null CSE Informa: Conheça a história por trás do Dia Internacional das Mulheres

Seg, 18 Março 2024 14:39

CSE Informa: Conheça a história por trás do Dia Internacional das Mulheres

Instituída pela ONU, a data celebrada todo dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas em 1917


No mês de março, a coluna CSE Informa traz uma série de textos que vão refletir sobre o papel das mulheres no campo da ciência (Ilustração: Getty Images)
No mês de março, a coluna CSE Informa traz uma série de textos que vão refletir sobre o papel das mulheres no campo da ciência (Ilustração: Getty Images)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) tem o objetivo de homenagear mulheres ao redor do mundo em suas diversas culturas e histórias. No entanto, é importante lembrar que essa data tornou-se mundialmente famosa devido à icônica marcha em que milhares de mulheres se reuniram em protesto na Rússia em 1917, conhecida como a marcha de "Pão e Paz".

A manifestação visava melhores condições de trabalho, salários mais justos – já que as mulheres recebiam menos do que os homens proletários –, uma carga horária menor, estruturas de trabalho mais seguras, entre outros quesitos. A marcha também protestava contra as ações do Czar da Rússia, Nicolau II. 

Durante o século 20, ocorreram diversos outros movimentos da luta das mulheres por igualdade, como a greve das trabalhadoras da fábrica de confecção de camisas Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York, em 1908. 


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 (Ilustração: Getty Images)

Na contemporaneidade, o dia das mulheres é lembrado como sinônimo de feminilidade, rosas e chocolates. No entanto, ainda que presentes sejam bem-vindos, é necessário não perder o propósito da data que é, além de tudo, política. O dia 8 de março é, em sua essência, a celebração da luta revolucionária das mulheres por igualdade social.

É certo que já houve muito avanço, mas ainda há muito a melhorar socialmente quanto ao reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho. Um dos fatores é possibilitar a real visibilidade às mulheres em suas diversas áreas de atuação profissional. 

Afinal, quais ações as empresas podem desenvolver para ajudar nessa luta feminina por igualdade? 

  • Salários iguais para homens e mulheres que atuem nas mesmas funções;
  • Editais que contemplem mulheres pesquisadoras;
  • Vagas direcionadas a mulheres, levando em conta a necessidade de um corpo trabalhista mais diverso e justo;
  • Debates e rodas de conversa sobre o tema de gênero como foco;
  • Capacitação de liderança para mulheres;
  • Incentivo à leitura de mulheres pesquisadoras, da literatura, tecnologia, saúde, artes e demais áreas.

Sobre a Coluna CSE Informa

A Coluna CSE Informa é um trabalho em conjunto com o setor de Comunicação da Universidade de Fortaleza e traz matérias que englobam o mundo da pesquisa e da produção de periódicos acadêmicos. O Conselho Superior de Editoração (CSE) é um setor que organiza as cinco revistas da Unifor: Revista Pensar de Ciências Jurídicas, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Revista Ciências Administrativas, Revista Subjetividades e Revista Tecnologia.

Conheça as mulheres que trabalham no Conselho Superior de Editoração

Juliana Pinto


(Foto: Arquivo pessoal)

Gestora do Conselho Superior de Editoração (CSE), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor. É graduada em Fisioterapia e mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza, além de doutora em Avanços e Pesquisa sobre Deficiência pela Universidade de Salamanca, Espanha. Compõe o corpo docente do curso de Fisioterapia da Unifor, é coordenadora do Grupo de Estudo RespiraFisio e coordenadora pedagógica da Especialização em Fisioterapia em UTI Adulto. É membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Editores Científicos e responsável técnica na Companhia do Médico.

Aliria Aiara Duarte


(Foto: Arquivo pessoal)

Mestre em Artes e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua no CSE como revisora, é colunista quinzenal do CSE Informa no Jornal Unifor Notícias, e, esporadicamente, em produções culturais de eventos da Unifor. Tem 10 anos de experiência em docência superior na modalidade EAD do curso de Letras da UFC e vasta experiência em produção de conteúdo educacional. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre mulheres na arte urbana em parceria com a UFC.

Gabriela Gomes


(Foto: Arquivo pessoal)

Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é bibliotecária do Conselho Superior de Editoração (CSE). Possui experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, e publicação de obras na área de literatura infanto-juvenil.

Maria Eduarda Euzébio


(Foto: Arquivo pessoal)

É assistente administrativa e trabalha no CSE auxiliando no acompanhamento dos artigos submetidos às revistas da Unifor, além de revisar e conferir os resumos dos textos, ajudar na coleta e na qualidade dos metadados das autorias e editar documentos diversos. É também estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente está desenvolvendo uma pesquisa direcionada à democratização e divulgação da ciência por meio da análise de políticas públicas de amparo à pesquisa. Atua também na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) como estagiária, auxiliando no atendimento e desenvolvendo atividades voltadas à cultura.

A coluna “CSE Informa” é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal “Unifor Notícias Mobile”.