null Espaço Cultural Unifor realiza abertura virtual de "Águas de Março"

Espaço Cultural Unifor realiza abertura virtual de "Águas de Março"

Nova mostra de Sérgio Helle é inspirada nos ciclos da vida e tem conexão com acervos da Universidade de Fortaleza.

50 trabalhos estão na maior mostra individual do artista. A exposição celebra meio século da Fundação Edson Queiroz (Foto: Divulgação)

Resurgentis e Paradisus são as duas séries que integram a nova exposição do Espaço Cultural Unifor, cuja abertura virtual será no dia 30 de março. A transmissão será realizada às 19h pela TV Unifor e pelos perfis da Universidade de Fortaleza no Instagram e YouTube (@uniforcomunica) e no Facebook (@uniforoficial). As obras da 13ª mostra individual do artista cearense Sérgio Helle  são inspiradas nos ciclos da natureza e dialogam com os acervos da Fundação Edson Queiroz, explica a curadora Izabel Gurgel.

Sérgio Helle apresenta pinturas, instalações em técnicas variadas e infogravuras (sobre papel, sobre tecido, sobre pedra Cariri) na nova exposição. As obras de Resurgentis foram iniciadas durante a pandemia de Covid-19. É uma série de infogravuras, utilizando menos cores, com foco na vida brotando de um cenário de destruição. “Sem grandes pinceladas, imagens realistas, quase fotográficas. É a vida brotando, renascendo das cinzas. Em uma época tão difícil, esse trabalho me trouxe um certo conforto e esperança. Afinal, mostrar a resistência e a força da vida nunca foi tão essencial”, reforça o artista.

Há intenções claras, como um convite, a “olhar melhor” e de “usufruir” dessas conexões, ressalta a curadora da mostra. “Há conexão com o jardim, que é um espaço aberto ao público, com os acervos de livros e artísticos da instituição”, reforça. Izabel cita ainda a importância de reafirmar que nossos espaços de vida e de produção da existência não estão apartados. “Vale pra tudo. Quando a gente diz, por exemplo, pra jogar o lixo fora ou pra rebolar algo no mato (expressão cearense que significa o mesmo que jogar no lixo), esse ‘fora’ não existe. A Terra é a casa comum”, esclarece a curadora.

Retorno à origem

Em "Águas de Março", o artista mescla ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho/pintura.  Sérgio realizou em 1995 a primeira exposição de infogravuras. Tem quatro livros publicados: Acqua (2010), Sérgio Helle – infogravuras (2013), Perfil Cearense (2013) e Paradisus – Uma reverência ao sagrado (2018).

A Unifor é ambiente de valorização da arte e de estímulo à criação para Helle, que participou de nove edições da Unifor Plástica. Foi premiado em 1991 e em 2011. Sérgio Helle está também da exposição 50 Duetos, que marca meio século da Fundação Edson Queiroz. Com curadoria de Denise Mattar, acontece ao mesmo tempo no piso superior do Espaço Cultural Unifor. “Águas de Março” ocupa as galerias térreas.

Serviço:

A mostra “Águas de Março” comemora os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ) e será aberta  dia 30 de março, de forma virtual, com transmissão às 19h pela TV Unifor (14 da Multiplay e 181 da NET) e pelos perfis da Universidade de Fortaleza no Instagram e YouTube (@uniforcomunica) e no Facebook (@uniforoficial). Outras informações pelo telefone 3477.3319.