qui, 26 fevereiro 2026 14:22
Centro de Ciências Tecnológicas realiza acolhida para alunos ingressantes
Iniciativa promoveu integração entre calouros, coordenações e serviços que fortalecem a vivência universitária desde o primeiro semestre

Estudar na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é ter acesso a uma formação que integra ensino, prática e oportunidades de aproximação com o mercado de trabalho desde os primeiros semestres. No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor, essa proposta se concretiza em cursos voltados às demandas da área tecnológica e em atividades que estimulam a vivência acadêmica e a integração entre os estudantes.
Na manhã e noite da última terça-feira, 23 de fevereiro, o Centro realizou a acolhida dos alunos ingressantes no Teatro Celina Queiroz, reunindo discentes, direção e coordenações em um momento de apresentação da estrutura acadêmica e dos serviços de apoio. A iniciativa deu as boas-vindas aos novos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Interiores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e de Produção.
Realizadas em dois turnos, as atividades tiveram início com a recepção dos ingressantes em sala pelos professores e seguiram para o teatro com a exibição do vídeo institucional de boas-vindas, a apresentação de informações gerais e de iniciativas como o programa Amigo Nota 10, além da campanha #SouCCT.
Na ocasião, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, professor Jackson Sávio, apresentou a equipe gestora, e o encontro foi encerrado com a exibição do vídeo do Dia T, marcando o momento de integração entre os novos alunos e a comunidade acadêmica.
Experiência de acolhimento
Para o estudante Samuel Araújo, do 3º semestre de Engenharia de Computação, a escolha pela Unifor foi influenciada pelo exemplo de familiares formados pela instituição e pelas oportunidades oferecidas.
“Eu vejo a Unifor como a universidade que mais iria me proporcionar crescimento cultural, acadêmico e profissional, além da forte divulgação de intercâmbios”, destacou. Sobre a participação na acolhida, ele ressaltou que a experiência foi ainda mais significativa por poder falar aos novos alunos.
Segundo Samuel, transmitir a ideia de que a universidade é “um mundo gigante de coisas novas que você pode descobrir e alcançar” e perceber o sentimento de companheirismo dentro da instituição foram aspectos que mais o marcaram.
Já o aluno Matheus Diógenes, do 6º semestre de Ciência da Computação, afirmou que escolheu a universidade pela qualidade assegurada, pela estrutura e pela referência dos professores, informações que recebeu de amigos veteranos antes de ingressar.
“Estamos falando da maior universidade da região, a maior do Norte e Nordeste. Então, eu sabia que qualidade seria algo que ia ser assegurado se eu viesse estudar aqui”, ressalta.
Ele destacou que participar da programação foi gratificante. O estudante explicou que aceitou o convite também pelo desejo de ajudar outros alunos, assim como foi auxiliado no início da graduação, quando também tinha curiosidade em relação aos serviços e às possibilidades da instituição.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.