null Por que somos a melhor?

Seg, 25 Julho 2022 08:24

Por que somos a melhor?

A Universidade de Fortaleza mantém destaque em prestigiados rankings internacionais de Educação ao inovar com o investimento em pesquisa, melhoria de currículos e diálogo com o mercado


Unifor ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o título de melhor Universidade particular do Norte e Nordeste (Foto: Ares Soares)
Unifor ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o título de melhor Universidade particular do Norte e Nordeste (Foto: Ares Soares)

Imagine poder estudar em um lugar que garanta um equilíbrio entre experiência real de mercado e pesquisa acadêmica, com forte investimento em inovação e uma estrutura de equipamentos que abraça as últimas novidades da sua área? Pois este é o combo que vem consolidando a Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, no topo de renomados rankings educacionais do mundo. 

A melhor Universidade particular do Norte e Nordeste segundo a entidade Times Higher Education (THE) está também no TOP 5 das melhores do Brasil. Ao todo, 221 instituições brasileiras foram avaliadas pelo Latin America University Rankings 2022, classificação divulgada pelo órgão avaliador britânico neste mês de julho. Funciona assim: a partir de uma série de critérios, uma pontuação é determinada para indicar as melhores instituições. 

Não é exatamente uma novidade para a Unifor pontuar tão bem em rankings globais, nacionais e locais. No início do mês, por exemplo, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind apontou que a Unifor divide o primeiro lugar com a Universidade Federal do Ceará quando o assunto são as Universidades mais lembradas pelos cearenses.

Elaborado pelo THE, o Latin America University Rankings 2022 avaliou o investimento em pesquisa, a qualidade do ensino, as citações em publicações acadêmicas, a internacionalização (intercâmbio de alunos e professores entre distintos países) e a contribuição das pesquisas e da inovação à indústria. A Unifor se destacou nestes critérios.

“Isso é fruto de um investimento institucional. A Unifor tem investido muito  na educação, na aprendizagem dos alunos. E tem ousado, trabalhado com ações inovadoras que têm um impacto forte. Temos procurado fortalecer a formação do nosso egresso, com investimento também em pesquisa e na capacitação do professor”, afirma a professora Nise Sanford, responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional (NAI).

Cada vez mais relevância na pesquisa

Uma das áreas de maior relevância da Unifor é o campo da pesquisa. Cerca de 60% da nota do THE está de alguma forma interligada a esta área, considerando também quesitos como citações em publicações, parcerias com universidades internacionais e transferência de tecnologia para o mercado.

“O melhor aproveitamento do investimento da Universidade na pesquisa tem trazido resultados cada vez mais robustos”, aponta o Vice-Reitor de pesquisa da Unifor, Milton Sousa. Com mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, são muitos os projetos de destaque fruto deste investimento que, além de contribuir para a formação dos alunos, têm apresentado impactos relevantes para a sociedade.

Um exemplo disso é a contribuição do capacete Elmo no tratamento da Covid-19 durante a pandemia. O equipamento, feito com silicone e PVC, é uma tecnologia criada para facilitar a respiração de pacientes e tentar evitar a necessidade de intubação. Ele foi desenvolvido a partir de uma força tarefa com a participação de pesquisadores de instituições públicas e privadas, entre elas a Unifor.

O Elmo envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação. “Foi um projeto que impactou a sociedade diretamente. E é um projeto de pesquisa e inovação da Unifor com outras instituições. Boa parte dele foi desenvolvido no nosso Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades”, conta Milton.

Mas os exemplos não param por aí. Há projeto de pesquisa que une as áreas de inteligência artificial e a do Direito para automatizar processos administrativos e acelerá-los junto a órgãos da justiça estadual. Ou mesmo o núcleo de biotecnologia que pesquisa de clonagem a proteínas em busca de soluções para doenças. Vários projetos de empreendedorismo e gestão também estão nesta lista. Neste ano, a Unifor lançou um polo de pesquisa com 13 laboratórios destinados a pesquisas nas áreas de tecnologia, saúde e biotecnologia.

