seg, 14 junho 2021 13:06
Espaço Cultural Unifor recebe visitas presenciais para as exposições “50 Duetos” e “Águas de Março”
As mostras trazem, respectivamente, mais de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz em curadoria de Denise Mattar e trabalhos do artista cearense Sérgio Helle, com curadoria de Izabel Gurgel
Venha de olhos e mente bem abertos para fruir as experiências que as duas exposições do Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, proporcionam. A partir desta terça-feira, 15 de junho, o Espaço Cultural Unifor está de portas abertas para as visitas presenciais. De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h, as obras de “50 Duetos” e “Águas de Março” podem ser apreciadas pelos visitantes, com o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança. Ambas marcam o meio século da Fundação Edson Queiroz, que foi criada em março de 1971.
#MeuDueto
Na “50 Duetos”, há conexões entre mais de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz. A mostra forma os duetos de diversos autores e possibilita um passeio pelo acervo da FEQ com novas possibilidades de interação e de interpretação. Como explica a curadora Denise Mattar, as conexões podem ser estabelecidas por paralelismos visuais, afinidades temáticas e eletivas – ou até mesmo suas oposições.
Você pode, inclusive, montar seu próprio dueto e compartilhar com a hashtag #meudueto nas redes sociais. Que tal soltar sua criatividade e fazer suas próprias conexões? Aproveita e marca a @UniforComunica para a gente ver e repostar a sua dupla!
“Águas de Março”
A maior exposição individual de Sérgio Helle, com curadoria de Izabel Gurgel, tem título inspirado na canção do maestro brasileiro Antônio Carlos Jobim. A promessa de vida e os ciclos da natureza estão presentes nas séries Resurgentis e Paradisus que compõem “Águas de Março”. Sérgio Helle apresenta pinturas, instalações em técnicas variadas e infogravuras (sobre papel, sobre tecido, sobre pedra Cariri).
O artista plástico Sérgio Helle apresenta 50 obras em "Águas de Março" (Foto: Divulgação)
Resurgentis foi iniciada durante a pandemia de Covid-19. É uma série de infogravuras, utilizando menos cores, com foco na vida brotando de um cenário de destruição. “É a vida brotando, renascendo das cinzas. Em uma época tão difícil, esse trabalho me trouxe um certo conforto e esperança. Afinal, mostrar a resistência e a força da vida nunca foi tão essencial”, reforça o artista. A exposição “Águas de Março” conta com 50 obras, numa associação aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz.
Valorização da arte
O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.
Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.
Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.
Serviço:
Espaço Cultural Unifor.
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
(85) 3477.3319. Av. Washington Soares, 1321. Bairro Edson Queiroz