qui, 3 novembro 2022 16:50
Serviço de farmácia clínica do NAMI orienta sobre o uso correto de medicamentos
Por meio de consultas farmacêuticas, os profissionais identificam possíveis falhas na administração das medicações que possam interferir na eficácia do tratamento
Devido às frequentes dúvidas sobre o uso de medicamentos, principalmente de pessoas idosas, seus cuidadores e familiares, o setor de Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está disponibilizando um novo serviço para a população: a farmácia clínica. Por meio de atendimentos em consultório, o farmacêutico consegue identificar possíveis falhas na administração dos medicamentos e no uso de dispositivos de saúde, contribuindo para uma maior eficácia do tratamento e uma maior qualidade de vida dos pacientes.
“Esse projeto de farmácia clínica já existe no Brasil, mas, em Fortaleza, esse serviço é inovador e recente. Resolvemos ofertar esses atendimentos porque observamos que muitos pacientes não tinham os efeitos desejados com o uso das suas medicações em razão de algumas falhas na administração e o farmacêutico clínico faz esse acompanhamento para trazer para o paciente melhorias no seu tratamento”, explica Ângela Costa, farmacêutica responsável pela Farmácia do NAMI.
O serviço está sendo ofertado de forma particular para todos que têm dificuldade no seu tratamento (crianças, adultos e idosos) em três modalidades: acompanhamento farmacoterapêutico, organização e orientação do uso correto de medicamentos e orientação sobre o uso de dispositivos. Os interessados em agendar uma consulta devem procurar a Farmácia do NAMI por meio do WhatsApp (85) 99245.0858, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 ou das 13h às 17h.
Na consulta de acompanhamento farmacoterapêutico, o profissional avalia se o paciente está tendo acesso ao tratamento, se está apresentando problemas relacionados às medicações prescritas (efeitos colaterais, dificuldade em cumprir os horários estabelecidos nas receitas ou quanto à forma de administração), bem como os resultados terapêuticos. Além disso, o farmacêutico faz um estudo detalhado sobre os medicamentos utilizados, discute com o médico que assiste o paciente sobre os problemas identificados e entrega um Plano de Cuidado Farmacêutico com os ajustes propostos e mais orientações para o tratamento medicamentoso em uma consulta de retorno.
Maria Vanídia Alves, 64 anos, foi uma das pacientes que buscou o serviço para orientação sobre suas medicações. A aposentada relata que, por tomar diariamente muitos remédios, tinha dúvidas se estava fazendo o uso correto dos fármacos. “Estava sentindo queimação no estômago e dores, e, na consulta, soube que eram por conta de alguns medicamentos e por eu não estar tomando da forma correta. Foi muito bom ter vindo”, afirma.
Os pacientes atendidos poderão ter acesso a uma caixa organizadora de medicamentos para auxiliar na administração dos fármacos (Foto Ísis Rebouças)
Taís Tonete, farmacêutica responsável pelo projeto de farmácia clínica do NAMI detalha que, na consulta de acompanhamento farmacoterapêutico realizado com a aposentada, foi feita uma avaliação minuciosa de todas as medicações das quais ela faz uso. “Por meio do relato da dona Vanídia e de uma análise dos remédios que ela trouxe, identifiquei interações medicamentosas importantes que podem ser a causa dos desconfortos relatados por ela, sugeri alguns ajustes nos horários de administração das medicações para melhorar a qualidade de vida dela e orientei sobre a forma mais adequada de utilizar a bombinha de inalação que ela faz uso”, acrescenta.
No mês de novembro, os pacientes que agendarem consultas de acompanhamento farmacoterapêutico ganharão uma caixa organizadora de medicamentos. O item é identificado com o nome do paciente e remédios que ele faz uso, que são distribuídos em envelopes plásticos com a dose correta das medicações e com orientações sobre a forma de administração e horários.
Nas outras modalidades de atendimento, o farmacêutico ajuda na organização dos medicamentos e dos seus horários de tomada, conforme a rotina de vida do paciente, bem como sobre o uso correto dos fármacos e recebe orientações sobre como utilizar dispositivos de saúde(bombinha inalatória, aparelho de pressão arterial, aparelho de glicemia, canetas de auto aplicação de insulina, dentre outros).
Investimento em novas ideias
Os atendimentos de farmácia clínica do NAMI são decorrentes de uma parceria da farmacêutica responsável pelo projeto com a Unifor para a disponibilização do serviço. “Esse projeto de farmácia clínica está começando e precisávamos de um local que nos apoiasse na disseminação do serviço para a população e o NAMI está atrelado a Unifor, que é uma instituição que costuma apoiar novas iniciativas. Logo que eu apresentei a projeto, o NAMI abraçou a ideia e desde então estamos realizando os atendimentos, com foco especial nos pacientes polimedicados, na maioria idosos, que fazem uso de muitas medicações”, sublinha Taís Tonete.
Descomplicando o tratamento
Para orientar melhor a população sobre o uso adequado e consciente de medicamentos, o setor de Farmácia do NAMI realizou a oficina Descomplicando seu Tratamento no último dia 31 de outubro, aberta ao público. Por meio de dinâmicas com os participantes, a oficina tem como objetivo ajudar os pacientes a diferenciar as formas farmacêuticas orais dos remédios, a entender a melhor forma de armazenar, tomar e descartar as medicações, além de esclarecer dúvidas. Está prevista uma nova edição do encontro no dia 08 de dezembro.
Serviço
Farmácia Clínica do NAMI
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 ou das 13h às 17h
Agendamentos: via WhatsApp (85) 99245.0858