil”.

A pesquisa realizada pelo aluno David Almeida e orientada pelo professor Ítalo Salomão demonstra profundo entendimento dos conceitos teóricos da análise estrutural, particularmente no que se refere ao Método da Rigidez Direta. “A implementação deste método em um software representa contribuição significativa para a engenharia civil, ao oferecer uma ferramenta valiosa para a análise de estruturas complexas em três dimensões”, complementa.

A qualidade técnica do software evidencia alto nível de competência em programação e engenharia de software. “A interface intuitiva e as funcionalidades abrangentes do aplicativo tornam-no não apenas uma ferramenta poderosa para profissionais da área, mas também recurso educacional valioso para alunos de engenharia civil”, finaliza professora Débora Carla.

Sobre o Método da Rigidez Direta

O método da rigidez direta, também denominado método matricial da rigidez e método dos deslocamentos (em inglês direct stiffness method - DSM) é um método de cálculo aplicável a estruturas hiperestáticas de barras que se comportam de forma elástica linear. Este método é adequado para realizar análise computacional de qualquer estrutura, incluindo estruturas estaticamente indeterminadas.


A interface e as funcionalidades tornam o software uma ferramenta poderosa para profissionais da área (Foto: Arquivo pessoal)