null Projeto Pau de Arara: alunos visitam região do Cariri e realizam exposição fotográfica

Qui, 10 Janeiro 2019 16:44

Durante quatro dias de viagem, 13ª edição do projeto levou estudantes de Comunicação da Unifor para conhecer e fotografar as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

Alunos do Pau de Arara na Lira Nordestina, editora brasileira especializada na produção de literatura de cordel localizada em Juazeiro do Norte (Foto: Jari Vieira)

Proporcionar  experiências extraclasse para os alunos é um dos pilares do ensino na Unifor. Com esse objetivo, os estudantes dos cursos de Comunicação Social da Unifor participaram da 13ª edição do Projeto Pau de Arara, na qual visitaram e realizaram uma exposição fotográfica na cidade de Nova Olinda, localizada no Cariri, região metropolitana do Ceará.

Em quatro dias de viagem, de 17 a 20 de dezembro de 2018, os alunos estiveram nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

No primeiro dia de viagem, em Juazeiro do Norte, os alunos conheceram a Lira Nordestina, editora brasileira especializada na literatura de cordel. No local, os estudantes ouviram a história da editora e da literatura de cordel, narrada por José Lourenço, assessor artístico da editora, e puderam conhecer a gráfica, a oficina de cordel e xilogravura e a loja de artesanato do local.

Pela tarde, a parada foi na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda, para a montagem da exposição fotográfica realizada pelo Projeto Pau de Arara, em que foram apresentadas fotos realizadas na 7° edição do projeto, em 2015. A exposição fez parte da programação de comemoração do 26° aniversário da fundação.

A Fundação Casa Grande é uma instituição social sem fins lucrativos que possui o objetivo de promover formação educacional para crianças, jovens e suas famílias pensando na cidadania, voltada para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento humano das pessoas. Em 2015, o projeto Pau de Arara visitou a fundação pela primeira vez, onde os alunos que participaram da edição realizaram fotografias artísticas e documentais do local e de seus principais colaboradores, as crianças.

A aluna Isadora Rabelo, do curso de Publicidade e Propaganda, comentou suas impressões ao ter participado da montagem da exposição. “Acho muito legal essa experiência de virmos montar a exposição aqui na Casa Grande porque estamos trazendo de volta outras experiências e também olhares que já foram feitos e fotografados. É como se a gente estivesse dando de volta o que eles nos deram de graça para a gente, que foram esses momentos belíssimos”, explica.

Fabiana Barbosa, presidente da fundação Casa Grande, ressaltou a importância receber a exposição fotográfica. “Estar recebendo a exposição que é um resultado, um desdobramento desse projeto, é uma alegria principalmente por estar sendo neste período de renovação da Casa Grande, de aniversário de 26 anos, trazendo fotografias das pessoas que fazem a casa, desses rostos que todos os dias estão aqui cuidando, zelando, trabalhando para que essa casa continue com suas portas abertas”, comenta.

No segundo dia de viagem, os alunos realizaram uma visita à estátua do Padre Cícero, localizada na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Na localidade, os alunos puderam apreciar a vista da cidade, a estátua do Padre Cícero e foram ao Casarão do Padre Cícero, museu que conta a história de vida do sacerdote de devoção popular.

Pela tarde, os alunos retornaram à Casa Grande, onde participaram do encerramento da semana de comemoração dos 26 anos da fundação. Na ocasião, os estudantes presenciaram a realização do ritual católico do Renovação do Sagrado Coração de Jesus, que acontece anualmente na Fundação Casa Grande e consiste na renovação da imagem do Sagrado Coração de Jesus através através de rezas e do cortejo de grupos populares.

Professora de Antropologia da Unifor, Kalu Chaves comentou sobre a experiência cultural proporcionada pelo projeto: “Eu acredito que para os alunos da Unifor isso é uma oportunidade incrível de conhecer a cultura popular, de conhecer o estado do Ceará, mas mais do que isso, de ver como a teoria e a prática se aliam, e como a teoria é uma reflexão sobre a prática”.

Participaram do cortejo grupos de cultura popular como a Bacamarteiros da Paz, Os Penitentes,  e o Reisado Juazeiro. Ao final do dia, os estudantes estiveram presentes na apresentação de forró pé de serra da banda cabaçal Irmãos Aniceto.

Sobre o Projeto Pau de Arara

Realizado pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, através da Vice-Reitoria de Extensão, o Projeto Pau de Arara possui o objetivo de aproximar os alunos da Comunicação da cultura nordestina, levando-os para visitar cidades localizadas no interior do Nordeste e incentivando-os a fazerem fotografias artísticas e documentais dos locais.

O projeto é coordenado por Jari Vieira, professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, foi criado em 2004 e já percorreu cidades nordestinas como Exu (PE), Barbalha (CE) e Cabaceiras (PB).