Unifor comemora três anos da Cordelteca e realiza homenagem do Troféu Cordel Brasileiro para Dalinha Catunda

Unifor comemora três anos da Cordelteca e realiza homenagem do Troféu Cordel Brasileiro para Dalinha Catunda

Evento reunirá cordelistas, estudantes e docentes da Unifor 


Natural de Ipueiras, interior do Ceará, Maria de Lourdes Aragão Catunda, conhecida como Dalinha Catunda, é fundadora do blog “Cordel de Saia”, que agrega as mulheres do cordel (Foto: Arquivo pessoal)
Natural de Ipueiras, interior do Ceará, Maria de Lourdes Aragão Catunda, conhecida como Dalinha Catunda, é fundadora do blog “Cordel de Saia”, que agrega as mulheres do cordel (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará a terceira edição da “Homenagem Cordel Brasileiro” no dia 29 de setembro, às 9h30.  A solenidade, que presta reconhecimento a grandes autores desse gênero literário regional, terá como homenageada a cordelista Dalinha Catunda. A ocasião também celebrará os três anos da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel e discutirá o papel do cordel na academia. 

O evento acontecerá em formato híbrido com transmissão ao vivo diretamente do auditório da Biblioteca por meio dos canais oficiais de comunicação da Universidade (YouTube e Instagram) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET). A Homenagem Cordel Brasileiro teve início em 2020 ‒ ocasião em que prestou louvor à Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente e um dos fundadores da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) ‒ e ocorre anualmente, visando reforçar a importância do cordel, assim como estimular a comunidade cearense a reconhecer esse fenômeno da literatura popular como legítima expressão da cultura brasileira e nordestina. 

Quem comandará o evento é a cordelista Paola Tôrres, docente do curso de Medicina da Unifor. Ela irá realizar uma apresentação artística e discutirá o tema “O Papel do Cordel na Academia”. Estarão presentes cordelistas, estudantes e docentes da instituição, além de membros da Orquestra Sanfônica da Escola Yolanda Queiroz, que farão uma apresentação.

Paola, que ocupa a 38ª cadeira da ABLC, é também uma das idealizadoras da Cordelteca e da homenagem a ser realizada. Nesta edição, a cordelista fará o lançamento do seu novo cordel sobre a vida da Maria das Neves Baptista Pimentel. 

“Já fiz um cordel sobre essa autora, mas resolvi expandir um pouco o que se conhece sobre a sua vida, adentrando mais na sua biografia. Entrevistei a filha, Alzinete Pimentel e a neta, Suely Pimentel. Acredito que consegui traçar um perfil da mulher por trás da cordelista”, explica Paola Tôrres. O nome da obra é “Maria das Neves Baptista Pimentel - vida em versos”. A capa é uma xilogravadora assinada pela artista Nireuda Longobardi.

Homenagem 

Conforme a docente, a intenção da homenagem a Dalinha Catunda é dar visibilidade ao papel da mulher na literatura de cordel. “O troféu Cordel Brasileiro já foi concedido a Gonçalo Ferreira - por seu papel à frente da homologação do cordel como patrimônio imaterial do povo brasileiro - e a Josenir Lacerda, conhecida como a ‘A Dama dos Versos do Cariri’. Agora, o troféu vai para a primeira mulher cordelista que entrou na Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Nada mais justo que dentre tantos nomes a Dalinha Catunda lá de Ipueiras, interior do Ceará, com seu blog ‘Cordel de Saia’ fosse um dos nomes apresentados à comissão e acabou sendo escolhida”, ressalta Tôrres. 

Dalinha Catunda 

Natural de Ipueiras, a homenageada de 2022, será agraciada com o Troféu Cordel Brasileiro. Maria de Lourdes Aragão Catunda, conhecida como Dalinha Catunda, reside atualmente no Rio de Janeiro, e ocupa a cadeira 25 da ABLC, que tem como patrono o poeta e folclorista cearense, Juvenal Galeno. 

Ela é membro correspondente da Academia Ipuense de Letras, Ciência e Artes (AILCA), sócia benemérita da Academia dos Cordelistas do Crato (ACC), e sócia benemérita da Sociedade dos Poetas de Barbalha. Como colaboradora, tem textos publicados nos jornais cearenses O Povo e Diário do Nordeste. Atualmente escreve no Jornal Gazeta de Notícias, da região do Cariri cearense. Além disso, há sete anos promove o Encontro Nacional de Poetas Cordelistas em Ipueiras. Ela também idealizou o grupo Cirandeiras do Cordel e criou o blog “Cordel de Saia”, que agrega as mulheres do cordel. 

+ Cordelteca da Unifor completa três anos e te convida a conhecê-la

Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel

A Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel visa despertar o gosto pela leitura por meio da cultura popular brasileira, especialmente nordestina e que ainda é pouco apreciada pelo público. Durante os três anos de existência, já recebeu professores dos mais diversos cursos, que utilizam o espaço para debater temas relacionados à educação, elencando com a literatura de cordel. Ações como essas mostram que o espaço existe também para estreitar os laços entre o gênero e as diversas áreas do conhecimento. 

Serviço

III Homenagem Cordel Brasileiro
Data: 29 de setembro de 2022, quinta-feira 
Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central
Transmissão: Mídias sociais da Unifor (YouTube e Instagram) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)