Laboratório de Ciências Criminais da Unifor celebra 10 anos com ciclo de palestras
Confira a programação do evento que terá sete palestrantes e abordará temas como o uso de dados na pesquisa em Direito
O Laboratório de Ciências Criminais (Lacrim), da Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, completa uma década e, em comemoração à data, promove a partir desta terça-feira, dia 6, um ciclo de palestras na Universidade, mantida pela Fundação Edson Queiroz.
Os encontros serão às terças e quintas-feiras de setembro e início de outubro, de 10h30 às 11h30, nos auditórios A1, A2 e da biblioteca da Unifor. O evento é válido como atividade complementar e as inscrições ocorrerão no local.
Pesquisa
Fundado com o objetivo de fomentar a pesquisa na área penal e processual penal no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e no Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, o grupo tem como foco a pesquisa empírica, envolvendo análise de dados, estudos de caso e tendências jurisprudenciais.
Coordenador do Lacrim, professor e advogado, Nestor Santiago destaca a contribuição do Laboratório na formação dos alunos de Direito e no incentivo à produção científica. “Avalio como muito positivos os resultados obtidos nesses 10 anos porque o que mais importa para o grupo é ter pessoas que são capacitadas para pesquisar, pessoas que saem da graduação como bolsistas, pessoas que hoje passam pelo mestrado, algumas estão no doutorado, ou seja, a gente participa de um ciclo de formação completa desses alunos. Para a gente, é muito gratificante ver esses alunos cresceram e se tornarem profissionais de respeito, pesquisadores respeitados”, afirma.
A aposta em levantamento e análise de dados, uma das tendências mais atuais no mercado e na academia, é um dos diferenciais do Lacrim. “Fazemos uma pesquisa única aqui no estado do Ceará nas ciências criminais a partir de dados que são obtidos no Tribunal de Justiça do Estado. A ideia é justamente regionalizar a pesquisa e conhecer o que o Tribunal de Justiça produz de dados criminais, para possamos pesquisar”, diz o professor.
O Lacrim publicou dezenas de artigos e participou de diversos seminários nacionais e internacionais, divulgando os resultados de suas investigações. O grupo é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Programação do ciclo de palestras do Lacrim - 10 anos:
Confira abaixo datas, temas e palestrantes do evento em celebração aos 10 anos do Lacrim. Os palestrantes são professores que participaram da fundação e do desenvolvimento do Laboratório, assim como alunos e ex-alunos.
6/9 - “O Lacrim e o Observatório do Poder Judiciário Cearense em Matéria Criminal”, com o palestrante Nestor Santiago (doutor em Direito, com estágio pós-doutoral; professor titular da Unifor; professor associado da Universidade Federal do Ceará; advogado criminalista)
8/9 - “Garantismo e sistema acusatório no processo penal democrático brasileiro: os discursos acerca da acusatoriedade no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, a partir teorização fundamentada nos dados”, ministrada por Jéssica Ramos Saboia (mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza)
13/9 - “In dubio pro societate e o posicionamento dos tribunais”, com João Araújo Monteiro Neto (doutor em Direito; professor da Universidade de Fortaleza e advogado)
15/9 - “Valor probatório da palavra da vítima nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher: visões do STF e STJ”. Palestra de Anarda Pinheiro Araújo (mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza, professora e delegada de Polícia Civil do Estado do Ceará)
20/9 - “Como analisar dados empíricos em ciências criminais: guia prático para escolher e entender dados de tendência central”, com Ítalo Farias Braga (doutorando e mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza, professor, advogado)
29/9 - “Novos rumos da pesquisa com mineração de dados”, com Mariana Dionísio de Andrade (doutora em Ciência Política, mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza; Coordenadora de Pós-Graduação, pesquisa e extensão da Esmec e Pesquisadora líder da Linha Jurimetria e Poder Judiciário)
4/10 - “Execução penal no estado do Ceará e o Projeto Reconstruindo a Liberdade da Unifor/DP-CE/SAP-CE”. Palestrante: Victor Marcílio Pompeu (doutor em Direito; professor da Universidade de Fortaleza e advogado)