null Dragão Fashion: Coleção da Unifor é premiada no Concurso dos Novos

Ter, 21 Maio 2019 10:52

Dragão Fashion: Coleção da Unifor é premiada no Concurso dos Novos

Inspirada na composição do cantor Ednardo, a coleção "Terral" representa a essência regional do Ceará.

A Unifor ficou em terceiro lugar no Concurso dos Novos com a coleção
A Unifor ficou em terceiro lugar no Concurso dos Novos com a coleção "Terral", inspirada na música do cantor Ednardo. (Foto: Ares Soares)

O último dia do Dragão Fashion Brasil foi marcado pelo Concurso dos Novos. Desde 2014 o curso de Moda da Unifor está presente nas edições do evento. O concurso confere a oportunidade de Universidades de várias localidades do país em apresentarem uma coleção autoral para o mercado.

Neste ano, a Unifor foi agraciada com o terceiro lugar. A equipe de cinco graduandas, Bianca Feitosa, Bárbara Santos, Amanda Costa, Júlia Rodrigues e Beatriz Ribeiro foram as responsáveis pelo desenvolvimento da coleção. O segundo lugar ficou com a Universidade da Amazônia (Unama) e o primeiro, com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com o tema geral do DFB  “Criatividade é a nossa praia”, o recorte escolhido para a inspiração da coleção foi a composição do músico Ednardo, denominada “Terral”. “Não tem escolha melhor para nos representar. A canção traz um pouco da nossa cultura para a passarela”, comenta a coordenadora do curso de Design de Moda, Ana Cláudia Farias.

Júlia Rodrigues explica que cada look foi inspirado na interpretação das estrofes. “Começamos a destrinchar a música por parágrafos, por sentido, e a partir disso produzimos os nossos desenhos. Os looks traduzem a vida do pescador, o personagem central”, completa.

A coleção apresentou peças de caráter artesanal e sobretudo, regional. Peças fluidas, chinelos, acessórios em macramê, crochê, valorizando a cultura do Ceará. “É a primeira vez que participamos do Dragão. Em nome de todas nós, falo que foi uma experiência única. Poder ver como funciona os bastidores, é incrível, além da troca de conhecimento com pessoas novas. Essa conexão foi essencial”, ressalta a estudante.

Responsável por orientar as equipes em todos os anos, a professora Ana Cláudia Farias afirma que independente do resultado final, a experiência é sempre gratificante. “O importante é mostrarmos o que fizemos com dedicação. Nossa equipe agarrou o projeto com determinação, é uma experiência única mostrar o nosso trabalho junto com outras Universidades, uma vitrine para o mercado”, destaca.

Estude Design de Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor tem duração de 2,5 anos e é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo certificações intermediárias que permitem o aluno ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com experiência comprovada.

O curso é para quem quer atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Na Unifor, o aluno é preparado para o mercado em todas as suas exigências. Por isso o curso de Design de Moda tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação presentes em todas as disciplinas. Tudo isso em concordância com as práticas ambientalmente responsáveis e o respeito à diversidade cultural.