Professor da Unifor integra a comissão técnica da Seleção Brasileira na 1ª Copa do Mundo de Futsal Feminino

sex, 28 novembro 2025 16:59

Professor da Unifor integra a comissão técnica da Seleção Brasileira na 1ª Copa do Mundo de Futsal Feminino


O docente Wilson Saboia celebra a oportunidade histórica de participar da estreia do Mundial, disputado nas Filipinas, reforçando a qualidade do corpo docente da Universidade


Uma trajetória que inspira uma nova geração de atletas, treinadores e profissionais apaixonados pelo esporte (Foto: Arquivo pessoal)
Uma trajetória que inspira uma nova geração de atletas, treinadores e profissionais apaixonados pelo esporte (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, se destaca pela atuação de seu corpo docente em cenários nacionais e internacionais. Com isso, o professor do curso de Educação Física, Wilson Saboia, exerce papel essencial como técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, que disputa a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino, realizada de 21 de novembro a 7 de dezembro, nas Filipinas.

A equipe já venceu os dois primeiros jogos. A primeira vitória foi contra o Irã, com um placar de 4 a 1. A segunda vitória foi contra a Itália; nessa segunda partida, o time marcou 6 gols, e o placar final foi de 6 a 1.

Para o professor, o momento representa não apenas uma conquista profissional, mas também um marco pessoal.


“São muitas emoções, eu digo que sou uma pessoa abençoada por Deus por estar junto com essas meninas, elas são a excelência do jogo. Me sinto muito gratificado de estar na primeira Copa do Mundo de Futsal Feminina como professor e técnico”- Wilson Saboia, docente do curso de educação Física e Técnico da Seleção Feminina de Futsal


Diane Nocrato, coordenadora do curso de Educação Física destaca que a participação do professor Wilson Saboia na Copa reforça a qualidade da formação oferecida pela Unifor: “Ter um profissional deste nível conosco representa não apenas um fortalecimento na qualidade do ensino, mas também uma oportunidade única para nossos estudantes vivenciarem, de perto, a realidade da alta performance esportiva”, relata a docente.

A competição é histórica: enquanto o futsal masculino já disputou dez Copas do Mundo, o futsal feminino faz sua estreia no Mundial oficial. Isso ocorre após a FIFA anunciar em 2022 a criação do torneio voltado para as mulheres. Seis edições do Torneio Mundial de Futsal Feminino ocorreram entre 2010 e 2015, todas com vitória do Brasil.

A Seleção Brasileira reúne atletas de destaque em grandes clubes do futsal mundial. No gol, Jozi (Bitonto, ITA) e Sara (Ourense, ESP) garantem segurança à equipe. Entre as fixas, atuam Taty (Montesilvano, ITA), Luana (Taboão Magnus, BRA) e Diana (Bitonto, ITA). 

As alas contam com nomes de referência internacional, como Amandinha, Bia (Torreblanca, ESP), Tampa (Bitonto, ITA), Débora Vanin (Female, BRA), Emily (Burela, ESP) e Nati Detoni (Benfica, POR). Já no comando do ataque, as pivôs Lucileia (Bitonto, ITA), Ana Luiza (Torreblanca, ESP) e Natalinha (Taboão Magnus, BRA) completam o elenco brasileiro.

Em 2025, o torneio contará com 16 seleções classificadas: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Filipinas, Irã, Itália, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Panamá, Polônia, Portugal, Tailândia e Tanzânia. A vaga do Brasil foi assegurada após uma vitória de 3 a 0 contra a Argentina na Copa América, realizada em Sorocaba.

A presença de Wilson Saboia na comissão técnica reforça o compromisso da Unifor em formar e apoiar profissionais que fazem diferença em suas áreas de atuação. O curso de Educação Física da universidade prepara estudantes para atuar na docência, promoção da saúde, avaliação física, treinamento esportivo e gestão, sendo reconhecido por sua estrutura e por docentes altamente qualificados.

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade. 

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.