Unifor inaugura sede do Centro de Recondicionamento Tecnológico no campus
Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza visa capacitar jovens por meio de cursos de manutenção e montagem de computadores
No próximo dia 10 de abril, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará a inauguração do Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Prefeitura de Fortaleza. O evento acontecerá às 10h, na sala Z23, e contará com a presença do professor Randal Martins Pompeu, reitor da instituição, e do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, assim como dos vice-reitores da Unifor.
O CRT faz parte do programa Mais Fortaleza, lançado pela Prefeitura para qualificar a gestão de resíduos sólidos, e recebe doações de resíduos eletrônicos e capacitações gratuitas do Juventude Digital (JD). O novo centro será administrado pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e estará localizado no Bloco Z da Unifor, onde funciona o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da instituição.
Confira a lista de participantes do CRT:
- André Lunardi de Souza – docente da Unifor
- Bruno Ricardo de Almeida – docente da Unifor
- Daniel Almeida Chagas – docente da Unifor
- Ana Laura Viana Geleilate – aluna de Engenharia da Computação
- Arthur Cavalcante e Silva – graduado em Ciência da Computação
- Dalton Lincoln Saraiva Damasceno Lima – aluno de Engenharia da Computação
- Ingrid Albuquerque Sousa – Externo
- Italo Gothardo Tavares Hissa – Externo
- João Vitor Gutierrez Tolomelli – aluno de Engenharia da Computação
- Nycaio Adriano Bezerra Bem – aluno de Engenharia da Computação
- Pedro Henrique Câmara Matos – aluno de Ciência da Computação
- Ramon Rocha Santiago Leite – aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Thiago Santos de Araújo – aluno de Engenharia da Computação
- Vitória Dourado da Silva – Externo
Descarte de eletrônicos
O CRT é um projeto desenvolvido no Laboratório de Inovação de Fortaleza - Labifor e funciona como um local que recebe doação de resíduos eletrônicos variados: CPUs, notebooks, tablets, smartphones, monitores, teclados, mouses e impressoras, além de todos os tipos de cabos. Além dos CRTs da Praia de Iracema, do Bom Jardim e agora da Unifor, todas as Secretarias Regionais de Fortaleza recebem resíduos eletrônicos.
Qualificação
O novo equipamento na Unifor deve capacitar jovens por meio do curso de Manutenção e Montagem de Computadores, do Juventude Digital. A formação é gratuita, voltada para jovens de 15 a 29 anos residentes em Fortaleza, e prioritariamente oriundos de escola pública. No curso, os participantes aprendem desde os componentes do computador até a identificação de problemas e soluções nas máquinas.
Inovação
O CRT integra uma série de iniciativas inovadoras na área de resíduos sólidos, como o projeto Re-ciclo e parcerias com a União Europeia e o Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins.
Juventude Digital
O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza que qualifica jovens para o mercado da tecnologia, foi lançado em outubro de 2021. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com outras secretarias, como a da Juventude e a da Educação. O JD já capacitou 30 mil jovens, realizou mais de 200 cursos e oficinas e alcançou 22 mil pessoas em cerca de 100 eventos.
Serviço
Inauguração do Centro de Recondicionamento Tecnológico
Data: 10 de abril de 2024
Horário: 10h
Local: Sala Z23
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e 14h às 17h30