ter, 16 dezembro 2025 09:49
Docentes da Unifor são homenageados em solenidade de nove anos da Academia Cearense de Direito
Além das homenagens, foram empossados os novos acadêmicos honorários da Academia

Em solenidade realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, membros do corpo docente da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, foram homenageados pela Academia Cearense de Direito, em alusão aos seus nove anos de existência. O momento ocorreu na sexta-feira (12).
Na ocasião, o reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, representado pelo professor doutor em Direito Constitucional da universidade, Marcelo Ponte, foi homenageado com a Placa Preito de Gratidão. Já o professor da Unifor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima, recebeu a Medalha Prof. Arnaldo Vasconcelos 2025.
A solenidade também marcou a entrega do Prêmio Academia Cearense de Direito à Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca) e a posse dos novos acadêmicos honorários da Academia: a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; o deputado federal André Figueiredo; e a defensora pública do Ceará, Sâmia Farias.
Após receber a homenagem das mãos de Roberto Victor, presidente da Academia Cearense de Direito, o professor Marcelo Ponte agradeceu a honraria em nome do reitor da Unifor. “Recebo com profunda honra e sincera gratidão a distinção concedida pela Academia Cearense de Direito, instituição cuja trajetória ilumina o pensamento jurídico e fortalece os pilares éticos que sustentam a nossa sociedade”, destacou.
O professor Martônio Mont'Alverne agradeceu a homenagem e ressaltou a figura do jurista Arnaldo Vasconcelos, que dá nome à honraria.
“Para mim, é motivo de alegria receber esta homenagem. Estou sensibilizado, porque se trata de uma pessoa, de um docente no verdadeiro sentido da palavra: acadêmico, de produção intelectual, respeitado no Ceará, no Brasil e fora do Brasil. Então, isso ganha para mim um sentido completamente alvissareiro, ao saber que as palavras e as lições do professor Arnaldo, de alguma maneira, permanecem vivas em todos nós”, ressaltou.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e do ODS 10 – Redução das Desigualdades.
A Universidade de Fortaleza reforça, assim, seu compromisso com a valorização do trabalho e do desenvolvimento profissional por meio da educação e da atuação institucional (ODS 8), ao mesmo tempo em que contribui para a ampliação de oportunidades e para a promoção da inclusão e da equidade (ODS 10).