Docentes da Unifor são homenageados em solenidade de nove anos da Academia Cearense de Direito

ter, 16 dezembro 2025 09:49

Docentes da Unifor são homenageados em solenidade de nove anos da Academia Cearense de Direito

Além das homenagens, foram empossados os novos acadêmicos honorários da Academia


A solenidade aconteceu na última sexta-feira, dia 12, na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará - Foto: Ares Soares
A solenidade aconteceu na última sexta-feira, dia 12, na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará - Foto: Ares Soares

Em solenidade realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, membros do corpo docente da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, foram homenageados pela Academia Cearense de Direito, em alusão aos seus nove anos de existência. O momento ocorreu na sexta-feira (12).

Na ocasião, o reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, representado pelo professor doutor em Direito Constitucional da universidade, Marcelo Ponte, foi homenageado com a Placa Preito de Gratidão. Já o professor da Unifor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima, recebeu a Medalha Prof. Arnaldo Vasconcelos 2025.

A solenidade também marcou a entrega do Prêmio Academia Cearense de Direito à Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca) e a posse dos novos acadêmicos honorários da Academia: a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; o deputado federal André Figueiredo; e a defensora pública do Ceará, Sâmia Farias.

Professor doutor em Direito Constitucional da Unifor, Marcelo Ponte - Foto: Ares Soares

Após receber a homenagem das mãos de Roberto Victor, presidente da Academia Cearense de Direito, o professor Marcelo Ponte agradeceu a honraria em nome do reitor da Unifor. “Recebo com profunda honra e sincera gratidão a distinção concedida pela Academia Cearense de Direito, instituição cuja trajetória ilumina o pensamento jurídico e fortalece os pilares éticos que sustentam a nossa sociedade”, destacou.

O professor Martônio Mont'Alverne agradeceu a homenagem e ressaltou a figura do jurista Arnaldo Vasconcelos, que dá nome à honraria.

Professor da Unifor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima. - Foto: Ares Soares

“Para mim, é motivo de alegria receber esta homenagem. Estou sensibilizado, porque se trata de uma pessoa, de um docente no verdadeiro sentido da palavra: acadêmico, de produção intelectual, respeitado no Ceará, no Brasil e fora do Brasil. Então, isso ganha para mim um sentido completamente alvissareiro, ao saber que as palavras e as lições do professor Arnaldo, de alguma maneira, permanecem vivas em todos nós”, ressaltou.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e do ODS 10 – Redução das Desigualdades.

A Universidade de Fortaleza reforça, assim, seu compromisso com a valorização do trabalho e do desenvolvimento profissional por meio da educação e da atuação institucional (ODS 8), ao mesmo tempo em que contribui para a ampliação de oportunidades e para a promoção da inclusão e da equidade (ODS 10).