Alunos de Direito da Unifor lançam ação de conscientização sobre violência contra a mulher

qui, 6 novembro 2025 09:29

Alunos de Direito da Unifor lançam ação de conscientização sobre violência contra a mulher

A iniciativa está em consonância com o ODS 5 – Igualdade de Gênero, que busca promover a igualdade de direitos e o empoderamento de mulheres e meninas. Foto: Getty Images.
A iniciativa está em consonância com o ODS 5 – Igualdade de Gênero, que busca promover a igualdade de direitos e o empoderamento de mulheres e meninas. Foto: Getty Images.

Por meio de uma iniciativa promovida pelo Curso de Direito, a Universidade de Fortaleza — instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz — realiza, a partir do dia 10 de novembro, uma ação que integra as atividades de extensão curricular desenvolvidas por alunos do sexto semestre da disciplina Direito das Famílias. A proposta consiste na exposição de totens interativos com imagens e mensagens que buscam provocar reflexão e conscientização sobre comportamentos e práticas de violência simbólica e cotidiana que, muitas vezes, são naturalizadas.

Os totens estarão expostos no hall do Bloco K. Neles, estarão frases como: "Desse jeito só pode ser mal-amada!" e "Isso que dá votar em mulher!". A professora Hérika Bezerra de Menezes, responsável pela disciplina, explica que, ao longo do semestre, os alunos aprimoraram habilidades de compreensão, interpretação e aplicação do conteúdo jurídico a partir da análise das desigualdades de gênero existentes na sociedade — especialmente no contexto familiar — e das implicações jurídicas e sociais delas decorrentes. Ela destaca, ainda, o alinhamento da proposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

“A disciplina, ofertada no sexto semestre do curso de Direito, está vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, que busca promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. Assim, como desdobramento das discussões realizadas em sala de aula, propomos uma atividade de aplicação prática voltada ao ambiente universitário, com o intuito de dar visibilidade às diferentes formas de violência contra a mulher presentes nas relações afetivas e, dessa forma, estimular a identificação de situações abusivas”, finaliza.


Esta ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance do ODS 5 – Igualdade de Gênero, que visa promover a equidade e o empoderamento de mulheres e meninas. A iniciativa também se conecta aos ODS 4 – Educação de Qualidade, ao incentivar práticas pedagógicas transformadoras e reflexões críticas no ambiente universitário, e ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao fomentar o respeito aos direitos humanos e a cultura de não violência.

Por meio de atividades de extensão curricular que integram ensino, pesquisa e responsabilidade social, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com a formação cidadã, com a promoção da igualdade de gênero e com o fortalecimento de valores éticos e inclusivos que contribuem para o desenvolvimento sustentável.