Professores conectados com o mercado

Enquanto destaca o amplo investimento e apoio que a Universidade tem dado para quem deseja ser pesquisador, Milton também ressalta a qualificação do corpo docente. Além disso, o projeto pedagógico da Universidade está centrado na formação humanística, com foco na capacitação técnica de excelência, mas também na responsabilidade social e nas chamadas “competências de vida” – aquelas que asseguram a inserção dos egressos em um mercado de trabalho em rápida e constante transformação. 

“A Unifor tem um mix perfeito entre professores pesquisadores e com experiência de mercado que dá um aprofundamento muito grande no conhecimento prepara os alunos para o mercado” - Milton Sousa, Vice-Reitor de pesquisa da Unifor

Com um corpo docente de excelência e muita disposição para olhar os anseios do mercado, a Unifor acumula uma série de boas posições em distintos rankings. Recentemente, o THE também reconheceu o impacto positivo das ações da Unifor em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Outros ranqueamentos importantes, como o THE Emerging Economies University 2022 e o QS Latin America Rankings 2022, avaliam a Unifor como a melhor instituição de Ensino Superior privado do Norte e Nordeste e a terceira do Brasil. “Estes resultados nos alegram, naturalmente, uma vez que refletem o reconhecimento da Universidade em toda a sua potencialidade”, diz a Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, Maria Clara Bugarim.

“O que fazemos para garantir esses resultados é perseverar na tarefa cotidiana de garantir que nossa Universidade seja de fato referência na produção do conhecimento, no estímulo à pesquisa e às ações de extensão” - Maria Clara Bugarim, Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor

A excelência no ensino também acompanha a pós-graduação da Universidade. Os cursos de especialização buscam constante conexão com empresas e instituições nacionais e internacionais, formando profissionais cada vez mais capacitados, atualizados e protagonistas para fazer a diferença por onde passarem. 

Já nos mestrados e doutorados, há pesquisas relevantes e de impacto que contribuem para a transformação de vários cenários e da sociedade. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também norteiam nossas linhas de pesquisa e projetos de impacto”, pontua a diretora da Pós-Graduação, Christina Praça.

Diálogo com a ciência mundial

As fronteiras da Unifor estão sempre abertas para o conhecimento. Parcerias e cooperações internacionais têm fortalecido a pesquisa produzida na Universidade. Iniciativas como a Dupla Titulação Internacional na Graduação, por exemplo, são um diferencial para oferecer aos alunos experiências acadêmicas ricas. E os professores também são favorecidos pelas iniciativas de internacionalização por parceria com diversas universidades. 

“Toda essa promoção e facilitação de experiências internacionais oportuniza a participação de nossos docentes e discentes em projetos conjuntos de pesquisa, que naturalmente acabam considerados quando da avaliação de nossa performance em diversos rankings”, afirma Clara.


Christina Praça é responsável por gerir os cursos de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares) 

A Unifor também estimula a ampla publicação de artigos científicos em periódicos internacionais com elevada qualidade e trabalha intensamente para ampliar a visibilidade de sua produção acadêmica, como destaca Christina Praça. Há ainda forte interlocução com professores estrangeiros: “É uma forma de conversar com a ciência mundial. Essas ações fortalecem os currículos dos alunos, pois estes são envolvidos diretamente nos projetos e ações desenvolvidos pelos seus professores”, acrescenta a docente.

Educar para o futuro

A Unifor está preocupada em educar para o futuro. Segue atenta às grandes transformações de um mundo em plena revolução tecnológica e, por isso, aposta no estímulo à criatividade, à inovação, à colaboração e à cooperação internacional.

“Nossa formação de excelência, com duplo foco na técnica (hard skills) e nas competências socioemocionais (soft skills), proporciona a entrega de profissionais mais preparados e completos, nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirma Clara Bugarim. É com esse intuito que os currículos dos cursos são constantemente atualizados para uma educação moderna e conectada.

“A Unifor tem cuidado das pessoas e investido fortemente na qualidade do ensino, no seu corpo docente e nas demais premissas que atribuem excelência à pós-graduação, quais sejam: corpo docente altamente capacitado, produção científica de qualidade, internacionalização e projetos de impacto social”, acrescenta Christina.