Atleta da Unifor integra comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 de Futsal

qua, 15 maio 2024 11:01

Carol Reis, estudante do curso de Gestão Financeira, foi convocada para assumir o cargo de preparadora de goleiras

Atleta da Unifor desde 2018, Carol será a primeira preparadora de goleiras da história na categoria (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é reconhecida nacionalmente por sua excelência acadêmica e esportiva. Alunos/atletas da instituição conquistam espaços de destaque nas mais diversas modalidades. Esse é o caso da estudante Carol Reis, que foi convocada para ser preparadora de goleiras da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 de Futsal.

Carol iniciou sua carreira no futsal aos 12 anos, participando de competições federadas que logo destacaram seu talento. Sua habilidade e dedicação a levaram a ser campeã com a seleção brasileira sub-20 em 2016, ano em que também foi nomeada entre as 10 melhores goleiras do mundo na categoria.

Sua jornada na Unifor teve início em 2018, por grande influência do professor Wilson Sabóia, com quem ela já havia trabalhado na seleção. A conexão com o docente foi determinante para sua decisão de cruzar o país e ingressar na universidade como estudante e atleta.

Carol Reis e o professor Wilson Sabóia (Foto: Arquivo pessoal)

Na Unifor, Carol aprimorou suas habilidades esportivas e investiu na sua formação acadêmica. Graduada em Educação Física e Marketing Digital, ela atualmente cursa Gestão Financeira, demonstrando um compromisso notável com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao mesmo tempo, a atleta foi se destacando como goleira nas categorias de futset, futsal e beach soccer, acumulando diversas conquistas em competições nacionais, como nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Seu desempenho ganhou tamanha notoriedade, que ela chamou atenção de todo Brasil, resultando em sua convocação.

"A sensação de ser convocada para integrar a seleção é indescritível", conta Carol, que retorna ao time após alguns anos, mas com uma nova missão. “Naquela época, fui campeã com a nossa primeira seleção feminina sub-20 do país. Hoje, poder voltar a essa mesma seleção como a primeira mulher preparadora de goleiras é uma sensação de muito orgulho e também de muita responsabilidade”, declara.

Carol reconhece a importância da Universidade de Fortaleza em sua jornada até alcançar essa conquista: “A Unifor foi imprescindível para esse meu sucesso profissional, porque talvez sem ela, sem as bolsas, sem o programa de incentivo aos atletas, eu não teria tido nem chegado a oportunidade de me formar como cidadã, de me formar como aluna, nem de ter todo o conhecimento hoje que eu busco e que eu tenho".

Nos últimos anos, Carol foi um dos grandes destaques da Unifor nos JUBs (Foto: Arquivo pessoal)

A convocação para a seleção representa um marco na carreira de Carol, refletindo tanto o avanço feminino no esporte quanto seu próprio crescimento profissional. Para ela, integrar a comissão técnica da Seleção Feminina Sub-20 de Futsal é um divisor de águas na sua trajetória de vida, que reforça a importância desse espaço que as mulheres vêm conquistando.

Com uma visão positiva para o futuro, Carol espera que seu trabalho na seleção seja um início promissor. "Espero que seja um trabalho muito leve, um bom pontapé inicial para eu mostrar minha cara, para eu mostrar o meu trabalho alí para a comissão. Espero poder me firmar também na seleção e trabalhar em conjunto. Quem sabe futuramente alcançar voos mais altos”, conclui.