seg, 9 março 2026 10:52
Unifor participa de evento sobre segurança jurídica em São Paulo
Encontro marca o lançamento da Liga de Direito Tributário da PUC-SP e reúne alunos e especialistas para discutir a insegurança jurídica

A Liga Acadêmica de Direito Tributário da Universidade de Fortaleza (Latrib-Unifor) — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — participou, na última sexta-feira (6), do evento de lançamento da Finetax, liga de direito tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A programação tem o objetivo de discutir o tema “Insegurança jurídica no direito brasileiro”, e reúne estudantes, pesquisadores e profissionais para discutir desafios contemporâneos da área tributária.
Os alunos que integram da Latrib-Unifor participaram da programação acadêmica com a apresentação do artigo intitulado: “O Código de Defesa do Contribuinte sob análise crítica: limites e contradições da Lei Complementar nº 225/2026”, elaborado por diretores e membros da liga, sob a orientação dos professores Francisco das Chagas Sampaio Medina e Elisberg Bessa.
A apresentação foi realizada pelos próprios autores do trabalho, com a presença de outros membros da liga representando a Unifor. O encontro conta com os estudantes Deborah Albuquerque, Pedro Henrique Vale, Natália Marshall, Francisco Landsteiner, Yanna Moura e Levi Damasceno, integrantes da LATRIB.
A aluna Natália Marshall declarou que a proposta da Latrib é justamente mudar essa percepção, mostrando que o campo pode despertar grande interesse e oferecer aos alunos oportunidades de ampliar conhecimentos, desenvolver pensamento crítico e construir conexões além da universidade.
“Estar presente nesse momento inaugural demonstra o protagonismo acadêmico dos nossos alunos e reforça o compromisso da Universidade de Fortaleza com a formação científica de qualidade, com inserção nacional”, destaca o professor Francisco Medina.
Sobre a Finetax
O lançamento da FINETAX League marca a criação de uma iniciativa voltada à integração entre ensino, pesquisa, prática e desenvolvimento de carreira no campo do direito tributário. A proposta inclui núcleos de formação técnica, produção científica, mentorias, simulações práticas, workshops e atividades de desenvolvimento profissional.
A participação da Latrib-Unifor no encontro reforça o protagonismo dos estudantes da Universidade em espaços acadêmicos de alcance nacional, além de contribuir para o debate crítico sobre segurança jurídica no direito tributário brasileiro, aproximando graduação, pesquisa e prática profissional.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade, 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza, assim, fortalece a formação acadêmica e científica de seus estudantes, estimula o pensamento crítico sobre o sistema jurídico e promove a cooperação entre instituições de ensino, ampliando a produção de conhecimento e o debate qualificado em âmbito nacional.