ter, 3 fevereiro 2026 17:27
Unifor é reconhecida por atuar no combate a violência de gênero em parceria com o TJCE
A instituição foi contemplada com dois selos, em reconhecimento à sua atuação enquanto Universidade e ao trabalho desenvolvido por meio da Academia Unifor

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, foi agraciada, na última sexta-feira (30), com o “Selo Parceiro da Justiça 2025: Promovendo a paz com ações reais”, concedido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa reconhece instituições que, ao longo de 2025, desenvolveram ações efetivas no enfrentamento à violência de gênero.
A solenidade ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e destacou a atuação da Unifor tanto enquanto instituição acadêmica quanto pelo trabalho realizado por meio da Academia Unifor. Como resultado, a Universidade recebeu dois selos, reforçando seu compromisso com a promoção da justiça, da equidade e da cultura de paz.
Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas, representou a Universidade na ocasião e recebeu os certificados da desembargadora Sílvia Soares de Sá Nóbrega, formada em Administração pela Unifor.
Ralciney Barbosa recebendo certificado das mãos da desembargadora Sílvia Soares de Sá Nóbrega. (Foto: Alex Costa/TJCE)
A desembargadora Vanja Fontenele Pontes, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ressaltou que a iniciativa incentiva outras entidades e empresas a participarem do selo, promovendo ações que geram uma sociedade mais respeitosa com as mulheres
“A Justiça é um processo e um projeto coletivo. Toda a sociedade precisa se mobilizar para que as gerações atuais e as futuras tenham introjetados na alma, no coração e no cérebro o respeito à vida humana, o respeito à vida da mulher. Se nós conseguirmos, com essa mobilização, deixar um legado para as gerações futuras e alterar a que hoje está atuando, nós teremos cumprido a nossa missão”, afirmou a desembargadora.
Sobre o selo
Realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a certificação avaliou iniciativas voltadas à capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade, à inclusão no mercado de trabalho e ao incentivo ao empreendedorismo feminino.
Também foram consideradas ações como a concessão de vagas de emprego, bolsas ou estágios destinados ao público atendido pela rede de proteção, além de projetos educativos, campanhas de prevenção, protocolos internos de acolhimento e ações desenvolvidas em escolas públicas.
O Selo está em conformidade com a Resolução nº 254/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres pelo Poder Judiciário. Também é alinhado às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, especialmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 e n° 16.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
A Universidade de Fortaleza, assim, reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra a mulher e a construção de uma cultura de paz. Ao desenvolver ações educativas, iniciativas de acolhimento e projetos voltados à capacitação, inclusão e autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade, a Instituição fortalece seu papel social, contribui para o fortalecimento das instituições de justiça e para a formação de uma sociedade mais justa, equitativa e respeitosa.