Com Residência em Geriatria e Programa de Mestrado, Medicina é destaque na Unifor

qua, 28 julho 2021 14:32

Com Residência em Geriatria e Programa de Mestrado, Medicina é destaque na Unifor

 Conheça os diferenciais que elevam o nível científico da Universidade de Fortaleza na área da saúde


Na Unifor, os estudantes de Medicina podem participar dos projetos de pesquisa ligados à Pós-Graduação (Foto: Ares Soares)
Na Unifor, os estudantes de Medicina podem participar dos projetos de pesquisa ligados à Pós-Graduação (Foto: Ares Soares)

Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento socioeconômico, científico
e cultural da sociedade, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, preocupa-se com a excelência acadêmica, buscando diferenciais que causem impacto na formação de seus estudantes. O curso de Medicina é um dos que se beneficiam disso: ele conta com um Programa de Residência Médica próprio, iniciado em 2015, na área de Geriatria; e, caso queiram dar continuidade aos estudos, os discentes têm à disposição um Programa de Mestrado em Ciências Médicas (PPGCM) oferecido pela Universidade, do qual  já se aproximam ainda nos anos de graduação.

“A existência de um Programa de Mestrado e de um Programa de Residência na mesma instituição agrega muito valor ao curso de graduação em Medicina”, explica o coordenador Eduardo Jucá. “O estudante de graduação tem a oportunidade de participar dos projetos de pesquisa que acontecem no contexto do mestrado no papel de alunos de iniciação científica, o que contribui muito para sua formação e o prepara para exercer a Medicina com base em avanços científicos”.

De acordo com ele, o Programa de Mestrado em Ciências Médicas da Pós-Unifor, uma pós-graduação stricto sensu com ênfase em pesquisa e desenvolvimento docente, eleva o nível científico geral da instituição, pois dissemina os benefícios da realização dos projetos em diversas áreas. 

Enquanto isso, a capacitação em uma determinada especialidade a partir do Programa de Residência em Geriatria aproxima o estudante de graduação da prática profissional e antecipa o exercício de competências fundamentais no exercício da profissão. “A coexistência dos programas de mestrado e de residência na Unifor é um grande diferencial para a instituição, preenchendo diversos campos da formação médica”, ressalta Jucá.

Residência “em casa”

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza contam com o Programa de Residência Médica em Geriatria há seis anos, quando foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo a primeira residência médica interna da Unifor, o projeto foi elaborado seguindo as recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Paliativa e possui um corpo docente de excelência.

“Nossa Residência de Geriatria tem como objetivo geral capacitar médicos a realizar prevenção, diagnóstico e tratamento especializado nas questões de saúde do indivíduo idoso, compreendendo as peculiaridades do processo do envelhecimento e seu aspecto multidimensional”, explica Rosina Gabriele, docente do curso de Medicina e responsável pelo Programa.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, apenas 0,5% dos médicos especialistas no Brasil são geriatras, um total de 2.010 profissionais da área no ano de 2020. Desses, apenas 57 atuam no Ceará, estado que possui 12% da sua população constituída por idosos.

A prioridade atual, de acordo com a professora Rosina, é formar profissionais que saibam reconhecer as principais síndromes geriátricas e a importância da avaliação multidimensional e abordagem interdisciplinar na atenção à saúde desse público crescente. “Além disso, o Residente de Geriatria deverá receber treinamento e orientação para conhecer e compreender o processo de envelhecimento e ter habilidades e atitudes para atuar na promoção, prevenção, manutenção e reabilitação da saúde do idoso, modificando o meio onde atua”, conclui.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor possui conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele foi concebido com o objetivo de promover capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais (docentes), de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo.

Para a professora Adriana Rolim, coordenadora do Programa, “existe uma forte conexão entre o Mestrado em Ciências Médicas (PPGCM) e o curso de graduação em Medicina da Unifor. [Cerca de] 80% do corpo docente do PPGCM também atua no curso de Medicina, vário(a)s docentes do curso de Medicina cursaram mestrado no PPGCM e vário(a)s egresso(a)s do PPGCM posteriormente foram contratado(a)s como docentes do curso de Medicina”. 

Ela também destaca que, além da aproximação existente entre ambos, o curso de Medicina funciona como campo de prática docente para o corpo discente do PPGCM, assim como vários(as) discentes do curso de graduação participam de projetos de pesquisa orientados por docentes do Programa de Pós-Graduação. “Essa integração fortalece a formação de graduando(a)s e pós-graduando(a)s, fomentando a geração de conhecimento e o desenvolvimento acadêmico”, reconhece Adriana.