null Projeto Render-CE abre inscrições para beneficiar artesãs de Maranguape

Sex, 8 Março 2024 17:12

Projeto Render-CE abre inscrições para beneficiar artesãs de Maranguape

Alunos da Unifor vão desenvolver produtos de moda e home decor utilizando o bordado Richelieu

As peças desenvolvidas terão sua produção subsidiada pela Loja do Bem, onde serão expostas e comercializadas (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), abriu processo seletivo para o Render-CE 2024, iniciativa realizada em parceria com a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque. A quinta edição do projeto vai beneficiar as artesãs de moda do município de Maranguape. As inscrições seguem até o dia 17 de março de 2024. Confira aqui o edital com as condições para participação na iniciativa.

Estão sendo ofertadas 15 vagas, destinadas a alunos regularmente matriculados no semestre de 2024.1 nos cursos da Unifor interessados em desenvolver produtos de moda ou home decor utilizando o bordado Richelieu. O projeto Render-CE tem o objetivo de oferecer suporte a artesãos cearenses, a fim de promover a produção sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato, a partir da união de saberes promovida por meio da interação e do trabalho conjunto entre alunos e professores da Unifor e artesãos.

As peças desenvolvidas terão sua produção subsidiada pela Loja do Bem, onde serão expostas e comercializadas (loja física e redes sociais), com assinatura dos criadores (aluno e artesão). O desenvolvimento dos produtos terá mentoria de professores da Unifor e pelo arquiteto Valter Costa Lima, responsável pelo Tetu Design. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de formulário online.

O bordado Richelieu é uma técnica de bordado recortado. O seu nome se deve ao Cardeal Richelieu, principal ministro de Luís XIII de França. O bordado Richelieu inclui pontos de caseado distintos que cruzam as áreas de tecido recortadas. O trabalho é identificado por pequenos laços nas barras do ponto caseado, conhecidas como picots.

Confira abaixo o cronograma da edição 2024 do projeto Render-CE.

• Inscrições: até 17/03/24
  • Visita à comunidade de artesãos e definição das equipes de trabalho: 23/03/24