angle-left Unifor oferece serviços gratuitos à população. Conheça!

Qua, 6 Fevereiro 2019 17:11

Unifor oferece serviços gratuitos à população. Conheça!

No Nami são realizados atendimentos ambulatoriais multidisciplinares e diversas áreas da saúde (Foto: Ares Soares)
No Nami são realizados atendimentos ambulatoriais multidisciplinares e diversas áreas da saúde (Foto: Ares Soares)

A fim de promover a qualidade de vida da população cearense, a Universidade de Fortaleza oferece diversos serviços de forma gratuita.

Entre os atendimentos realizados pela Universidade estão: o de tratamento odontológico, serviço de plantão psicológico, farmacêutico e jurídico.

Conheça os serviços

Presta serviços ao público nas áreas de reabilitação física auditiva e intelectual, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, consultas médicas e de enfermagem ambulatoriais.

Os usuários são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) via rede pública municipal de Saúde de Fortaleza, atendidos de forma particular e de convênios, além de atendimentos por meio de programas de responsabilidade social.

As clínicas odontológicas da Unifor oferecem atendimento gratuito à população de Fortaleza e demais localidades do estado. As clínicas têm serviços nas variadas especialidades odontológicas, como restaurações, tratamento de canal, cirurgia, prótese, aparelhos ortodônticos e exames radiológicos.

Para ser atendido basta marcar triagem pelo telefone 3477.3211 ou presencialmente no bloco O, localizado no campus da Unifor, portando documento oficial com foto e comprovante de residência.

Presta atendimentos na área de psicologia em suas diversas modalidades, psicoterapia com atendimentos individuais, em grupo e familiares. O encaminhamento é feito a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, o SPA têm atendimento psicológico emergencial gratuito, sem necessidade de agendamento prévio (mediante senhas).

Nas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras a partir de 14h o plantão é destinado a crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos. Às terças-feiras, de 8h às 10h, o atendimento tem foco na saúde do trabalhador, e  às sextas-feiras, de 8h às 10 h, o plantão é com casais e famílias em crise.

Os interessados devem chegar com antecedência, portar um documento de identificação (RG) e comprovante de residência para fazer o prontuário na recepção do NAMI, no andar térreo. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, no Serviço de Psicologia Aplicada-SPA, segundo andar do NAMI.

A Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) disponibiliza para os portadores do vírus HIV medicação de forma gratuita, sendo destinada para aqueles que estão em tratamento no setor de infectologia do NAMI, e também para aqueles que estão em tratamento fora do núcleo. Para ter acesso aos remédios é necessário comparecer a Farmácia do NAMI, de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30 às 11h30  e de 13h às 17h, com a receita médica e documento oficial com foto.

A Farmácia do NAMI também disponibiliza atendimento de atenção farmacêutica, com verificação de glicemia e medição da pressão. Alunos e professores identificam quais medicamentos o paciente está fazendo uso e se estão sendo eficazes ou não. O atendimento acontece às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, de 8h e 11h, e às segundas-feiras e sextas-feiras, de 14h às 17h. Caso seja identificado alguma complicação o paciente é encaminhado para o próprio NAMI ou para outras instituições.  

O EPJ presta atendimento jurídico gratuito à comunidade, por meio do encaminhamento de processos e orientações de natureza legal.

Localizado no térreo do Bloco Z, no campus da Unifor, o atendimento ocorre por meio de senhas distribuídas para os horários de atendimento ou por agendamento pelo Serviço Social. O setor funciona de  segunda-feira a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 19h, e aos sábados, de 7h30 às 11h. Os telefones para contato são  3477.3332; 3155; 3317.

Oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Unidor, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus, a escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental. Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento.

A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, musicalização,piano, violino, sanfona, flauta transversal, coral, leitura e educação física. A divulgação para seleção de novos alunos é feita no portal da Universidade.

Promove a formação profissional de pessoas da comunidade e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. Anualmente são ofertadas 3 mil vagas.

As inscrições ocorrem periodicamente de forma presencial na Unifor em datas e horários previamente divulgados, até atingir o limite de vagas de cada curso. As fichas de cadastro são distribuídas observando a ordem de chegada e o limite de vagas ofertadas para cada curso.

Para participar, os interessados devem comprovar o Ensino Médio (cursando ou concluído), apresentar foto 3×4, CPF, R.G. e ter idade mínima de 16 anos. Mais informações: 3477 3420.

Destina-se ao cuidado ambulatorial interdisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica – TCAP e transtorno alimentar não especificado).

O programa atende aos usuários do SUS. Para ter acesso ao serviço, primeiramente, é agendada uma triagem com profissionais treinados e experientes nesta área temática. Caso seja detectado o transtorno alimentar, o paciente será admitido no programa e assistido por uma equipe interdisciplinar composta por extensionistas em Nutrição, Psicologia e Psiquiatria sob supervisão.

O atendimento nutricional é realizado no ambulatório de Nutrição do NAMI. O acompanhamento psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), também no NAMI.

O atendimento funciona às segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h.

Desenvolve projetos voluntários de responsabilidade social e ambiental em comunidades, e busca, principalmente, a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania.

Atende, atualmente, 35 projetos cadastrados que funcionam periodicamente a partir da demanda de alunos e professores. Oferecem serviços de conselhos de classe e sociedade, ensino jurídico e concretização de direitos, mediação e conciliação de conflitos, entre outros.