null Governo do Estado devolve antigo Centro de Convenções à Fundação Edson Queiroz

Seg, 10 Junho 2019 14:39

Governo do Estado devolve antigo Centro de Convenções à Fundação Edson Queiroz

Participaram da solenidade a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, o governador do Ceará, Camilo Santana, a vice-presidente da Fundação, Manoela Queiroz Bacelar, e o chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto (Fotógrafo: Ares Soares/Unifor)

A devolução do antigo Centro de Convenções, localizado ao lado do Campus da Universidade de Fortaleza, foi formalizada em encontro realizado no último dia 7 de junho, e contou com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana e da presidente da Fundação Edson Queiroz (FEQ), Lenise Queiroz Rocha.

Além deles, estiveram presentes na solenidade o chanceler Edson Queiroz Neto, a reitora da Unifor, Fátima Veras, os vice-reitores e diretores da Instituição, além  de secretários estaduais.

"Hoje possuímos 2.000 m² de arte em exposição e é de grande importância termos um local mais acessível para que a população possa visitar esta coleção de forma mais confortável, afinal são obras que contam a História do Brasil e é direito das pessoas terem acesso gratuito", afirma a presidente da FEQ, Lenise Queiroz.

De acordo com Lenise, a pretensão é ter salas extras para comportar as exposições. "Além das obras já expostas, pretendemos expor algumas que fazem parte da Era do Modernismo, além de trazer exposições de fora do Estado para incentivar nossa arte e cultura, onde desde a fundação da Universidade, nossa família incentiva a propagação desse estilo e queremos dar continuidade a esta missão do meu querido irmão Airton Queiroz”,  afirmou.

O projeto para o novo complexo contará com salas multifuncionais, teatro, museu e um espaço de lazer e está sendo estudado há um ano e meio. A intenção da Unifor é expor no museu todas as obras catalogadas (ou não) e apresentar exposições de outros artistas do Brasil para fazer parte do roteiro cultural e turístico.

"O prédio passará por um processo de limpeza e dedetização imediata para que depois comecem os trabalhos de construção. Não será uma reforma porque a estrutura do local está comprometida e teremos que começar do zero o projeto. Pensamos em inaugurar parte do novo complexo daqui a quatro anos, data em que a Unifor completa 50 anos de existência. Assim que o projeto for aprovado, pretendemos lançar a pedra fundamental", completou a presidente, Lenise Queiroz.

Devolução

O governador Camilo Santana destacou que "este será um grande presente para Fortaleza dentro da própria lógica que o Estado tem construído, de transformar o Ceará em um centro de conexões aéreas e de turismo, a nossa vocação e o nosso potencial. Será um equipamento muito importante para as futuras gerações". No entanto, para rememorar a história, adianta que há intenção de o projeto resgatar um pouco da arquitetura da fachada "porque ele teve um papel importante para eventos e turismo no Ceará".

"A intenção é construir um centro capaz de atrair turistas nacionais e internacionais, onde toda essa população terá acesso a exposições, arte, cultura e teatro e poderão usufruir de uma série de benefícios importantes, potencializando a área do turismo e economia do Estado", destacou o governador.