null Alunos de Engenharia Civil podem ter diploma brasileiro e português. Edital lançado para Dupla Titulação

Qua, 27 Fevereiro 2019 14:01

Quatro alunos serão selecionados para programa com a Instituto Politécnico de Bragança. Inscrições de 11 a 22 de março de 2019.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET) (Foto: Divulgação)

O curso de Engenharia Civil da Unifor é o único curso do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) a oferecer o Programa de Dupla Titulação, que selecionará quatro alunos para intercâmbio internacional nos semestres 2019.2 e 2020.1.

Os alunos têm a possibilidade de solicitar as titulações a partir de parceria firmada entre a Unifor e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, garantindo, assim, a certificação de engenheiro civil brasileiro e português.

A experiência é mais uma oportunidade que a Unifor oferece aos seus alunos de ampliar aprendizados e evoluir profissionalmente, adquirindo conhecimentos do mercado mundial e se destacando com a internacionalização que um engenheiro civil precisa para se posicionar exponencialmente entre os melhores profissionais do ramo.

Como participar

Poderão inscrever-se para o processo seletivo os alunos do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, que preencham os seguintes requisitos:

• Ser maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2020;
  • Estar regularmente matriculado no curso de Graduação em Engenharia Civil da Unifor em 2019.1 e durante todo o processo de seleção;
  • Ter cursado efetivamente mais de 30% e menos de 75% dos créditos exigidos para a conclusão de seu curso de graduação até o término do semestre 2019.1;
  • Estar apto a cursar e se inscrever integralmente nas disciplinas referentes ao 5º e 6º períodos letivos da grande curricular do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com as disciplinas Expressão Gráfica, Resistência dos Materiais I, Mecânica dos Fluidos, Materiais de Construção Civil II já cursadas na Instituição de Origem e seus respectivos pré-requisitos.
  • Possuir performance média global (PMG) igual ou superior a 8,0 (oito).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 11 a 22 de março de 2019, no horário de 8h às 21h, na Secretaria dos cursos de Graduação em Engenharia Civil (sala J-06). O processo seletivo consistirá de uma entrevista, agendada para o dia 27 de março, às 15h, na sala J-19.

Documentação necessária

• Histórico Acadêmico atualizado;
  • Curriculum Lattes ou Vitae atualizado;
  • Declaração de matrícula regular;
  • Carta de Motivação de, no máximo, duas laudas, na qual deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do Programa;
  • Pelo menos duas Cartas de Recomendação, assinadas por dois professores diferentes que não façam parte da Comissão Avaliadora do Programa;
  • Cópia do passaporte com validade mínima até dezembro de 2020;
  • Formulário de aplicação devidamente preenchido a ser entregue no momento da inscrição;
  • Uma foto 3x4.

Sobre o IPB

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior e  integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET), cujos objectivos incluem a transferência de competências profissionais e a integração da investigação aplicada na sua missão educativa a nível profissional e tecnológico.

Fundado em 1983, o IPB é constituído por cinco escolas; quatro no Campus de Bragança e uma em Mirandela: Escola Superior Agrária de Bragança (ESA); Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT); Escola Superior de Educação de Bragança (ESE); Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa);e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG).

É importante que os candidatos leiam o edital de seleção na íntegra: Edital VREGRAD/VIREX Nº 02/2019