null Unifor conquista o 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio

Qua, 21 Agosto 2019 18:24

Unifor conquista o 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio

A iniciativa premia as empresas, instituições e estagiários que tiveram destaque em sua área de atuação em 2019

A Unifor foi a grande vencedora da etapa regional e concorre agora em três categorias da etapa nacional (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza (Unifor) venceu o Prêmio IEL de Estágio na categoria Instituição de Ensino. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu no último dia 20 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O Prêmio IEL de Estágio é uma iniciativa anual do Instituto Euvaldo Lodi, vinculado ao Sistema FIEC, e que objetiva incentivar as empresas a buscarem excelência em seus programas de estágio.

A premiação é dividida em duas fases: a regional, etapa na qual a Unifor foi a grande vencedora, e a nacional, em que a Unifor vai concorrer em três categorias: Empresa Destaque, Estagiário Destaque e Instituição de Ensino Destaque. Em sua 16º edição, a premiação parte do entendimento de que preparar estudantes de maneira complementar ao ensino é uma forma altamente eficaz de atrair e reter bons profissionais em uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional.

A Unifor, por meio da Central de Carreiras, busca abrir espaços para os seus estudantes e incentivá-los a ingressar no mercado de trabalho, a fim de aliar teoria à prática, o que foi fundamental para que a instituição conquistasse o 1º lugar na competição.

A professora Karol Mota, coordenadora da Central de Carreiras, salienta que a Unifor vem trabalhando na reestruturação da área, com o objetivo de alcançar sempre o melhor resultado de formação e as melhores experiências de vida para os alunos da instituição. “Dizemos que o nosso trabalho é um projeto de sonhos, porque só faz sentido se impactarmos positivamente a realidade dos nossos alunos. Ser agraciado pelo Instituto Euvaldo Lodi com esse primeiro lugar regional é mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirma.

Josué Carvalho, aluno do curso de Administração da Unifor, destaca que a participação no programa de estágio da universidade foi importante para o seu crescimento profissional. “No meu primeiro semestre, eu estava aflito, sem experiências com empresas e negócios, sem nenhum contato profissional, precisava de ajuda. Foi então que o conheci o programa de carreiras da Unifor. Lá, tive auxílio na hora de ver qual era o local adequado para que eu pudesse exercer melhor meu trabalho conforme minhas características. A equipe me auxiliou na hora de formular meu currículo, além de ter palestras sobre como me comportar em uma entrevista de emprego. Todas essas informações foram cruciais na hora de conseguir meu estágio. Hoje, sou grato e disponível para ajudar e me envolver mais com pessoas que estavam na mesma situação que eu.”, ressalta.

As grandes empresas que recebem alunos da Unifor em seus espaços de trabalho também destacam o programa de carreiras da instituição por dar oportunidades de crescimento aos estudantes. Um exemplo é a Enel, que tem o Alexandre Carvalho, estudante de Psicologia, estagiando na empresa. “Nosso objetivo é encontrar jovens talentos inovadores, proativos e confiantes em seu potencial. E a parceria que temos com a Unifor tem nos proporcionado isso: jovens responsáveis pelo que realizam e que trazem conhecimentos acadêmicos atuais, contribuindo para o engrandecimento de sua expertise profissional e para o desenvolvimento da empresa”, explicam Rafaela Mota e Germana Barreira, Business Partner e Analista de RH da Enel, respectivamente.

Central de Carreiras

A Central de Carreiras oferece diversos serviços, dentre os quais a divulgação das oportunidades de estágios não obrigatórios, vagas de trainee e emprego, visto que a Unifor mantém convênio com mais de 2.900 empresas e instituições a fim de facilitar o elo aluno x empresa. Para se cadastrar e concorrer a uma vaga, basta dirigir-se à Central de Carreiras, setor responsável pelo encaminhamento dos alunos para estágios nas mais diversas áreas do conhecimento. As vagas são divulgadas via e-mail, no painel localizado no setor e na Plataforma Unifor Carreiras. O aluno se candidata e, ao ser selecionado, assina um termo de compromisso. O setor o orientará quanto às questões legais relativas à atividade.

Central de Carreiras da Unifor
Local: Centro de Convivência - 1º andar
Horário: Segunda a sexta, de 8h às 22h
Link de cadastro na Plataforma Unifor Carreiras: https://unifor-csm.symplicity.com/